CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA REGIÃO DOS INHAMUNS
Por: Amanda Lacerda • 14/2/2020 • Trabalho acadêmico • 1.309 Palavras (6 Páginas) • 380 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
,CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA REGIÃO DOS INHAMUNS
DISCENTE: AMANDA LACERDA SILVA
DOCENTE: ANA PAULA
DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS
RELATO DE EXPERIÊNCIA
CIRCULO DE LEITURA
TAUÁ-CE
2019
RESUMO: o referente trabalho tem como intuito apresentar a experiência vivenciada a partir da inserção do Círculo de Leitura na instituição de ensino E.E.M.T.I Antônia Vieira Lima, localizada no distrito de Santa Tereza, na cidade de Tauá-CE, nos anos de 2015 á 2017, no qual é ministrado pela professora Jerlane Silva, que leciona a disciplina de Língua Portuguesa. A metodologia usada foi uma narrativa qualitativa.
PALAVRAS-CHEVES: leitura, livro, circulo de leitura.
INTRODUÇÃO
No mundo moderno e consumista que estamos inseridos, percebemos que o hábito da literária, torna-se cada vez mais raro. Grande parte dos jovens de hoje, vivem a mercê da tecnologia, mas sem aptidões previsíveis para lidar com a linguagem de forma competente.
É imprescindível que o gosto pela leitura, seja desenvolvido desde cedo nas crianças e adolescentes, para que cresçam com o hábito de ler e interpretar por toda vida. Ao realizarem essa atividade sintam-se com um sentimento de prazer e contentamento e não, apenas leiam por extrema necessidade. Para isso, é necessário que os mesmos sintam-se estimulados por meio de algo que torne a leitura naturalmente convidativa e cativante.
Tal percurso condensa reflexões em torno da formação de leitores jovens e desemboca em um anseio de reflexão e ação sobre como é possível desenvolver práticas de mediação desse processo, através de promoção da experiência literária. Por isso, é necessário pensar em ações não como uma prática meramente escolar, mas como um movimento, constante da vida dos sujeitos-leitores. Somando-se a isso é imprescindível dar relevância a formação do leitor na juventude, já que, geralmente, acredita-se que essa formação só pode ser considerada efetiva e profícua quando ocorre na infância.
Nesse cenário, professor possui papel importantíssimo, já que possui a possibilidade de realizar um trabalho mais direto com seus alunos em relação á leitura e construção de hábitos literários.
Para tal, detemos dos círculos de leitura, que é uma atividade literária de modo coletivo para compartilhar-se textos. Essa mesma prática, também pode ser denominada como clube de leitura, clube do livro, círculo de literatura, oficina de leitura, e consiste sobretudo, no encontro de pessoas, para discutir a leitura de uma obra literária. Podemos destacar como atribuições dos círculos de leitura:
• Aprimorar o repertório literário;
• Relacionar-se com o texto, livro de forma prazerosa, considerando-o como uma fonte de múltiplas informações e entretenimento;
• Compartilhar experiências leitoras;
• Estabelecer relações com outros livros, outras épocas/lugares e autores diferentes.
• Confrontar interpretações e saber articular argumentos que sustentem seu ponto de vista;
• Engajar-se em discussões sobre leituras realizadas, levando em conta o ponto de vista dos colegas e usando as questões trazidas por eles para rever suas próprias ideias e impressões.
Pensando-se nisso, inferir-se que o Círculo de Leitura evidencia-se como uma proposta que pode contribuir na formação do próprio mediador, visto que ao se deparar com uma atividade tão intensiva como é a de principiar um jovem no “fantástico mundo da literatura”, o mediador também necessita ser formado e está apto para essa tarefa tão árdua e intensa. Assim, presume-se que ao se estabelecer uma relação com a literatura, é necessário que esta seja envolvida em um cenário de liberdade. Liberdade, na qual, se estabelece até mesmo nos ambientes onde se realizam os encontros. O objetivo geral é mostrar ao leitor que o circulo leitura pode ajuda o estudante na aprendizagem, que o aluno saia bem em todas as disciplinas, por que assim ele pode se desenvolve o raciocínio lógico e a criatividade.
METODOLOGIA
A metodologia usada neste trabalho é uma narrativa qualitativa, pois mostra como é o circulo de leitura na escola Antônia vieira Lima, como a professora fazia, e sua metodologia. E fala da importância que a leitura tem para a aprendizagem dos alunos no ambiente escolar.
RELATO DE EXPERIÊNCIA
Em nossas práticas, a orientadora optou por trabalhar com todos nós educandos da modalidade do Ensino Médio, ou seja, a proposta destinava-se para primeiro, segundo e terceiro ano do Ensino Médio. Nosso primeiro contato com essa atividade literária, foi a partir de nos ser apresentado o que é os Círculos de Leitura, essencialmente sendo exposto como uma proposta libertadora, sendo de certa forma, estimulador de autonomia e subjetividade. Todos nós estudantes fomos convidados a participar das atividades de leitura e não, obrigados, pois a professora tinha concepção que exigir que o aluno participasse seria igualitário ao que já realiza-se nas salas de aula, onde é orientado a leitura de um livro específico, e esta não é uma característica do Círculo. Dessa forma, os alunos foram convidados a ler todo tipo de literatura sem restrições.
...