Brincando Matemática na Educação Infantil
Por: miriafm • 10/9/2017 • Trabalho acadêmico • 2.039 Palavras (9 Páginas) • 336 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS POR BLOCOS 4
2.2 SELEÇÃO DE CONTEÚDOS 4
2.3 INTEGRAÇÃO DOS CONTEÚDOS 4
2.4 ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS 4
2.5 MATEMÁTICA 4
2.6 NATUREZA E SOCIEDADE 5
2.6.1 OBJETIVOS 5
2.6.2 CONTEÚDOS 5
2.7 LINGUAGEM ORAL E ESCRITA 6
3 PROPOSTA PRÁTICA 7
3.1 RESUMO 7
3.2 DESCRIÇÃO DA PROPOSTA 7
3.3 JUSTIFICATIVA 8
3.4 OBJETIVOS 8
3.5 RECURSOS USADOS 8
3.6 ATIVIDADES PROPOSTAS 8
3.7 AVALIAÇÃO 9
4 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
A leitura é um caminho para transformar o espaço escolar em um espaço aberto à construção da aprendizagem. Através do livro encontramos toda riqueza do mundo literário, estimulando sempre o desejo por outras leituras.Ao entrarmos nesse mundo mágico, viramos princesas, bandido e bruxas.
DESENVOLVIMENTO
ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS POR BLOCOS
Essa organização visa a contemplar as dimensões essenciais de cada eixo e situar os diferentes conteúdos dentro de um contexto organizador que explicita suas especificações por um lado e aponta para sua "origem" por outro. Cabe ao professor organizar seu planejamento de forma a aproveitar as possibilidades que cada conteúdo oferece.
SELEÇÃO DE CONTEÚDOS
Os conteúdos aqui elencados pretendem oferecer um repertório que possa auxiliar o desenvolvimento das capacidades colocadas nos objetivos gerais. É importante que o professor considere as possibilidades que os conteúdos oferecem para o avanço do processo de aprendizagem e para a ampliação de conhecimento que possibilita.
INTEGRAÇÃO DOS CONTEÚDOS
Os conteúdos são compreendidos, como instrumentos para analisar a realidade. Para que as crianças possam compreender a realidade na sua complexidade e enriquecer sua percepção sobre ela.
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
Os conteúdos estão intrinsecamente relacionados com a forma como são trabalhados com as crianças. Nas orientações didáticas gerais explicitam-se condições relativas à: princípios gerais do eixo; organização do tempo, do espaço e dos materiais; observação, registro e avaliação.
MATEMÁTICA
A abordagem da matemática na educação infantil tem como finalidade proporcionar oportunidades para que as crianças desenvolvam a capacidade de estabelecer.
O objetivo é aprofundar e ampliar o trabalho para a faixa etária de zero a três, garantindo ainda, oportunidades para que sejam capazes de reconhecer; comunicar; ter confiança em suas próprias estratégias.
A seleção e a organização dos conteúdos matemáticos representam um passo importante no planejamento da aprendizagem e devem considerar os conhecimentos prévios e as possibilidades cognitivas das crianças para ampliá-los.
Os domínios sobre os quais as crianças de zero a seis anos fazem suas primeiras incursões e expressam ideias matemáticas elementares dizem respeito a conceitos aritméticos e espaciais. Utilização da contagem oral, de noções de quantidade, tempo, espaço, jogos, brincadeiras, músicas.
As situações cotidianas oferecem oportunidades privilegiadas para o trabalho com a especifidade das ideias matemáticas. Os jogos e as brincadeiras permitem a familiarização com elementos espaciais e numéricos.
NATUREZA E SOCIEDADE
OBJETIVOS
Crianças de 0 a 3 anos: Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.
Crianças de 4 a 6 anos: Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural. Estabelecer algumas relações entre seu grupo social e de outros grupos.
...