CURSO DE PEDAGOGIA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Por: revi • 11/6/2015 • Relatório de pesquisa • 2.464 Palavras (10 Páginas) • 393 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Julia Sandra de Castro Alves RA 4300070113
Luene Batista de Souza Costa RA 4351851586
Renato Constantino dos Santos RA 1299913448
Thatiane Aparecida de Souza Rabelo RA 4300076732
Vanessa Medeiros da Silva RA 4300070012
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática e Práticas de Ensino”, -3º semestre-, sob orientação do professor-tutor à distância CAMILA ANDRIOTTI.
BRASÍLIA
NOV/2013
INTRODUÇÃO
O processo de alfabetização e letramento na vida do individuo nas series iniciais e relevância importante, esse processo que nunca que finda tenda a se prolongar por toda a vida do sujeito.
Ler, escrever, decodificar, codificar , letrar e alfabetizar são muitos os termos que envolvem esta nomenclatura porém vale ressaltar que o processo é um só.Precisamos alfabetizar letrando para que os educando entendam o que escrevem , lêem com coerência , saibam se expressar e usar esse processo ao seu favor para o seu bem.
Todo esse processo vêem englobar toda uma estrutura a tríade ( família, escola , aluno), para que o processo nunca que esgote, são varias as etapas da alfabetização , porém não só alfabetizar mas também tomar o gosto pela leitura, pela escrita pela compreensão.
Neste trabalho abordaremos esse letramento e alfabetização com objetivo de esclarece,sanar algumas dúvidas, e importante que fique claro as diferenças entre analfabetismo, analfabetismo funcional, letramento , alfabetização, para melhor entendimento do assunto e também a desenvoltura de como poderá ser realizado um trabalho no ambiente escolar nesse processo.
“Estar alfabetizado é...”
Ser alfabetizado não quer dizer que seremos bons escritores. A alfabetização é o conhecimento de leitura é o conhecer as palavras e saber o que significa.Mas no entanto posso ter grandes problemas para ler e compreender o que foi solicitado.
(Luene Costa).
Alfabetizado é ter o conhecimento de interagir com os meios de palavras escritas em diversas situações compreendendo a ler e a escrever o que esta escrito .
(Renato Constantino)
E ter os conhecimentos para o entendimento e desenvoltura da nossa língua e compreender desde o traçado de uma letra as e suas junções para formação de palavras. Ser alfabetizado e poder ler e escrever e usar essas habilidades para a nossa vida em todos os aspectos (sociais e pessoais).
Estar alfabetizado e poder pertencer “ao mundo “ de forma colaborativa , e poder se socializar de forma direta na sociedade , o estar significa pertencer a este mundo de tantas leitura e compreensões que nos são concedidos.
(Thatiane Rabelo).
ESTAR ALFABETIZADO
Estar alfabetizado e poder ler com propriedade e escrever com essa mesma propriedade o processo de alfabetização ocorre desde as relações entre sons e símbolos gráficos ou entre fonemas e grafemas.
Estar alfabetizado e além de escrever o nome ou fazer relações de símbolos com
grafemas. Este processo inclui todas as nossas relações, ler e escrever fazem parte deste processo, porém compreender e por em prática as habilidades ao nosso favor .
Estar alfabetizado como já foi mencionado a ir além do escrever o nome, em meados do século XX o termo ainda era usado para designar esta descrição, atualmente temos o termo letramento que poderíamos mencionar que o individuo precisar passar pelo processo de alfabetizar letrando.O uso do código pelo Código não significa estar alfabetizado.
Alfabetizar letrando seria este levar ao sujeito sair do codificar e decodificar , a ler e a escrever compreender o que foi ensinado deixando este processo do codificar e decodificar passando pelo processo da compreensão e da ação ler e escrever com propriedade.
DEFINIÇÃO DENTRO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMETO:
- Aprendizagem: E o processo pelo qual o sujeito passa pela vida , para aquisição de conhecimento.
- Autonomamente: De modo autônomo ou seja que tem independência que é livre.
- Conhecimento: Conhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer. O conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana, através de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos.
- Decodificar: O processo de aprender a escrita(leitura).
.
- Escrever: seria o processo de codificação e decodificação da fala.
- Conhecimento: Conhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer. O conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana, através de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos.
GENEROS TEXTUAIS
Segundo Bakthin (1992;301-302) afirma que :
Para falar, utilizamos nos sempre de gêneros do discurso , em outras palavras, todos os nosso enunciados dispõem de uma forma padrão e relativamente estável de estruturação de um todo . Possuímos um rico repertório dos gêneros do discurso orais
...