TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRIANÇA E DESENVOLVIMENTO-CONSTRUTIVISMO E SOCIOINTERACIONISMO

Por:   •  14/11/2015  •  Artigo  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

De acordo com Piaget existem quatro estruturas cognitivas primárias, ou seja, estágios de desenvolvimento pelos quais os seres humanos passam. Cada estágio caracteriza-se por comportamentos diferenciados que demonstram amadurecimento das estruturas cognitivas observadas por meio do comportamento do sujeito. Por isso, marque a alternativa que mostram quais são esses estágios.

Sensório-motor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal.

Sensório-motor, assimilação, pré-operacional e acomodação.

Pré-operacional, sensório-motor, acomodação e esquema.

Sensório-motor, pré-operacional, operacional concreto e operacional abstrato.

Sensório-motor, pré-operacional, esquema e operacional formal.

Sobre os fundamentos dos estudos Piagetianos, assinale a única alternativa CORRETA:

Os jogos, as brincadeiras e as atividades em grupo desfavorecem as trocas intelectuais, pois as crianças em atividades lúdicas dificilmente distinguem o ponto de vista dos outros em relação ao seu.

Piaget apresenta uma ideia de criança como a miniatura de um adulto, e a infância como um período dinâmico da vida humana, caracterizado por complexas transformações.

Piaget, ao postular que a lógica não é inata e que há uma diferença qualitativa entre a lógica infantil e a lógica adulta, por meio da valorização das respostas “erradas” dadas pelas crianças às perguntas por ele formuladas, investigou os caminhos pelos quais acontece a transformação da lógica da criança em lógica adulta.

Para a teoria ambientalista, o conhecimento não está pré-formado no sujeito e nem totalmente pronto, acabado, determinado pelo meio exterior, independente da organização do indivíduo.

O professor em uma práxis pedagógica, sustentada pela teoria piagetiana, desempenha um papel fundamental. Cabe a ele, a responsabilidade de criar situações mais adequadas para desafiar a criança, que tem um papel passivo na aprendizagem.

Piaget estudou a evolução do pensamento até a adolescência, procurando entender os mecanismos mentais que o indivíduo utiliza para captar o mundo. Sua teoria buscou compreender como o sujeito aprende. As afirmativas seguintes referem-se a alguns pressupostos desta teoria. Leia-os com atenção.

I - O ponto de vista de Piaget é que não se pode acelerar, “queimar etapas,” em relação ao desenvolvimento da criança, e, sim, apenas facilitá-lo por meio de atividades criativas que gradualmente estimulam o uso das estruturas cognitivas .

II - Piaget afirmou que as crianças pensam como os adultos. Isso porque certas habilidades e a maneira de pensar são iguais à de um adulto, não somente em grau, mas em todas as dimensões.

III - Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com