Bullyng na escola
Por: vitoremiguel • 19/3/2016 • Monografia • 6.050 Palavras (25 Páginas) • 447 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8][pic 9]
[pic 10][pic 11][pic 12]
NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA
[pic 13]
PROJETO DE ENSINO
O bullying na escola
Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de. Pedagogia...
Orientador: Prof.
Souza, Helga Gerlane. Projeto de ensino: O BULLYING NA ESCOLA. 2015. 21 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Bocaiuva, 2015.
RESUMO
A violência protagonizada pelos alunos nas escolas é uma realidade inegável. A sociedade terá que organizar e insurgir-se ativamente contra este fenômeno chamado Bulling. A escola deverá ajustar-se os seus conteúdos programáticos e acercar-se mais as crianças. Devido as exigências, as famílias muitas vezes destituem-se da sua função educativa, delegando-o à escola. No meio de toda esta confusão, estão as crianças, que atuam conforme aquilo que observam e agem consoante os estímulos do meio. Meio esse que por vezes oferece modelos de conduta e referências positivas questionáveis. Este projeto de ensino com o tema “o bulliyng na escola” esta voltado para a linha de pesquisa na docência nos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como justificativa O fato de ter consequências trágicas, como mortes e suicídios e a impunidade proporcionaram a necessidade de se discutir de forma mais séria o tema. O que podemos fazer enquanto educadores para combater o bulliyng? Quem são os praticantes? Quais as consequências para quem sofre o bulliyng? Tendo como objetivo Identificar o que é o bulliyng suas características e riscos para agressores e agredidos. Os conteúdos são:Espelho, cartolina, folhas para anotação, lápis, borracha, caneta hidrocor, Fichas de fotos de irmãos gêmeos, laboratório de informática, blocos e acesso a internet, biblioteca com livros sobre o assunto, bloco e lápis para anotações e o desenvolvimento do texto coletivo, cartela de adesivos, hidrocor, laboratório de informática com acesso a internet, impressora, bloco de rascunho, caneta. Auditório, roupas e acessórios para encenações, sala de informática com impressora para confecção e impressão dos esquetes. O processo de desenvolvimento será através de atividades lúdicas com as crianças. Planejadas pelos professores sobre o bulliyng, palestra, produção de cartazes, produção de um jornal informativo, filme, pesquisa bibliográfica e pela internet sobre o assunto, peças teatrais encenadas pelas crianças. O processo de avaliação será espontâneo e verificará o potencial e a competência dos alunos em relação à temática, bem como a capacidade de mudança de comportamento mediante o conhecimento adquirido e experimentado. O referencial teórico utilizado é Fante (2005), e outros que acreditam que o bullying não é um episódio esporádico ou de brincadeiras próprias de crianças; é um fenômeno violento que se dá em todas as escolas, e que propicia uma vida de sofrimento para uns e de conformismo para outros.
Palavras-chave: bulliyng. Realidade. Violência. Função educativa. Comportamento.
SUMÁRIO
1. Introdução...................................................................................................4.
2 Revisão Bibliográfica ..................................................................................6.
3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino..................................15.
3.1Tema e linha de pesquisa..........................................................................15.
3.2 Justificativa................................................................................................15.
3.3 Problematização........................................................................................15.
3.4 Objetivos...................................................................................................15.
3.5 Conteúdos................................................................................................16.
3.6 Processo de desenvolvimento..................................................................16.
3.7 Tempo para a realização do projeto.........................................................18.
3.8 Recursos humanos e materiais.................................................................18.
3.9 Avaliação...................................................................................................19.
4 Considerações Finais..................................................................................20.
5 Referências.................................................................................................21.
6 Apêndice (opcional)......................................................................................
7 Anexos (opcional) ........................................................................................
- INTRODUÇÃO
O tema deste projeto de ensino é “o bulliyng na escola”, pois, durante muito tempo, comportamentos como o de apelidar e/ou “zoar” de alguém podem ter sido vistos como inofensivos ou naturais da infância e da relação entre as crianças e adolescentes na escola. Porém, esse tipo de conduta passou a ser seriamente considerada em decorrência de situações dramáticas que têm ocorrido em diversas partes do mundo envolvendo jovens que invadem escolas e matam pessoas e/ou cometem suicídio; situações que se apresentaram ligadas a maus-tratos entre alunos na escola.
Este voltado para a linha de pesquisa na docência nos anos iniciais do ensino fundamental. Pesquisas sobre agressões entre alunos nas escolas vêm sendo desenvolvidas, com o objetivo de conhecer a questão e caracterizar uma forma de violência entre colegas que tem sido chamada Bullying. A violência escolar refere-se a todos os comportamentos agressivos e anti-sociais, que variam de conflitos interpessoais até atos criminosos de grande relevância. Muitas destas situações dependem de fatores externos, onde as intervenções podem estar além da responsabilidade e da capacidade das instituições de ensino e de seus funcionários.
...