Autismo no Espaço Escolar
Por: Bruna Souza • 16/9/2019 • Resenha • 448 Palavras (2 Páginas) • 176 Visualizações
CURSO DE PEDAGOGIA[pic 1]
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO INCLUSIVA
4º PERÍODO – NOTURNO
PROFESSORA: TAMARA JULIANA PEREIRA ANDRADE
NOME: BRUNA CAROLINA VIEIRA DE SOUZA
CONSTRUINDO UMA ESCOLA INCLUSIVA
O objetivo da aula de hoje foi oportunizar uma reflexão crítica sobre o processo de construção de uma escola inclusiva e suas questões éticas, políticas e educacionais bem como a ação do professor vivenciada nas escolas da rede regular de ensino.
Ao lermos o texto de Maria Teresa Eglér Mantoan somos instigados a repensar a Inclusão Escolar de forma diferenciada de todas aquelas vistas até o momento. Longe dos paradigmas e buscando uma educação de qualidade para todos, os preceitos que cita no decorrer do texto nos leva a refletir sobre uma nova postura de professor, uma readequação da visão de conteúdo como meio e não como fim, reorganização da instituição como um todo e a recriação de um modelo educativo de inclusão para todos.
Diante as discussões realizadas em sala em relação ao filme e ao texto trabalhado destaque algumas das ideias de Mantoan e faça uma reflexão crítica em relação a realidade presente. Argumente de forma clara sobre a possibilidade de construir uma escola inclusiva diante os ideais apresentadas. Você acredita que é possível? Como? O que é necessário?
Você poderá utilizar outros autores para embasar seu registro se achar necessário.
Segundo Mantoan, para a escola se tornar um espaço de acolhimento e formação de alunos e a se tornar inclusiva, a instituição de fazer com que os discentes se sintam bem. Como ocorre no filme que foi passado em sala, que o diretor da escola acolhe os alunos e seus pais, conversando com os mesmos e fazendo eles se sentirem acolhidos e seguros de estarem naquele local.
A inclusão não ocorre no ato da matrícula, ela acontece quando o indivíduo é acolhido pelos membros da instituição, ou seja, a inclusão se deriva de sistemas que não sofrem recortes dentro das escolas nas modalidades regulares e especiais.
Com base nisso, entendo que a escola inclusiva é algo que está distante de acontecer, pois à instituição precisa oferecer cursos de capacitações e especialização para sua equipe pedagógica, oferecer assistência a seus alunos e familiares dos mesmos promovendo alguns eventos. A instituição precisa conhecer cada aluno, respeitar suas potencialidades e necessidades, para que quando ocorra algo, possam responder com qualidade pedagógica.
Então, para que a instituição se torne inclusiva precisaria contar com a atuação consciente e responsável de todos que participam e permeiam o ambiente educacional: gestores, professores e membros da família, ou seja, a escola inclusiva é algo que no momento só acontece em nossas cabeças, ainda é algo distante de se tornar uma realidade por não ter tanto apoio das pessoas.
...