Autonomia escolar
Por: vanessaferreira3 • 1/6/2015 • Trabalho acadêmico • 472 Palavras (2 Páginas) • 307 Visualizações
PEDAGOGIA
Organização e Metodologia do Ensino Fundamental
Autonomia da Escola e Participação
Autonomia Escolar
A autonomia esta presente constantemente no nosso dia-a-dia, podendo ser nossa autonomia própria ou imposta, toda autonomia possui regras, limites, metas e objetivos que devem ser seguidos e alcançados.
Todas as escolas criam e apresentam seu próprio Projeto Político Pedagógico, porém, elas devem seguir sempre as condições e limites que são impostos pelo sistema (Constituição e LDB). Mesmo sendo esse sistema muito centralizado, as escolas caminham cada vez mais em busca da sua própria identidade, sem deixar de manter o que o sistema lhe impôs.
Um exemplo de autonomia em uma escola é a forma de como ela se organiza e se prepara para a realização de seus projetos e objetivos, essa organização e planejamento envolve tanto o material pedagógico, como também a posição, função e autonomia de cada funcionário, apresentação de projetos que envolve as necessidades, as carências culturais e educacionais da comunidade que atende, pois, uma vez que a escola obteve sua própria autonomia, a mesma se torna responsável pelos programas oferecidos a população.
Para que tudo isso seja realizado é extremamente necessário um tratamento contínuo que seja composto por muita união, capacidade de organização e planejamento. Toda e qualquer proposta pedagógica depende de medidas administrativas e um processo de autoconstrução que respeite o pensamento e ideias de todos os envolvidos (Direção, coordenação, professores, alunos, pais, conselhos, comunidade), ou seja de todo o corpo docente.
A constante participação de todos os membros envolvidos na escola é de suma importância para que os projetos pedagógicos apresentados sejam construídos, aprovados e realizados com sucesso.
Todo diretor deve estar ciente de que uma melhor interação com a comunidade pode favorecer muito no desenvolvimento do projeto proposto, o que possibilita um crescimento e desenvolvimento maior para todos os envolvidos, destacando aquela escola e comunidade na educação. Um fato importante e que auxilia muito em tudo isso que citamos anteriormente foi a criação dos conselhos de classe que tem como objetivo auxiliar nos processos avaliativos para que sejam tomadas as decisões cabíveis para as questões a serem resolvidas, esses conselhos contam com a participação de alunos e pais o que também é importante para que as informações e ideias sejam transmitidas de maneira transparente e criativa.
Todas as escolas tem o objetivo de crescer e se desenvolver com sua comunidade, mas para que isso aconteça não depende somente de seus gestores atuais e sim de uma maior participação dos órgãos competentes (Poder público), melhorias na infraestrutura da escola, inclusão dos alunos em cursos profissionalizantes, capacitação dos professores em cursos e palestras que visam melhorar o seu profissionalismo, salários mais adequados aos educadores.
Não basta o Poder Público saber das necessidades na área da educação é necessário começar agir para que o nosso país cresça e se desenvolva com a nossa sociedade.
...