CAPOEIRA RIMA COM EIRA E BEIRA
Por: maraluci • 30/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.553 Palavras (7 Páginas) • 224 Visualizações
[pic 1]___________________[pic 2]
PROJETO “CAPOEIRA RIMA COM EIRA E BEIRA”
LUCIMARA PEREIRA SILVA
RA: 1159823
PEDAGOGIA
CARAGUATATUBA
2015
Coordenadoria de Educação a Distância – CEAD/CEUCLAR
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO................................................................................................................1
JUSTIFICATIVA ................................................................................................2
OBJETIVOS GERAIS 3
OBJETIVOS ESPECÍFICOS 3
DESENVOLVIMENTO...................................................................................................4
AVALIAÇÃO...................................................................................................................5
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES..............................................................................6
CONCLUSÃO..................................................................................................................7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................................8
INTRODUÇÃO
A utilização da capoeira está se consolidando como matéria no universo escolar devido a sua abrangência e significado dentro da pedagogia. O trabalho realizado com base nos conhecimentos, estrutura, planejamento e constante avaliação certamente será um diferencial para o educador que busca sucesso em suas aulas.
Dessa forma, o grupo de capoeira trabalhará com o público de crianças em primeira e segunda infância, atendendo a faixa etária dos 2/3 anos até 10/14 anos. Esse período é de extrema importância na formação do repertório motor, social, cognitivo e afetivo dos indivíduos. Servirá como base para educação e também para a maioria das habilidades neuro motoras e comportamentais da pessoa.
Sendo assim, ensinar a capoeira fará com que as crianças se desenvolvam de forma plena, tornando-os cidadãos plenos, conscientes de seus atos, além de não deixa-los com tempo ocioso na rua, momento no qual diversos deles acabam se desviando dos caminhos corretos e são apresentados ao mundo das drogas e dos furtos.
1
JUSTIFICATIVA
“Em nome do Deus de todos os nomes, Javé, Obatalá, Olorum, Oió”.
Em nome de Deus, que a todos os homens nos faz da ternura e do pó.
Em nome do Povo que espera na graça da fé, à voz do Xangô, o Quilombo da Páscoa que o libertará.
Em nome do Povo sempre deportado pelas brancas velas no exílio dos mares marginalizados no cais, nas favelas e até nos altares.
“Em nome do povo que fez seus Palmares, que ainda fará Palmares de novo Palmares, Palmares, Palmares do Povo”.
Missa dos Quilombos
Segundo ADORNO (1987), a Capoeira é luta jogo e dança. É uma brincadeira de movimentos executados com graça, malícia e muitos rituais. É uma dança negra em que prevalece a agilidade da esquiva e a esperteza da fuga, onde os pés deslizam sobre o chão desferindo golpes rápidos que podem ser fatais.
Enquanto forma de expressão corporal, possui uma linguagem em que cada gesto significa e representa ideias, sentimentos e emoções. Por todas as suas particularidades e características, são os capoeiristas entes privilegiados.
“O contato com o chão, intenso como vínculo com a mãe Terra que envolve e protege, gera e alimenta a vida, desperta o acolhimento. A postura respeitosa dos capoeiras uns com os outros, para com o jogo, o ‘chão’, o berimbau e o atabaque, se explica no propósito maior da dança: unir. Ligar estreitamente, como as mãos que se apertam ao final de cada jogo, na saudação dos Camarás” (ADORNO, 1987).
Pensando-se em todos os benefícios advindos de sua prática é que propomos o presente projeto, a fim de criar uma possibilidade para que crianças e jovens em situação de risco eminente encontrar em um caminho e uma motivação, renovados diante das adversidades de seu contexto social.
2
OBJETIVOS GERAIS
- Participar de diferentes atividades corporais e culturais, procurando adotar uma atitude cooperativa e solidária, sem discriminar os colegas pelo desempenho ou por razões sociais, físicas, sexuais ou culturais;
- Conhecer algumas de suas possibilidades e limitações corporais de forma a estabelecer metas pessoais;
- Conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações de cultura corporal presente no cotidiano;
- Organizar autonomamente alguns jogos, brincadeiras ou outras atividades corporais simples;
- Organizar-se dentro do universo da Capoeira, estabelecendo noções de jogo, cooperatividade, movimentos motores, roda e espaço/tempo, musicalidade e exercícios físicos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Desenvolver a consciência corporal e das capacidades motoras, psicossociais e psico-afetivas, respeitando seus limites e suas condições físicas e mentais;
- Aprender as regras dos jogos adaptados de capoeira propostos;
- Utilizar as habilidades dentro da roda de capoeira, tendo como referência de avaliação o esforço pessoal;
- Resolver desafios corporais individualmente (movimentos da Capoeira);
- Avaliar o próprio desempenho e estabelecer metas com o auxílio do professor;
- Vivenciar as diversas fases de um movimento que levem a construir o repertório motor;
- Participar e apreciar brincadeiras ensinadas pelos colegas;
- Participar dos diversos jogos e lutas, respeitando as regras e não discriminando os colegas;
- Desenvolver a autoestima e a confiança;
- Desenvolver o interesse pela cultura do país;
- Desenvolver noções de ética e cidadania;
- Estimular o trabalho em equipe e a solidariedade.
3
DESENVOLVIMENTO
O projeto pode ser desenvolvido em todas as áreas de espaço livre, público ou privado, juntamente com professores, familiares e integrantes da comunidade escolar que conheçam e agreguem conhecimentos sobre o esporte.
...