Atps competencias profissionais
Por: kamila18 • 10/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.379 Palavras (10 Páginas) • 241 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
6º SEMESTRE
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS:
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
CLEIDE RITA CARNEIRO DA SILVA RA: 438270
MARIA DAS DORES G. PASSOS RA: 432495
LORENA DE MOURA SUDRÉ RA: 425694
LUZIÂNIA-GO
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
6º SEMESTRE
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS) apresentadas como requisito para aprovação da disciplina “Competências Profissionais”, sob orientação do professor-tutor à distância Maria Madalena Machado Nunes.
LUZIÂNIA-GO
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 02
1. ESCOLA MUNICIPAL X 03
1.1.A importância do elemento lúdico no processo de ensino e aprendizagem 03
1.2. O papel do professor na prática pedagógica 03
1.3. A importância da gestão das classes vistas à aprendizagem 04
1.4. O uso de jogos e brinquedos na construção da aprendizagem 05
2. PROJETO DE ENSINO PARA LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO LÚDICA. 05
2.1. Projeto de Ensino aprendizagem 05
2.2. Justificativa 06
3. OBJETIVOS 06
3.1 Conteúdos de ensino 06
4. PROCEDIMENTOS DE ENSINO 06
4.1. Recursos de Ensino 07
4.2. Avaliação 07
4.3. Recursos Materiais 07
CONSIDERAÇÕES FINAIS 09
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 10
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como princípio mostrar a importância de se trabalhar o lúdico na esfera escolar. Por se tratar de um método eficaz, a ludicidade é tida como uma ferramenta fundamental no processo de ensino e aprendizagem por ser considerada uma forma da criança externar seus sentimentos, suas representações a cerca da realidade vivida.
É papel de o professor mediar todos os momentos de aprendizagem, buscando através do lúdico tornar a prática pedagógica mais estimulante e prazerosa. O lúdico é um método que pode ser trabalhado de várias formas, seja uma atividade, seja um projeto.
O objetivo deste trabalho é mostrar o desenvolvimento de um projeto de ensino para letramento e alfabetização pautada na Educação Lúdica, bem como fortalecer a importância de trabalhar com projetos em sala de aula, criando estratégias para desenvolver nos alunos o interesse pela leitura desde as séries iniciais.
- ESCOLA MUNICIPAL X
A Escola Municipal X é uma escola pública, possui turmas de 1º ao 5º ano Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos EJA. O funcionamento da unidade de ensino esta subdividida em três turnos, matutino, vespertino e noturno. A sua estrutura física é ampla e atende todos seus alunos.
- A importância do elemento lúdico no processo de ensino e aprendizagem
De acordo com a educadora especialista em pedagogia de projetos Patrícia Lopes da Fonte, ao se falar em alfabetização, o que deve vir à mente são os três eixos que a norteiam a oralidade, a escrita e a leitura. Para se realizar um trabalho significativo e prazeroso, é essencial que ele seja lúdico, já que os jogos e brincadeiras não são meros passatempos divertidos e tem papel fundamental no desenvolvimento da criança. Brincando a criança desenvolve três pilares fundamentais que lhe garantira um desenvolvimento sadio: opisco, o motor e o cognitivo.
O mundo das letras por meios de brincadeiras como introduzir o lúdico em atividades na alfabetização para alguns educadores é aplicar atividades para alfabetizar as crianças sem esquecer que o brincar faz parte do seu mundo.
O brincar é uma ferramenta que possibilita a participação prazerosa das crianças e, quando bem planejadas, executadas, observadas e registradas essas observações, auxiliam na avaliação real e contribui na aprendizagem dos pequenos. Essa é a forma como a pedagoga, especialista em alfabetização, formadora e professora Rose Amaral de Paiva enxerga o brincar na educação. Para ela, a criança quando brincam expressa melhor seus sentimentos, competências, habilidades e aprende mais. Dessa forma, ela aconselha que todo professor explore bem as brincadeiras no ambiente escolar, pois quando bem aplicadas, favorecem um bom ensino-aprendizagem.
- O papel do professor na prática pedagógica
Com objetivo de auxiliar aos educadores da área, surgiu um plano de trabalho que priorize momentos prazerosos com a intenção de alfabetizar e letrar as crianças de maneira bem lúdica. Muitos profissionais da área educacional utilizam a ludicidade como recurso pedagógico, pois a utilização de recursos lúdicos como jogos e brincadeiras, auxilia a transposição dos conteúdos para o mundo do educando. Neste sentido, a ludicidade como elemento da educação, também é possível demonstrar a evolução humana com base em suas interações sociais, culturais, e motoras, pois o homem sempre teve em seu repertorio as linguagens do brincar. Entre outras questões que mobilizam os educadores, encontra-se a organização de propostas para formação profissional fundadas na estreita articulação entre a teoria e a prática. Assim os professores não têm poupado esforços para buscar metodologias que sejam significativas e atendam aos interesses e as necessidades não apenas de seus alunos, mas também de todos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, estudos revelam que desde há muito, ocorrem problemas na formação desses professores, no sentido de identificar a relação dialética existente entre os aspectos acadêmicos que possibilitam uma relação de interação entre a prática que cada professor desenvolver baseando-se na realidade educacional em que for atuar e a teoria, que se funda na concepção de educação, de criança e de sociedade da própria instituição educacional.
...