CURSO DE PEDAGOGIA PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA
Por: Marcilei Oliveira • 24/4/2020 • Trabalho acadêmico • 1.946 Palavras (8 Páginas) • 291 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA
ENSINO FUNDAMENTAL
POSTAGEM 3: ATIVIDADE 3
PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA
MEDO DO NOVO
CILEIA APARECIDA RODRIGUES VIEIRA RA:1889147
DAYANE SUELEM RA:1731373
EDINEI PIRES DE ANDRADE RA:1828723
MARÍLIA
2018
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
- TEMA 7
NOVO ANO LETIVO
Todo início de ano é marcado por mudanças, algumas boas e outras nem sempre é o que planejamos, e no ambiente escolar não é diferente.
As mudanças são necessárias, pois ocorrem por toda a vida, no ambiente escolar as crianças se apegam as pessoas, aos professores, aos ambientes e aos amiguinhos, elas se acostumam com a rotina.
Quando passa do Ensino Infantil para o Ensino Fundamental a mudança é bem radical para eles, pois acham que estão sendo punidos e não orientados, onde terão mais responsabilidades e comprometimento com os estudos.
Como orientadores devemos mostrar às crianças que é uma nova conquista e um grande passo para a aprendizagem e o conhecimento de novos horizontes, que irão fazer novos amigos, irão conhecer outro ambiente escolar, novos professores e terão novos conhecimentos.
Em geral, as crianças ficam tristes e rejeitam a ideia no começo, principalmente no primeiro ano do Ensino Fundamental. Mas depois começam a assimilar as razões para a troca de escola e ano e passam a incorporá-las.
E a nós futuros professores cabe apenas, ajudá-los e ter paciência para com eles.
- SITUAÇÃO- PROBLEMA
Os desafios e as mudanças têm inicio desde cedo na vida das crianças, mas quando a mudança não ocorre de maneira saudável, o aluno pode apresentar dificuldades de adaptação e queda no rendimento.
O fato de terem nova professora, novos colegas, novo ambiente escolar gera ansiedade e insegurança em todos, mas a mudança da Educação Infantil para o Ensino Fundamental as crianças já são um pouco mais velhas e mais preparadas para lidar com mudanças.
Para amenizar esses transtornos é necessária a colaboração de todos, família, professores, coordenação e alunos. 8
Cabe aos pais em primeiro momento preparar as crianças para o novo começo, enfatizar que, vão aprender ler e escrever vão ter mais liberdade no recreio, irão ao banheiro sozinho.
Tanto os pais como à escola em geral, tem que mostrar para as crianças que toda mudança fará parte da vida inteira, e quanto mais se aceita melhor será o resultado.
Cabe a nós futuros professores saber lidar com as dificuldades e poder resolver da melhor maneira possível, sempre deixar claro para os pais que não devem comparar seus filhos com o de ninguém e que cada criança é especial do jeito que ela é.
- JUSTIFICATIVA E EMBASAMENTO TEÓRICO
Com esse projeto buscaremos minimizar essas dificuldades;
-Permitir que o novo se converta em uma nova experiência vital, lúdica, atrativa e prazerosa para ambos.
É preciso que as instituições escolares se organizem para o acolhimento das crianças, pois assim elas se sentirão acolhidas e não pressionadas.
Como ressalta Freire, “o homem, ser de relações e não só de contatos, não apenas está no mundo, mas com o mundo” (FREIRE, 1983, p390), a relação é fundamental para todos.
A aprendizagem será mais efetiva se a atividade estiver adaptada as necessidade e curiosidade das crianças.
A primeira semana de aula a escola poderia promover:
Bate papos;
Apresentação dos alunos, professores e coordenação;
Brincadeira em grupo para se identificarem uns com os outros;
Cartas para os antigos professores, entre outras atividades.
- PÚBLICO – ALVO 9
Proposta de atividade para os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental.
É extremamente fundamental preparar desde cedo as crianças para as mudanças que ocorrerão, pois já se dará a responsabilidade e a aceitação que o novo é necessário em qualquer fase da vida, se tornando mais fácil à adaptação.
Atividades como leitura, trabalhos escolares, pesquisas e debates, ajudam os alunos a entender os novos caminhos e as novas conquistas.
Essa responsabilidade se dá aos professores como papel fundamental de ensinar aos alunos o quanto antes sobre o processo de convivência e responsabilidade.
A criança, mesmo quando se refere ás crianças pequenas, precisam ser instigadas através de questões significativas para melhor compreender os fatos e acontecimentos do seu dia a dia, tornando-se cidadão crítico capaz de interferir na sua realidade e no contexto no qual está inserido.
- OBJETIVOS
Fazer com que os alunos vejam o NOVO como um crescimento e não como uma simples mudança.
- Participar ativamente na aula.
- Estabelecer algumas regras .
- Confrontar suas ideias com as de outras crianças.
- Formular jogos. 10
- Identificar os gostos de cada amigo.
- Estimular uma conscientização e /ou um despertar do senso crítico para as questões que não fazem parte das regras.
- Desenvolver a oralidade, e a socialização.
Utilizar a observação correta através do uso dos instrumentos como: ler, desenhar, pintar e escrever.
Desenvolver uma cumplicidade no Ensino Fundamental de forma coletiva, onde todos terão responsabilidade e participação para promover um ambiente agradável tanto para o aluno quanto para o professor;
...