Avaliar para conhecer, examinar para excluir
Por: DAINETE HORÁCIO TOMÁS • 20/9/2019 • Trabalho acadêmico • 3.084 Palavras (13 Páginas) • 247 Visualizações
Adnan Rodrigues Caetano CardosoBelto Carlos Muadeia Chaquilete Justino João Ambasse Clemente Bobone Aindamais Dainete Horácio Tomás NelitoMiseque Moisés Gemusse 5° Grupo Avaliação Do Processo De Ensino E Aprendizagem = Avaliar Para Conhecer, Examinar Para Excluir = Universidade PedagógicaDelegação de QuelimaneEaD – Mocuba 2018Adnan Rodrigues Caetano CardosoBelto Carlos Muadeia Chaquilete Justino João Ambasse Clemente Bobone Aindamais Dainete Horácio Tomás NelitoMiseque Moisés Gemusse 5° Grupo Licenciatura em Ensino Básico5º Ano/turma AAvaliação Do Processo De Ensino E Aprendizagem = Avaliar Para Conhecer, Examinar Para Excluir = Trabalho de carácter avaliativoA ser apresentado na cadeira deEstágio Pedagógico em Ensino BásicoDocente: Dra. Marlene Vanessa M. JamalUniversidade PedagógicaDelegação de QuelimaneEaD 2018 |
Indice
Lista de Abreviaturas iv
1.Introdução 5
1.1.Objectivo Geral 5
1.2.Objectivo Específico 5
1.3.Metodologias 5
2. Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem 6
2.1.Objectivos de avaliação 7
2.2. Tipos de Avaliação 7
2.3. Etapas de Avaliação 9
2.4.Técnicas e Instrumentos de Avaliação 9
2.5.Avaliar Para Conhecer, Examinar Para Excluir 10
3.Conclusão 14
4.Bibliografia 15
Lista de Abreviaturas
INDE – Instituto Nacional do Desenvolvimento da Educação
MINED – Ministério da Educação
NEE – Necessidades Educativas Especiais
PEA – Processo de Ensino e Aprendizagem
PEP – Programa de Ensino Primário
1.Introdução
Em todas as actividades humanas há necessidade que se verifique o nível da sua execução e se principalmente se está no caminho certo para se atingir os objectivos predefinidos para tais actividades. A educação assim como no processo de ensino e aprendizagem, há necessidade de se verificar se o que é feito está de acordo com os objectivos que se quer atingir e principalmente se o que foi feito e como foi feito possibilitou ao alcance dos objectivos proposto, e se não, procurar-se novas estratégias para o alcance de tais objectivos. No entanto, neste presente trabalho abordar-se-á sobre a avaliação, que é uma actividade muito importante no PEA, e reflectir sobre a questão de avaliar para conhecer, examinar para excluir.
1.1.Objectivo Geral
- Compreender a avaliação do processo de ensino e aprendizagem.
1.2.Objectivo Específico
- Identificar os objectivos da avaliação do processo de ensino e aprendizagem;
- Distinguir os tipos de avaliação;
- Nomear as etapas da avaliação;
- Discutir em torno da questão: avaliar para conhecer, examinar para excluir.
1.3.Metodologias
O presente trabalho é de natureza de pesquisa. Todos conteúdos foram obtidos com auxílio de consultas bibliográficas. O trabalho foi realizado em grupo de seis (6) elementos, o grupo em particular, buscou informações em fontes diversificadas na qual foram feitas várias discussões dos conteúdos encontrados, que no final culminou com a síntese final de todos os conteúdos abordados para a realização do presente trabalho, com vista a alcançar os objectivos previamente destacados pelo grupo.
2. Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem
Segundo o PEP (2015, pag. 5) a avaliação “é o meio que permite verificar se os resultados das actividades desenvolvidas pelos alunos correspondem às competências preconizadas no Programa de Ensino”.
Sendo assim, a avaliação é um instrumento usado para acompanhar o processo de ensino e aprendizagem com base no que se está estabelecido no programa de ensino.
Segundo CLAUDINO PILETTE a “ Avaliação é um processo contínuo de pesquisa que visa interpretar os conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos, tendo em vista mudanças esperadas no comportamento, propostas nos objectivos, afim de que haja condições de decidir sobre alternativas do planejamento do trabalho do professor, e da escola como um todo”.
Ainda o mesmo autor, com base na definição acima conclui que:
- A avaliação não é um fim mas um meio na medida em que se pode verificar a partir dela o nível de cumprimento dos objectivos pré estabelecidos e também identificar os alunos que necessitam de atenção e propor novos métodos para sanar as dificuldades encontradas nos alunos.
- O próprio aluno precisa perceber que a avaliação é apenas um meio. Por tanto cabe ao professor explicar os objectivos da avaliação e analisar junto com os alunos o seu resultado.
- A avaliação sendo um processo contínuo, não é algo que termine num determinado momento, embora possa ser estabelecido um tempo para realiza-la.
A avaliação não é dirigida apenas para o aluno pois ela serve de “termómetro” para medir a actuação do professor sobre os alunos e o que causou esta actuação nos alunos, ou seja, se a actuação do professor trouxe mudança no comportamento dos alunos. Caso não, procurar-se novas metodologias para o alcance dos objectivos.
A avaliação está vinculada com o processo de ensino e aprendizagem, ela é vista como instrumento de orientação e reorientação do processo de ensino aprendizagem ou das práticas pedagógicas.
...