Caracteristicas de criança
Por: Edyguaiume • 2/9/2015 • Trabalho acadêmico • 876 Palavras (4 Páginas) • 219 Visualizações
Definições de Concepções
Criança:
É um ser humano que não alcançou à fase da puberdade, que está na infância e que possui poucos anos de vida e tem muito a desenvolver como aspectos cognitivos, psicológicos e psíquicos. Com o decorrer dos anos, a criança passa a ser educada na escola adquirindo conhecimentos imprescindíveis para sua formação.
Educação Infantil:
Primeira etapa da educação básica possui como finalidade o desenvolvimento integral do aluno até seis anos de idade, em seus aspectos intelectual, psicológico, físico e social.
Ensino Fundamental: É um dos níveis da Educação Básica no Brasil, sendo obrigatório, gratuito (nas escolas públicas), e atende alunos a partir dos 6 anos de idade. Atualmente, é dividido da seguinte forma:
1. Anos Iniciais – compreende do 1º ao 5º ano, ingressando no 1º ano aos 6 anos de idade.
2. Anos Finais – compreende do 6º ao 9º ano.
Texto dissertativo-argumentativo envolvendo as três definições. Pesquisar informações sobre o Ensino Fundamental de nove anos na Legislação Educacional Brasileira
A criança possui o direito de brincar livremente nas ruas, de casinha, amarelinha com gargalhadas e muita bagunça, todos os tipos de travessura. Esta fase do ser é vista como uma fase de preparação para uma transformação e obtenção de novos conhecimentos quando inserida em pré-escola/Educação Infantil e Ensino Fundamental. Quando encaminhadas para as seguintes fases a criança é como uma tabula rasa, em que seu conhecimento é liderado pelo professor que o transmite, sendo reprodutoras de pensamentos, opiniões próprias e construção de identidade, compreendendo a cultura a qual é inserida.
A Educação Infantil é responsável junto ao Ensino Fundamental a oferecer uma forma de trabalho capaz de contribuir no desenvolvimento integral das crianças. No Ensino Infantil é necessário que as salas possuam espaços adequados, com estímulos para o desenvolvimento como brinquedos paradidáticos, ambiente agradável, alfabeto em quadros, números, dentre outros recursos, desencadeando a descoberta de novos saberes e o mundo a sua volta. Neste nível de ensino, muitas das atividades ocorrem por meio de brincadeiras, diversão, imaginação, compostos por elementos consideráveis para os anos seguintes, como organização, obediência e o silêncio quando requisitado (faz referência com métodos do
Ensino Fundamental, onde há organização das carteiras e alunos sentados um após o outro), ações diferentes do que é proposto nos anos iniciais da próxima etapa do ensino, onde “deixam de serem crianças” e tornam-se “alunos”, como representado tradicionalmente. O Ensino Fundamental é um dos níveis da Educação Básica no Brasil, sendo obrigatório, gratuito (nas escolas públicas) e atende alunos a partir dos 6 anos de idade. Atualmente, é dividido entre os Anos Iniciais e Anos Finais. Os objetivos são os de criar cidadãos para o meio social desenvolvendo a capacidade e o domínio da leitura, da escrita e do cálculo, bem como a compreensão do ambiente social e natural, construindo valores e opiniões fundamentadas no meio em que vive e também o fortalecimento de vínculos entre alunos e família.
Com as novas regras determinada pelo MEC o ensino fundamental de nove anos passou a ter uma nova nomenclatura que determina a descrição como Ensino Fundamental Anos
...