Atps Org. e Metodologia do Ensino Fundamental
Por: Bellinha1986 • 1/5/2015 • Dissertação • 1.504 Palavras (7 Páginas) • 297 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA ANCHIETA
Curso: Pedagogia Turma: 5º A Matutino
Disciplina: Organização e Metodologia do Ensino Fundamental
Profª.: Ma. Marinês Lopes Fernandes Menegheti
Nomes: RA.:
Gislaine Batista de S. Bühler 1299891677
Isabel Leão da Silva 4200063252
Atividades Práticas Supervisionadas
São Bernardo do Campo
2014
Atividades Práticas Supervisionadas
Trabalho desenvolvido na disciplina Organização e Metodologia do Ensino Fundamental, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para avaliação parcial de Atividades Práticas Supervisionadas, sob orientação da professora Maria Marinês Lopes Fernandes Menegheti.
São Bernardo do Campo
2014
Um trabalho Integrado: Interdisciplinaridade
A interdisciplinaridade começou a fazer parte do cotidiano escolar a partir da Lei de Diretrizes e Bases Nº 5.692/71 e ganhou mais força com a atual LDB 9.394/96 e também com os Parâmetros Curriculares Nacional (PCN’s), desde então é algo visto não apenas na fala, mas também na prática de alguns professores.
Quando falamos em interdisciplinaridade surge uma série de questionamentos sobre o que é e como fazer, a verdade é que não é um bicho de sete cabeças, basta apenas conhecimento para que o trabalho seja realizado de maneira plena e com sucesso e aqui quando é mencionado o termo conhecimento há de se entender não apenas aquele professor que faz um curso atrás do outro, mas também e talvez primordialmente, o professor que busca conhecimentos de diferentes maneiras, como a leitura por exemplo.
Interdisciplinaridade é a junção de duas ou mais áreas do conhecimento em prol de um único objetivo que é adquirir e aprofundar o conhecimento, ela rompe a divisão as disciplinas e assim passa a dar significado ao conteúdo adotado pela escola.
Ao planejar uma aula o professor deverá levar em consideração o meio no qual seus alunos estão inseridos, uma vez que para a criança aquilo que é proposto deve ter significado para que não fique aleatório, aqui cabe ressaltar a importância dos pilares da educação que é parte integrante do relatório da UNESCO que foi coordenado por Jaques Delors onde o foco é o desenvolvimento das aprendizagens fundamentais que são: aprender a conhecer (conhecimento em múltiplas dimensões), aprender a fazer (o despertar da ousadia, considerar o erro parte do conhecimento), aprender a conviver (em um país plural este pilar é indispensável) e aprender a ser (autonomia).
Vale lembrar a importância de que uma aula interdisciplinar contenha esses quatro pilares para que haja êxito. As áreas do conhecimento devem estar atreladas de maneira que o aluno não consiga diferenciar uma disciplina da outra, pois todas conversam de maneira a se completarem, ou seja, as disciplinas conversam de maneira a parecer uma grande teia.
Diante do exposto, através da interdisciplinaridade os professores possibilitarão aos seus alunos uma aprendizagem eficaz na compreensão da realidade em sua complexidade, sendo assim, um trabalho integrado dá a criança um universo rico de possibilidades de aprendizagem, de modo que essa criança começa a ver a escola como um lugar prazeroso e em um ambiente prazeroso a aprendizagem ocorre de maneira natural e sem traumas.
Plano de Aula
CONHECENDO FORMAS DE PRESERVAÇÃO DA ÁGUA.
Objetivos
- Avançar sobre o funcionamento do sistema de escrita e da leitura;
- Possibilitar a linguagem oral;
- Realizar leituras de reportagens sobre a água;
- Ter acesso aos diversos tipos de material de pesquisas (livros, revistas, jornais e internet);
- Diferenciar os aspectos positivos e negativos sobre nosso sistema de esgoto e uso da agua;
- Conhecer o sistema de despoluição de nossas redes de saneamento;
- Conhecer de onde vem nossa água;
- Desenvolvimento de sentimentos positivos em relação a economia de água (respeito, proteção, valorização da natureza);
- Aguçar a curiosidade através de experiência;
- Estimular a criatividade e auxiliar seu desenvolvimento motor.
Conteúdos
- Ciências;
- Língua Portuguesa;
- Artes.
Público Alvo
2º ano do ensino fundamental.
Materiais necessários;
- Livros;
- Sala de leitura;
- Sala de vídeo e computadores;
- Jornais com reportagens sobre agua;
- Materiais como: caderno, lápis, lápis de cor, tinta, tesoura, cola e livros, cartolinas;
- Ônibus.
Desenvolvimento
1ª Etapa
Primeiramente e explicar para as crianças que vamos trabalhar durante nove aulas um tema muito importante que é a água, pois estamos vivendo um momento muito complicado em decorrência da baixa do nível da represa da Cantareira, analisar o fato de que em nossa cidade está acontecendo um racionamento e o porquê devemos ter mais cuidado com nosso bem maior que e a água do nosso planeta. Explicar:
- Os recursos naturais da água potável.
- A transformação da água potável e o quanto são lentos.
- O futuro do planeta que depende da água.
- A água é um empréstimo para nossa sobrevivência então vamos preservar.
2ª Etapa
Levar as crianças na sala de vídeo e mostrar a elas reportagens sobre a água em nosso planeta como ela chega a nossas casas e por onde a água passa.
Após os alunos terem assistido o vídeo pedir para que escrevam um texto sobre a água e sua importância.
3ª Etapa
Em uma roda de conversa solicitar que as crianças leiam o texto que produziram para então observar o que entenderam sobre o racionamento da água e como podemos fazer para não desperdiçá-la.
4ª Etapa
Após a descoberta de como água é tratada e como ela chega a nossos lares e o que precisamos fazer para economizar, organizar as crianças em duplas para que desenhem na cartolina a representação de rios poluídos e rios não poluídos. Estes desenhos farão parte da exposição que os alunos realizarão ao final deste plano.
...