Atps psicologia
Por: LarissaMariano28 • 1/6/2016 • Projeto de pesquisa • 4.221 Palavras (17 Páginas) • 294 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
PORTIFÓLIO VIRTUAL
ARIANE FERNANDA A. G. JORGE RA: 2371472226
MARILZA COSTA TORRES RA: 2372474214
NADJANA DINIZ FREITAS RA: 3333539803
ROSIVANI AUGUSTO VASCONI RA: 3336543034
VANESSA APARECIDA MARIANO RA:2330438904
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Aprendizagem”, sob orientação do professor-tutor a distância Ana Paula Barramansa
BAURU
2012
SUMÁRIO
Apresentação .....................................................................................................2
Educar Brincando e se Alimentando ..............................................................3
Contribuições da Psicologia para a Educação................................................6
Tabela: Aspectos Significativos das Teorias da Psicologia............................9
Fatores que interferem no Desenvolvimento dos Seres Humanos................12
Contribuições do jogo na Educação................................................................14
Considerações Finais........................................................................................21
Referências Bibliográficas...............................................................................22
APRESENTAÇÃO
Começamos apresentando a questão da importância da Psicologia para a Padagogia, mostrando as contribuições da Psicologia no ato de educar, ou seja, na educação.
Conceituamos os aspectos da Psicologia nas: Teoria Verbal Significativa, Teoria Genética da Aprendizagem, Teoria Sócio Cultural.
Procuramos mostrar um fator que interfere no desenvolvimento dos seres humanos, principalmente na infância, com a falta de alimentação adequada.
Trabalhos o jogo como método de educação, como avaliar uma criança brincando, também foram desenvolvidos jogos educacionas, para que brincando as crianças conheçam a educação.
Educar Brincando e se Alimentando
Qual importância da Psicologia para a pedagogia?
A Psicologia nos ajuda a entender o comportamento humano, a respeitar as diferenças, como intervir pedagógicamente para que haja um aprendizado.
Partindo do geral percebemos que a importância da psicologia na educação possibilita a criança a apreender, planejar, direcionar e avaliar as suas ações. Ao longo desse processo, ela comete alguns erros, reflete sobre eles e enfrenta a possibilidade de corrigi-los. Experimentam alegrias, tristezas, períodos de ansiedade e de calma. Trata de buscar consolo em seus semelhantes. Não concebe a vida em isolamento. Tal entendimento fundamenta e justifica a preocupação em pensar e promover o repensar das práticas pedagógicas instituídas, como sendo uma condição necessária para que essas práticas se façam de um modo mais ético, mais eficaz e eficiente, cumprindo assim a função de socialização.
A importância da Psicologia no processo ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem e participam definidos como âmbitos educativos.
Assim a psicologia da aprendizagem, aplica à educação e ao ensino, busca mostrar como, através da interação entre professor e alunos, entre os alunos, é possível a aquisição do saber e da cultura acumulados.
O papel do professor nesse processo é fundamental. Ele procura estruturar condições para a ocorrência de interações professor-alunos-objeto de estudo, que levam à apropriação do conhecimento. De maneira geral, portanto, essa visão de aprendizagem reconhece tanto a natureza social da aquisição do conhecimento como o papel preponderante que nela tem o adulto. Estas considerações, em conjunto, têm sérias implicações para a educação: procede-se, na aprendizagem, do social para o individual, através de sucessivos estágios de internalização, com o auxilio de adultos ou de companheiros mais experientes.
O outro pressuposto e a psicologia da aprendizagem, onde esta é o processo através do qual a criança se própria ativamente do conteúdo da experiência humana, daquilo que o seu grupo social conhece.
Psicologia e Pedagogia caminham juntas
A psicologia encontra-se, como uma das disciplinas que precisa ajudar o professor a desenvolver conhecimento e habilidades, além de competências, atitudes e valores que o possibilite ir construindo seus saberes-fazeres docentes, apartir das necessidades e desafios que o ensino, como prático social, lhes coloca no cotidiano. Dessa forma, poderá contribuir para que o professor desenvolva a capacidade de investigar a própria atividade, para, apartir dela, construir e transformar os seus saberes-fazeres docentes, num processo contínuo de construção de sua identidade como professor.
Ao transmitir o conhecimento para os alunos o professor desempenhará também a função de formador da personalidade de seus alunos no processo ensino-aprendizagem, pois o aluno por sua vez é um sujeito ativo de seu processo de formação e desenvolvimento intelectual, afetivo e social; e o professor tem o papel de mediador do processo de formação do aluno; a mediação própria do trabalho do professor é favorecer/propiciar a inter-relação (encontro/confronto) entre sujeito (aluno) e o objeto de seu conhecimento (conteúdo escolar); nessa mediação, o saber do aluno é uma dimensão importante do seu processo de conhecimento (processo de ensino-aprendizagem).
...