CONTRIBUIÇÃO DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA
Por: rafinha8nunes • 3/3/2016 • Resenha • 578 Palavras (3 Páginas) • 834 Visualizações
3° Contribuição do Brincar no desenvolvimento Psicomotor da criança.
Justificativa
È evidente a dificuldade dos pais e educadores a li dar com defasagens psicomotoras,ambos diversas vezes não sabem como trabalhar e melhorar esse aspecto na criança,utilizam a brincadeira de forma equivocada.É de suma importância rever este conceito,para que a criança se desenvolva é necessário que tenha um objetivo pedagógico,permitindo sempre que o educando se expresse através do corpo ,que se localize dentro do espaço,que identifique um objetivo em seus movimentos,que ela se conheça.
A tarefa de orientar os pais sobre a importância,como e por que trabalhar a psicomotricidade no ambiente familiar é algo essencial,pois deve sempre haver esse laço entre a escola e a família.A partir disso,é possível desenvolver outras áreas através da brincadeira como a percepção,controle emocional e mental,a maturação biológica,conservação da saúde física e mental,desenvolvimento sócio-afetivo,visando a formação da identidade da criança.
Essa ligação entre o Psicomotor,a cognição,a afetividade,a socialização,o corpo e a brincadeira torna vida da criança mais proveitosa e completa,contribuindo para o desenvolvimento em sua totalidade.
Objetivo:
1° Evidenciar as contribuições da brincadeira no desenvolvimento Psicomotor,cognitivo,afetivo,corporal e social.
2° Destacar a relevância e quais áreas é possível desenvolver na criança através da brincadeira livre e direcionada.
3° Identificar a importância ,como e por que trabalhar a psicomotricidade com os pais ,alunos e professores dentro e fora das instituições de ensino.
Neste capítulo será ressaltado o ato de brincar e o que ele explora.A brincadeira desenvolve habilidades e estimula os neurônios responsáveis pela psicomotricidade ,já que na infância a criança esta em seu processo de desenvolvimento mais acelerado,de uma forma significativa e prazerosa, sem exceder os limites de cada uma.
È de suma importância que haja orientação de pais e professores sobre os tipos de jogos e brincadeiras, com recursos tecnológicos de fácil acesso as crianças deixaram a essência do brincar esquecido,trocam momentos com os amigos por vídeo games,tablets,celulares...O manuseio freqüente desses objetos,pode prejudicar o desenvolvimento,pois não estimula algumas áreas do cérebro,logo a coordenação,a socialização,o equilibro,a lateralidade,a atenção e compreensão podem ficar com alguma defasagem.Porém utilizado com bom senso,pode ajudar a desenvolver a concentração.
Há a necessidade de ser observada a habilidade da criança ao manusear objetos pequenos que exigem movimentos precisos,como ela controlar a força,o andar,o equilíbrio e a habilidade de desenvolver movimentos mais longos.
A motricidade fina é a habilidade de manusear objetos pequenos e que exigem movimentos precisos, que há interação entre os músculos e o cérebro.
A motricidade ampla é responsável por controlar a força,o andar,o equilíbrio.É a habilidade de desenvolver movimentos mais longos.
Para Jean Piaget a criança tem um desenvolvimento previsível
...