TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRINQUEDOS RECICLADOS

Por:   •  15/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.071 Palavras (9 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 9

Brinquedos com materiais recicláveis

[pic 1]

Dominó

Materiais necessários:

  • 14caixas de leite vazias e limpas;
  • Papel Kraft;
  • Fita adesiva larga para plastificar;
  • Círculos feitos de EVA.
  • Cola
  • Tesoura

Como fazer:

  • Lavar as caixas de leite.
  • Recorte as laterais da caixa de leite, empacar com papel Kraft, colar as letras, números, desenhos figuras geométricas ou bolinhas coloridas, encaparnovamente com fita crepe para impermeabilizar.

[pic 2]

Objetivos:

  • Estimular a atenção, concentração e a capacidade de análise.
  • Reconhecer e identificar os números e quantidades representadas por eles e associar os números às quantidades correspondentes.

Regras:

  • O jogo pode ser jogado em duplas ou individualmente com até quatro jogadores ou quatro duplas.
  • As peças são "embaralhadas" na mesa, e cada jogador pega 7 peças para jogar. O jogador que começa a partida é o que tem a peça 6-6. Ele inicia a partida colocando esta peça no centro da mesa. A partir daí, joga-se no sentido anti-horário. Cada jogador deve tentar encaixar alguma peça sua nas peças que estão na extremidade do jogo, uma por vez. Quando um jogador consegue encaixar uma peça, a vez é passada para o próximo jogador. Caso o jogador não tenha nenhuma peça que encaixe em qualquer lado, ele deve passar a vez, sem jogar peça nenhuma. A partida pode terminar em duas circunstâncias: quando um jogador consegue bater o jogo, ou quando o jogo fica trancado. O primeiro jogador desta vez será o jogador à direita do primeiro jogador do jogo anterior

Contagem:

  • Caso algum jogador tenha batido o jogo, sua dupla leva todos os pontos das peças que estão nas mãos dos adversários. Caso o jogo fique trancado, contam-se todos os pontos conseguidos por cada dupla. A dupla que possuir menos pontos é a vencedora, e leva todos os pontos da dupla adversária. Caso haja um empate nesta contagem de pontos, a dupla que trancou o jogo perde, e a dupla vencedora leva todos os pontos desta dupla. Os pontos da dupla vencedora são acumulados, e o jogo termina quando uma das duplas atinge a marca de 50 pontos. Obs.: se estiver jogando individualmente esta regra será a mesma.

Objetivos:

  • Estimular a atenção, concentração e a capacidade de análise.
  • Reconhecer e identificar os números e quantidades representadas por eles e associar os números às quantidades correspondentes.

-------------------------- // ------------------------- // ------------------------------- // --------------------

Bilboquê

Materiais necessários:

  • Garrafa pet;
  • Barbante;
  • 1 tampinhas de garrafa pet

Como fazer:

  • Corte a garrafa PET na altura do gargalo, lembrando uma tacinha;
  • Corte cerca de 30 cm de barbante;
  • Amarre uma ponta de barbante na tampinha de refrigerante e amarre a outra ponta na ponta da garrafa PET;
  • Enfeite o bilboquê com os materiais que você quiser;

[pic 3]

Regras:

  • Agora é só jogar e brincar, tentando colocar a tampinha dentro da garrafa sem usar as mãos.

Objetivos:

  • Trabalhar a coordenação motora, concentração.

-------------------------- // ------------------------- // ------------------------------- // ---------------------

Boliche/ Jogo de argolas

Materiais necessários:

Observação: os jogos de boliche e argolas podem ser jogados com as mesmas garrafas apenas trocando a bola pelas argolas.

  • Garrafa pet grande ou pequena;
  • Retalhos de papel crepom.
  • 1 bola feita com o fundo de 2 garrafas.
  • Argolas feitas de jornal velho
  • Fita crepe.

Como fazer:

  • Coloque dentro das garrafas água com corante tinta acrílica da cor desejada apenas um pouco de tinta, tampe a garrafa e agite para pintar por dentro, faça letras ou números no e.v.a cole na garrafa.
  • Fazer bolinhas utilizando o fundo de duas garrafas que serão encaixados uma naoutro cheias de retalhos de e.v.a., argolas feitas de jornal encapadas com fita crepe para impermeabilizar.

[pic 4]

Regras:

  • Ganha os pontos a criança que disser uma palavra com cada letra (garrafa) derrubada ou que conseguir encaixar a argola. Se for de números a criança poderá efetuar as operações matemáticas. Pode ser jogado em equipe. Aequipe que conseguir formar mais letras, palavras ou sílabas ou efetuar o maior número de operações corretas é o grupo vencedor.

Objetivos: 

  • Reconhecer e identificar as sílabas, principalmente aquelas que os alunos têm mais dificuldade, pode-se trabalhar também o alfabeto.
  • Efetuar operações de matemática.
  • Desenvolver o raciocínio.

-------------------------- // ------------------------- // ------------------------------- // ---------------------

Jogo da velha

Materiais necessários:

  • Papelão,
  • Fita adesiva colorida
  • Tesoura
  • Tampinhas de garrafa pet ou de caixinhas de leite.

Como fazer:

  • Faça um quadrado do papelão, faça as “casinhas “( #) com fita adesiva colorida. Pintar as tampinhas seis de uma cor e seis de outra.

[pic 5]

Regras:

  • Cada jogador coloca uma tampinha em cima da casinha, cada um na sua vez o jogador deve tentar fazer uma sequência de três tampinhas da mesma cor e ao mesmo tempo tentarimpedir o outro jogador de fazer a sequência.

Objetivo:

  • Trabalhar concentração.
  • Desenvolver lateralidade, estratégia e raciocínio lógico, noções de em cima embaixo, diagonal, horizontal e vertical.

-------------------------- // ------------------------- // ------------------------------- // ---------------------

Jogo de damas com papelão

Materiais necessários:

  • 24 tampinhas
  • Papelão tinta guaxe ou esmalte
  • Lápis régua
  • Pincel

Como fazer:

  • Desenha-se o tabuleiro com o auxílio de régua em um papelão de 40 cm e as casas 5centímetros
  • Pinte metade das tampinhas de uma cor outra metade de outracor (mesmas cores do tabuleiro)

[pic 6]

Regras:

  • As peças movem-seem diagonal, percorrendo as casas vagas para frente, capturandono seu percurso qualquer peça de cor contrária e não podendo mudar dessa diagonal. Quando o jogador conseguir levar uma peça até a oitava casa do tabuleiro ela se torna dama e pode se mover na diagonal pulando até duas casas para capturar as peças do adversário, vence quem capturar o maior numero de peças do oponente.

Objetivo:

  • Trabalhar o raciocínio atenção e concentração.

-------------------------- // ------------------------- // ------------------------------- // ---------------------

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (478.7 Kb)   docx (414.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com