COMUNICAÇÃO DAS PESSOAS SURDOCEGAS
Por: souge • 28/5/2015 • Trabalho acadêmico • 348 Palavras (2 Páginas) • 151 Visualizações
Líbras, Língua Brasileira de sinais
Os parâmetros exigidos para o estabelecimento da linguagem de sinais (Libras) são: a configuração da mão; pontos de articulação; orientação; movimento e expressão facial e ou corporal. A configuração da mão são formas de como usar as mãos para a linguagem de sinais. Pontos de articulação são para indicar ou direcionar as mãos para uma parte do corpo ou um espaço neutro. Orientação são sinais que indicam direção. Movimento são sinais que podem ter ou não movimento. Expressão facial e ou corporal são formas de expressão não verbal, como triste, alegre, mexer a bochecha, entre outros.
A afirmativa que a língua de sinais é artificial é um mito se desencadeia porque se consideram artificiais as línguas construídas por um grupo de indivíduos com algum propósito específico funcionando como uma língua auxiliar. Porém na verdade a língua de sinais é natural, sendo uma língua oficializada, e evolui como parte de um grupo cultural do povo surdo.
Gesser (2009, pag.11) afirma:
Uma das crenças mais recorrentes quando se fala em língua de sinais é que ela é universal. Uma vez que essa universalidade está ancorada na idéia de que toda língua de sinais é “código” simplificado apreendido e transmitido aos surdos de forma geral, é muito comum pensar que todos os surdos falam a mesma língua em qualquer parte do mundo.
Cada país tem sua própria língua oral, por exemplo, nos Estados Unidos os surdos falam a língua de sinais americana, no Brasil a língua portuguesa de sinais. A língua brasileira de sinais foi oficializada em 24 de Abril de 2002, com a lei federal nº 10.436. Assim a língua brasileira de sinais deixa de ser vista como uma língua artificial. “A língua dos surdos é transmitida cada vez que uma mãe surda segura seu bebê em seu peito e sinaliza para ele” (Harlam Lane).
http://librasitz.blogspot.com.br/2010/07/os-cinco-parametros.html
GESSER, Audrei- Libras? Que língua é essa?- 2009.
...