CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO I
Por: _DaiiaCosta • 10/5/2015 • Trabalho acadêmico • 265 Palavras (2 Páginas) • 360 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO I
Docente: Prof. José Pedro
Discente: Daiana da Costa Clasto
O que é mitologia? Qual era sua importância na vida dos povos da Antiguidade?
Mitologia é o estudo dos mitos, deuses e lendas. Os mitos são histórias de caráter popular ou religioso que têm por objetivo a explicação de coisas complexas, que passavam do entendimento das pessoas comuns na época de seus surgimentos.
Há três mil anos, não havia explicações científicas para grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos históricos.
Portanto, para buscar um significado para os fatos políticos, econômicos e sociais, os povos da Antiguidade (gregos) criaram uma série de histórias, de origem imaginativa, que eram transmitidas, principalmente, através da literatura oral.
Dessa forma fortalecendo laços com deuses criados e dando mais sentido e explicação á vida.
É possível relacionar a mentalidade mitológica com a frase de Protágoras "O homem é a medida de todas as coisas"
Enquanto na mentalidade mitológica deuses e heróis eram as explicações para as dúvidas do mundo, Protágoras desacreditava dos deuses. Seu pragmatismo imediatista afirmava que se você nada pode saber dos deuses, eles não servem para nada e, assim, você pode ser indiferente a eles. Para ele, o homem é a medida de todas as coisas e não são os deuses que são as medidas das coisas dos Homens, daí as leis da democracia grega deixam de ser divinas e passam a ser dos homens.
...