CURSO PEDAGOGIA PROJETOS E PRATICAS DE AÇÃO PEDAGOGICA-PPA
Por: Anne Suellem Silva • 18/12/2021 • Projeto de pesquisa • 1.464 Palavras (6 Páginas) • 265 Visualizações
[pic 1]
CURSO PEDAGOGIA
PROJETOS E PRATICAS DE AÇÃO PEDAGOGICA-PPAP
Supervisão escolar: integração de pais e professores
Anne Suellen Silva e Silva UL19115340
Dalize Victória Costa De Pinho UL19113105
Isabela Thais Pereira Da Silva UL19111759
Jessica Silva Sousa UL19113104
Maria Wesgila De Sousa Pereira UL19111758
BACABAL-MA
2021
Tema: Supervisão escolar: integração de pais e professores
O processo de supervisão escolar tem como o objetivo planejar e ajudar no desenvolvimento da escola, constituindo um trabalho que zele pelo bem estar dos alunos, pais, professores e comunidade. O supervisor tem um papel fundamental com as relações nas atribuições de funções, Segundo PIRES (1990, apud PEREIRA, 2012)
O supervisor escolar tem diferentes qualidades. Suas principais qualidades é que efetivamente deve ser capaz de promover a interação entre os grupos que atuam na escola, zelar pela qualidade do ensino, colaborar diretamente com os professores, com os alunos e suas famílias, e acima de tudo, transformá-los em instrumentos capazes de facilitar mudanças.
A influência dois pais na escola e de suma importância na aprendizagem do aluno, pode-se perceber a importância da família no âmbito escolar por meio do desenvolvimento e na personalidade diferente e na formação psicológica da criança. É possível fazer com que os pais possam colaborar na construção da educação dos alunos em sua jornada escolar, facilitando no processo de ensino aprendizagem, Necessário que a escola trabalhe a necessidade do envolvimento e da integração das famílias com a escola, Através de projetos político pedagógico, mostrando e compartilhando as devidas informações no processo educativo.
Situação- problema:
Pesquisas e estudos têm mostrado que a relação entre pais e professores no ambiente escolar ainda é difícil e com uma grande ausência no acompanhamento de seus filhos na vida estudantil, a escola/professores reclama desse distanciamento e desinteresse dos pais, o que causa em seus alunos um mau desempenho escolar, indisciplinas e mau comportamento.
“Por falta de um contato mais próximo e afetuoso, surgem as condutas caóticas e desordenadas, que se reflete em casa e quase sempre, também na escola em termos de indisciplina e de baixo rendimento escolar”. (MALDONADO, 1997, p. 11).
Sabendo que a família e a escola são base essenciais de apoio e sustentação ao estudante, é clara a importância que haja uma integração mutua entre pais-professores, quanto maior for esta união, será mais fácil resolver todos os problemas que podem atrapalhar o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. Os primeiros passos para essa parceria dar certo tem que partir dos professores, é necessário que os pais se sintam atraídos, a rotina da escolar deve ser destacada e mostrada para os pais, promovendo assim uma aproximação maior entre todos.
Em vista disso, uma ótima relação entre escola e família necessita estar presente em qualquer tarefa educativa que tenha como principal alvo, o aluno.
Durante a realização da pesquisa foi notório perceber que a família tem um papel fundamental e decisivo na vida escolar de seus filhos, e que há uma extrema necessidade de que essa integração entre pais-professores ocorra, com isso para garantir uma educação de qualidade, a escola deve criar projetos, atividades, onde se valoriza a participação dos pais na vida escolar, mostrando coesão e transparência, trabalhando em equipe, entre si; E os pais devem se adequar as propostas feitas pela escola, assim participando mais da vida escolar de seus filhos. Dessa maneira, formando um todo onde se propaga soluções e se divide responsabilidades.
Justificativa;
No momento em que se cria uma aproximação da família com professor, certamente tem um poderoso impacto no ano letivo da criança, o que pode alterar a sua experiência educacional. Além disso, também pode ajudar seus professores a desenvolverem uma abordagem mais personificada para a instituição.
nesse sentido a pesquisa tem como objetivo compreender a relevância da relação família/escola no quesito ensino-aprendizagem do aluno, sendo essa a principal questão a ser respondida nessa pesquisa.
Quando os pais e profissionais da educação trabalham juntos durante a infância do educando, os resultados tem um forte impacto positivo no desenvolvimento da criança e em sua aprendizagem, sendo assim, em cada etapa do desenvolvimento deve se buscar uma parceria efetiva com os pais.
Portanto é essa educação partilhada que constrói o caráter do cidadão consciente que procuramos ter nos dias de hoje em nossa sociedade, já que a educação passa pela família e depois pela escola, mostrando assim seus reflexos em nossa sociedade. Tendo em conta sua relação tão complexa e importante, estamos desenvolvendo essa pesquisa com finalidade de tentar contribuir com esse tema, dispostas a ressaltar os problemas tratados tanto pela família, quanto pela escola, e assim sugerir projetos para melhorar a convivência das duas instituições.
Público alvo:
Esta pesquisa está direcionada aos pais e educadores do ensino infantil/fundamental
Objetivos:
Compreender a importância da participação no engajamento das atividades socioeducativas. Estabelecendo aluno a crescer e se desenvolver em conjunto. Buscando expandir no ensino e aprendizagem, não somente em sala de aula, mas levando esses projetos pedagógicos para a realidade familiar, visando na melhoria e crescimento físico e psíquico do aluno. Gerando uma responsabilidade e compromisso com os pais e professores tanto dentro da escola como fora e tornando essa ação mais prazerosa.
- Objetivo geral:
integrar a relação dos pais e professores, buscando formas de abarca ações interdisciplinares e socioeducativas. Desenvolvendo principal objetivo da importância da parceria entre pais professores na aprendizagem do educando.
- Objetivos específicos:
• Abranger e incluir os familiares na preparação dos processos nos projetos pedagógicos.
• Atingir a consciência e responsabilidade de contribuir no desenvolvimento integral do aluno.
•Ampliar ações e programas interdisciplinar, buscando aprimorar melhorias na aprendizagem.
•Buscar intervenções educativas para o crescimento intelectual e social.
...