Avaliação no Ensino Remoto
Por: Lara Fernanda • 23/11/2021 • Dissertação • 424 Palavras (2 Páginas) • 157 Visualizações
[pic 1]
Nome Completo: LARA FERNANDA DA SILVA GONCALVES | RGM: 23041188 |
Instituição: CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL – POLO UBERABA | Data: 23/11/2021 |
Curso: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL | |
Disciplina: ESTAGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: ESPAÇOS FORMAIS I |
Atenção: Consulte o arquivo de orientações para ler a proposta desta atividade. O texto deve ter de 25 a 30 linhas.
A necessidade de ensino remoto durante a pandemia exigiu muito trabalho e adaptação na unidade escolar. As escolas precisaram buscar formas de fazer funcionar o ensino. E resolveram trabalhar com o ensino remoto que é raramente usado na educação básica. Foi preciso correr atrás de equipamentos, salas de aula virtuais e aprendizado para os professores lidarem com as aulas à distância. Além de adaptar o plano pedagógico e o calendário escolar, tudo para atender a essa nova realidade.
No entanto, não é tão simples assim. Muitas famílias questionam sobre o aprendizado, sobre as dificuldades, e sobre a eficiência. A dúvida sobre a eficiência das aulas e o desenvolvimento dos alunos durante o ano não é novidade. No sistema tradicional o objetivo é analisar o quanto foi aprendido pelos alunos sobre os assuntos e temas ensinados nas aulas. O problema é que, dentro do ensino remoto, ainda não é muito claro como pode avaliar o aprendizado que os alunos tiveram durante o período das aulas a distância.
A avaliação no ensino remoto se tornou um problema, por que em muitas escolas se pratica o que é chamado de prova ou exame, para saber o desempenho do aluno por bimestre, e que é um método que se classifica como aprovação ou reprovação.
Avaliar no ensino remoto é pensar na avaliação da aprendizagem como uma avaliação do aproveitamento escolar, a contagem de acertos e erros é transformada em uma nota ou conceito. É valido registrar a interações dos alunos com os professores, os progressos individuais na realização das tarefas e no manuseio das ferramentas digitais, qualquer manifestação dos alunos é valida nesse momento. Outra forma de avaliação no ensino remoto é a auto avaliação, ela pode ser feita oralmente por meio de chamadas de vídeo, ou de forma escrita e entregue ao professor. O aluno fazendo a auto avaliação permite a tomada de decisão para uma transformação positiva em busca do aperfeiçoamento pessoal e educacional, além de valorizar o estudante na sua própria reflexão sobre o que o mesmo aprendeu.
A intenção nesse momento é manter os alunos ativos buscando sempre a autonomia e o conhecimento nas atividades educativas. É interessante que os professores e os alunos estejam interessados igualmente, na aprendizagem e na construção do conhecimento.
REFERENCIAS
https://www.sponte.com.br/como-avaliar-a-aprendizagem-no-ensino-remoto/
https://www.clipescola.com/avaliacao-no-ensino-remoto/
...