Atps de artes
Por: lucimarlmmv • 11/10/2015 • Trabalho acadêmico • 4.103 Palavras (17 Páginas) • 198 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO
NOME: Luciene Reis de Souza RA: 5319986255
NOME: Heloísa Aparecida RA: 6396247424
NOME: Célia Cruz de Sousa RA: 4301785049
NOME: Cristiane Pereira dos Santos RA: 4925919298
NOME: Giovana Alexandre Pio da Silva RA: 6396247464
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Arte, Criatividade e Recreação”, sob orientação do professor-tutor a distância Rerison Rodrigues de Oliveira.
Anápolis - GO
2014
SUMÁRIO
- Memórias escolares relacionadas...............................................................01
- Reflexões sobre relatos de vivência do grupo...........................................06
- Qual o papel da arte na educação contemporânea?..................................07
- Habilidades fundamentais a serem desenvolvidas na
expressividade ...artística.............................................................................09
- Plano de aula - educação infantil.................................................................10
- A importância da apreciação artística e do trabalho com obras de arte para o desenvolvimento da criatividade e da sensibilidade infantil.........13
- Relatório final.................................................................................................14
- Referências bibliográficas............................................................................15
TEMPOS DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA NA ESCOLA
- MEMÓRIAS ESCOLARES RELACIONADAS
- Relato da aluna Luciene Reis de Souza
[pic 1]
Imagem 01- arte com tinta- Fonte Google
Guardo lembranças ótimas do meu tempo de escola na minha infância. A arte contribuiu muito no meu processo de aprendizagem, ao fazer o resgate de memórias que as brincadeiras de faz- de- conta, regras, jogos, construções, fizeram parte da minha infância, sinto um enorme prazer em criar e reviver novamente.
Meus pais não tiveram condições de pagar pré-escola, iniciei a antiga 1º série aos sete anos de idade, fiz desenhos com gravetos na terra, riscos com giz e até com carvão no chão de cimento, onde realizávamos desenhos, brincávamos de amarelinha, quando na escola já obtinha uma boa coordenação motora utilizando lápis de cor, canetinhas, giz de cera e pintura guache, sempre me saia muito bem nas minhas aulas de artes.
- Relato da aluna Célia Cruz[pic 2]
Imagem 02 - trabalho com tampas de garrafas pet - Fonte Google
Quando eu era criança aprendi a representar desenhos que a professora já entregava pronto, as cores eram pré-definidas, para não pintar diferente do esperado pela professora. Nem sempre era estimulada a criatividade. Naquele tempo o material usado para cobrir desenhos era o feijão, milho, arroz, etc. A arte é de uma suma importância na vida escolar, há quem não pense da mesma forma, mas no meu caso ela me ajudou muito para que eu desenvolvesse o gosto pelo artesanato.
Através da arte consegui desenvolver a minha tendência artística, hoje até me dedico ao artesanato, tanto como uma terapia ocupacional, tanto como um fim lucrativo, através de pinturas em panos de prato, crochê, ponto cruz entre outros.
- Relato da aluna Giovana Pio
[pic 3]
Imagem 03 - trabalhos com material reciclável - Fonte Google
Tive um ótimo contato com a arte desde cedo, principalmente confeccionado roupinhas e sapatinhos para as minhas bonecas, hoje ampliei esta arte como uma profissão para minha vida pessoal. Mas foi na escola que tive a maior oportunidade de viver o mundo mágico da arte. A infinidade de materiais como papéis, tinta, giz de cera, tesoura, cola, massinha de modelar me permitia criar várias coisas da minha imaginação, como casinhas, bichinhos, árvores entre tantas outras coisas.
- Relato da aluna Cristiane santos
[pic 4]
Imagem 04-trabalho musical - Fonte Google
Eu lembro de que minha professora ensinava os alunos vários trabalhos de artesanato em madeira e objetos de barro, como vasos, estátuas, etc. Utilizamos muita sucata para fazer alguns brinquedos folclóricos e sempre que concluíamos os trabalhos era feito uma exposição pra os pais e a comunidade. Tive professores muito dedicados, fazíamos diversos tipos de trabalho artístico na escola, trabalhávamos com as cores primárias e secundárias, também tínhamos o trabalho com música o que alegrava a aula.
Todo ano era realizado desfile de sete de setembro, data muito esperada por todos, onde cada um podia representar alguma coisa.
Esse tipo de arte é uma forma de desenvolver a criatividade e até de descobrir talentos de futuros artistas.
- Relato da aluna Heloísa
[pic 5]
Imagem 05 - arte corporal - Fonte Google
Refletindo sobre minha vida escolar pude retratar minha a valorização da cultura onde eram aplicadas danças culturais, festa junina, festa da primavera, festa do estudante, apresentação com músicas, teatros, entre outros eventos. Era tudo levado muito a sério, era tudo muito aprimorado e ensaiado. Hoje posso inserir parte disso nas minhas aulas estimulando meus alunos, apesar de muito pequenos a terem gosto pela Arte.
...