CURRÍCULO E CULTURA
Por: Lila Rocha • 28/11/2015 • Exam • 580 Palavras (3 Páginas) • 284 Visualizações
CURRÍCULO-TRABALHO
CURRÍCULO E CULTURA
RESPOSTAS
QUESTÃO 1
a) Como os autores relacionam currículo e cultura?
Os autores relacionam currículo e cultura como totalmente envolvidos no processo cultural que é fundamentalmente político, na visão crítica essa relação é política cultural, são campos de produção ativa de cultura e campos contestados. Na visão tradicional essa relação é estática inerente, de valores a serem transmitidos de forma não problemática, homogênea e unitária.
b) Qual o enfoque dos estudos sobre a relação?
Os autores enfocam que educação, currículo e cultura estão profundamente ligados. O currículo é considerado tanto na visão crítica, como inerente aos valores da sociedade, quanto na visão tradicional, como um campo de produção ativa e contextualizada.
c) Que estudos e autores os autores utilizam para sustentar esta relação?
Os autores se fundamentam nos estudos de Bourdieu,1979 sobre a visão crítica de currículo como um terreno de luta de classes pela manutenção ou superação das diferenças sociais, um campo de conflito que visa impor a visão do grupo dominante e não como um local de transmissão incontestada de cultura como na visão tradicional.
d) Como é trabalhado o conceito básico?
Os conceitos são trabalhados comparando as duas concepções (critica e tradicional), enfocando as diferenças. Para visão tradicional, a transmissão de cultura se dá de maneira inerte, para a visão crítica há uma luta entre classes, uma relação de poder que se expressa na formação e conteúdo curricular.
e) Qual a posição dos autores no texto?
No momento em que os autores discutem as relações entre currículo e cultura, eles apresentam as visões critica (terreno de criação ativa e contextual) e tradicional (veículo apenas de transmissão, conjunto inerte e estático de valores a serem transmitidos) do tema. Contudo, no contexto geral do texto, podemos perceber uma tendência dos autores para com a visão crítica.
“O currículo é, assim, um terreno de produção política cultural, no qual as matérias existentes funcionam como matéria prima de criação, recriação e sobretudo, de contestação e transgressão”(Moréia e Tadeu, pág. 28).
f) Qual a posição da equipe?
A equipe concorda com os autores que expõem duas visões sobre como se processa a relação entre currículo e cultura observando alguns pontos:
O currículo não pode ser pensado como na visão tradicional. É preciso pensar o currículo como em constante transformação, um fim não estático de um processo que visa formar um ser, ser este que deve atender às necessidades de uma sociedade, necessidades estas que são estabelecidas em relações de poder, e por isto, a visão crítica que expõe o currículo como um campo em constante transformação e criação assim como a cultura, seria a mais próxima da realidade, contudo, acreditamos
...