TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atpsleitura e produção de texto

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.791 Palavras (8 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 8

                                        UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CURSO DE PEDAGOGIA

Leitura e produção de textos

 Jozélia Laurindo de Souza / RA:5560126363

Maria Lúcia da Silva Pinto / RA: 5304951185

Roseli Cristina D.P Soares /RA:5320968808

[pic 1]

[pic 2]

BAURU/SP

Outubro/2015


Sumário

Introdução        

Leitura e produção de textos        4

  • Concepção de Leitura
  • Estratégias de Leitura
  • Leitura e a produção de sentido

Generos textuais        5

Gêneros Textuais ou Discursivo Presentes na Revista Época        5

  • Elementos coesivos        6
  • Construção de textos        6

A nova ortografia da Língua Portuguesa        7

Considerações finais        8

Referências bibliográficas        9


Introdução


Leitura e Produção de textos

A sociedade é bem diversificada, e nessa diversidade de gente é possível encontrar variação de gostos literários, isso se aplica à escrita e leitura. O fato de ler e escrever abre portas da imaginação da pessoa e isso é essencial do desenvolvimento dela, principalmente na fase infantil, porque é de criança que se desenvolve a linha de raciocínio e entendimento, o que é muito importante, pois cada pessoa tem um modo diferente de se expressar e isso vem do modo como ele aprende a ler e escrever. Cada pessoa se identifica com um tipo de gênero textual, e essa familiarização vem de acordo com o que ela se sente bem e mais a vontade para aprender a se expressar. Se não houvesse isso não teria hoje gostos diferenciados e vários interesses a literatura.

Para a produção de um bom texto é necessário 3 pontos importantes:

Concepção de Leitura: Ter uma concepção de leitura é procurar ler, melhor, se interessar em adquirir a vontade de começar e manter o habito de ler quaisquer assuntos, principalmente quando se é criança e jovens, e a escola é a principal responsável na cultivação desse interesse.

Estratégias de Leitura: Essa estratégia vem dos leitores, eles usam meios diferentes para poder gravar informações lidas para facilitar o entendimento de quem lê. Cada pessoa uma um procedimento diferente, mas Duke e Pearson (2002) identificaram seis tipos de estratégias de leitura que são comuns de mais usados pelas pessoas normalmente são eles: predição (prever fatos ou conteúdos do texto), pensar em voz alta, estrutura do texto, representação visual do texto, resumo e questionamento.

Leitura e a produção de sentido: A leitura de uma história promove a imaginação, pois ao ler automaticamente o leitor imagina a cena, personagens de acordo. Supondo que a historia seja um HQ, ao ler o balão o leitor não tem que imaginar uma possível cena, pois ela já vai estar transcrita na obra, porém o desenho tem que ser de acordo com o que ele lê, assim terá sentido o que ele esta lendo e vendo.

O artigo Leitura na escola mostra a importância da leitura e os diferentes gêneros da leitura para os diferentes gostos literários. Porém os aparelhos eletrônicos como, por exemplo, a TV e internet competem com os livros, pois as pessoas querem as informações mais rápidas e com facilidade. Assim elas esquecem como é bom ler e promover a imaginação. Mas é possível notar ainda no artigo que ainda existem formas muito eficazes que incentiva a leitura de um bom livro, um método muito eficaz é o jornal, pois ainda tem amantes da leitura de um bom jornal logo de manha e nisso é possível indicar livros para estes, assim é possível manter, em alguns, o prazer de ler e alguns gêneros para se explorar são:

Gêneros textuais

A Carta Argumentativa/ A carta pessoal/A entrevista - Um gênero basicamente oral/ A notícia -Um gênero textual de cunho jornalístico/A reportagem e seus aspectos relevantes/A resenha crítica - Um gênero do âmbito jornalístico/Abaixo-assinado - Um gênero textual reivindicativo/Anúncio classificado/Artigo de opinião/Biografia/Campanha comunitária/Carta aberta/Carta do leitor/Cartas de reclamação e de solicitação/Diário de ficção/Diário: Um gênero discursivo/O anúncio publicitário - Uma análise linguística/O blog - comunicando e interagindo/O cartaz - Um gênero textual Informativo/O debate - Uma modalidade essencialmente argumentativa/O e-mail - Um gênero textual do meio eletrônico/O editorial - Uma modalidade que circunda no cotidiano jornalístico/O esquema e o resumo - fortes aliados diante da compreensão textual/O manifesto - Um gênero que visa ao exercício da cidadania/O relato pessoal/O relatório/Painel/Partes constituintes dos textos jornalísticos/Resenha/Seminário/Texto Prescritivo e Texto Injuntivo/Verossimilhança

Gêneros Textuais ou Discursivo Presentes na Revista Época

Dentro da revista podemos encontrar variados gêneros textuais como entrevista, anúncios publicitário, editoriais, reportagem, classificados, entre outros.

Um dos textos da revista é:

Mais de 3 milhões de embalagens do medicamento Tylenol  líquido, cujo princípio ativo é a substância paracetamol, terão que ser recolhidas do mercado. De acordo com nota divulgada pelo Ministério da Justiça nesta quarta-feira (22), as embalagens apresentam problemas no gotejador. A campanha de recall começa na segunda-feira (27) e abrange as embalagens de 200 mg/ml de Tylenol fabricado entre dezembro de 2011 e novembro de 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (210.3 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com