Caracterização dos espaços de atuação do pedagogo
Artigo: Caracterização dos espaços de atuação do pedagogo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: guida12 • 23/5/2014 • Artigo • 703 Palavras (3 Páginas) • 223 Visualizações
CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO
2.1 ASPECTOS ORGANIZATIVOS DO ESTÁGIO
apreciação dos colegas, possibilitando a troca de informações, onde as crianças observam as atividades dos amigos e procuram pelas de sua autoria ou grupo.
Expor as atividades dos alunos para apreciação é também uma forma de incentivar a presença da família na escola e da cultura, tendo em vista, que a comunidade em si e os pais também incentivam muito para que esse seja sempre um espaço onde o aluno possa expor seu trabalho, a sua forma de expressão, ter reconhecido o esforço, a criatividade e, como forma da escola avaliar os avanços das turmas.
Na escola campo, os trabalhos construídos pelos educandos são expostos para apreciação das famílias e colegas. Esta instituição de ensino, conta com a maior participação das famílias em vários eventos, como festas juninas, dia das mães, formatura do PROERD- programa antidrogas que acontece na escola com as turmas de 5º ano ministrado pelo amigo das crianças, Sargento Loschi. Programa Educacional Escola, Família e Policia Militar.
Ainda pensando sobre a importância da exposição das produções dos alunos na escola para apreciação dos colegas e das famílias, vale ressaltar, que é fundamental, antes de tudo, que primeiramente o professor tenha boa vontade, atitude e muita criatividade ao incentivar seus alunos. Compreendo que as muitas atribuições educativas exigem desse profissional tempo e disposição, mas é fundamental dedicar-se para que os alunos tenham a oportunidade de produzir e de expor suas produções em diversos ambientes da escola. Tendo em vista, que tal atitude só enriquece o trabalho do professor e o processo ensino-aprendizagem.
O gestor é alguém que deve estar sempre presente na escola toda, mas ele não está sozinho, e deve contar com a ajuda de sua equipe. É a equipe que caminha junto, e a criança está nessa caminhada com os responsáveis, os professores, os funcionários, todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem. O gestor não pode em nenhum momento enxergar-se sozinho, é importante enxergar-se coletivamente nesses espaços e em todas as situações vividas na escola.
Foi possível participar de uma das reuniões de pais, na Educação Infantil. A primeira reunião do ano é seguramente o primeiro contato que se configura entre
18
os docentes e este novo grupo de pais. É uma porta que se abre para construir o vínculo que manterá unido em um mesmo caminho e a um único objetivo: o desenvolvimento da criança.
A coordenadora “C” preparou a pauta e com tranquilidade foi conduzindo a reunião através de objetivos claros e transparentes. Levou ao conhecimento da família a proposta da escola, bem como os problemas que a mesma enfrenta. Nessa reunião falou-se sobre o trabalho das professoras e como ocorre o processo de aprendizagem dos pequenos. Ressaltou-se ainda o quanto é importante à participação e o apoio da família na educação dos filhos e que o processo de aprendizagem nessa etapa da educação é lento, mas aos poucos os alunos vão progredindo. Citou como exemplo, que de início a criança vai colar a atividade de cabeça para baixo no caderno, é natural e deve-se respeitar o tempo da criança, que não deve
...