CURSO: FORMAÇÃO PELA ESCOLA (PDDE)
Por: Patrícia Kloss Schultz Teixeira • 25/9/2021 • Trabalho acadêmico • 721 Palavras (3 Páginas) • 294 Visualizações
CURSO: FORMAÇÃO PELA ESCOLA
(PDDE)
GESTÃO PARTICIPATIVA – COMUNIDADE FISCALIZADORA
CURSISTA:
PATRÍCIA KLOSS SCHULTZ TEIXEIRA
VILA VALÉRIO
AGOSTO, 2021
INTRODUÇÃO:
Observei que em diversas instituições de nosso município a comunidade não tem uma Participação efetiva no que diz respeito ao emprego correto do PDDE – ( Programa Dinheiro Direto na Escola ), talvez por não estar devidamente informada sobre a utilização e correta e a importância deste programa.
Procuro assim, por meio deste projeto, colaborar efetivamente para o maior esclarecimento e participação desta comunidade, não só na fiscalização mas no entendimento e na colaboração da aplicação do PDDE. E também para que ela fique atenta a todos os demais projetos relevantes de sua comunidade.
Com o tema proposto, pretendo ressaltar a importância da participação da comunidade na gestão dos recursos públicos.
JUSTIFICATIVA:
Pretendo com este trabalho contribuir para a conscientização da comunidade como um todo, sobre a importância do seu papel na gestão dos recursos públicos, não só no que diz respeito à fiscalização mas principalmente no seu papel colaborador, por acreditarmos que a comunidade deve estar atenta aos valores que se constroem na sociedade, seu papel nas mudanças de atitudes das pessoas.
Para isso é necessário unir diferentes áreas e torno do tema, prioridades, acreditando que somente com ações concretas e solidárias, haverá benefícios em prol de toda a comunidade.
Apesar de a adesão ao PDDE ser realizada pelas prefeituras municipais e secretarias de educação dos estados ou do Distrito Federal, a comunidade escolar tem de ficar atenta, pois muitas escolas ficam fora do programa porque alguns desses órgãos públicos não promovem a atualização dos dados cadastrais e não enviam os documentos e informações necessárias ao PDDE.
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS:
OBJETIVOS GERAIS:
Buscar através da ação educativa a conscientização do indivíduo tornando-o atuante, agente fiscalizador e modificador do meio em que vive, visando a sua melhora e a melhora da sua comunidade .
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
a) identificar as prioridades de sua comunidade
b) participar de debates acerca dos problemas de sua comunidade buscando soluções para os mesmos.
c) Integrar-se à instituições ou conselhos, sejam escolares ou outros, para que assim possam crescer juntos com participação e colaboração no intuito de melhorar toda a sua comunidade.
METODOLOGIA:
Desenvolver este projeto na Associação Comunitária, em horário acessível a comunidade local para que um número maior de pessoas possam participar, este projeto deverá ser desenvolvido através da exposição e debates áudio visuais e também com palestras referentes ao tema Gestão dos Recursos Públicos ressaltando a importância da participação efetiva da comunidade.
CONTEXTO E SUJEITOS ENVOLVIDOS:
Trabalhar com a comunidade do bairro em questão, solicitar a participação de algum Representante do Ministério Público, do Diretor da Associação do Bairro e seus Conselheiros, a Diretora, e a pessoa responsável pelo financeiro da escola, juntamente com o Conselho Escolar, pais, alunos, e comunidade em geral.
ATIVIDADES PROPOSTAS:
a) Apresentação do tema à Comunidade;
b) Exposição, através de DVD, do tema gestão pública e a importância da participação da comunidade local;
c) Palestra do Representante do Ministério Público;
d) Debate com a comunidade sobre o tema : atuar e fiscalizar;
e) Confraternização.
...