Ciencias
Por: Ivani Cardoso • 20/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.736 Palavras (7 Páginas) • 300 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera – UNIDEP
Polo: Anne Frank – Palmas – TO
Curso: Pedagogia
Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares
FRANSUILA CONCEIÇÃO GOMES DA SILVA – 395837
MARIA IVANI CARDODO DE PAULA – 361613
ROSILDA MELO MARTINS– 362254
PALMAS – TO
15 ABRIL 2015
INTRODUÇÃO
A educação não formal é entendida como a educação que se aprende o compartilhar conhecimentos ao longo da vida do aluno, em espações e ações coletivas estabelecidas no cotidiano. Essa educação se diferencia da Educação formal aprendida institucionalmente na escola, e da Educação informal em que o aluno aprende com as outras instancias como: família, bairro, amigos, etc...
O presente desafio torna-se significante para a formação de profissionais críticos que entendam não somente as situações problematizadas em aula, mas que atuem como consciência na sociedade, ao contrastar as diversas teorias e praticas presentes no universo acadêmico e ao proporem e produzirem situações de aprendizado reflexivo em relação às vivencias.
O QUE É EDUCAÇÃO NÃO FORMAL?
A educação não formal é aquela que acontece nos espaços da cidade, do mundo que não a escola, é uma educação que não obedece a um circulo pré-definido, o conteúdo é definido a partir das necessidades das pessoas envolvidas. É aquela que advém em espaços escolares, mas que se une do longo da vida, alcançando conhecimentos com amigos, família, espaços coletivos, organizações sociais, manifestações culturais e religiosas, com o alcance da mídia e objetos eletrônicos ela faz com que a pessoa possa fazer leitura de mundo, compreendendo sobre o que se passa ao seu redor.
A educação não formal não possui registro legal, portanto não é avaliada e pode sofrer qualquer alteração, e sua aprendizagem e valida. O sujeito leva consigo um pouco do que aprende em vários ou alguns lugares determinados, com isso presta seu conhecimento vivendo em sociedade. A educação não formal é capaz de modificar indivíduos para que tenham noção sobre o valor de serem pessoas ativas na sociedade e terem consciência da real situação do mundo em que vivem.
A educação não formal em regra esta ligada com a educação social, se dá de forma complementar a educação formal, ela costuma ser mais hábil e eficaz. Em hipótese nenhuma a educação não formal irá substituir ou competir com a educação formal escolar, e sim irá contribuir atuando como uma complementação da mesma, por meio a programações especificas, articulando escola e comunidade educativa. A educação não formal possui alguns de seus objetivos próximos aos da educação formal, como a formação plena do cidadão, mas possibilita o desenvolvimento de alguns objetivos que lhes são específicos, em resumo podemos elencar alguns dos objetivos da educação não formal como sendo:
- Educação para a cidadania;
- Educação para a justiça social;
- Educação para os direitos (humanos, sociais, políticos, cultura, etc...);
- Educação para a liberdade;
- Educação para a democracia;
- Educação pelo exercício da cultura e para a manifestação das diferenças culturais.
A educação não formal se difere da Educação formal aprendida na escola e da Educação informal em que o aluno aprende com as outras instancias como: família, bairro, amigos. A educação não formal e entendida como a educação que se aprende no compartilhar conhecimento ao longo da vida, em espaços e ações coletivas estabelecidos no cotidiano. Pode-se dizer que em suma a educação não formal prepara o individuo a se tornarem cidadão do mundo, no mundo.
O QUE É ASSOCIATIVISMO E QUAL SUA RELAÇÃO COM OS PROJETOS SOCIAIS?
Associação é qualquer iniciativa formal ou informal, que reúne pessoas físicas ou outras sociedades jurídicas com objetivos comuns, intencionando superar dificuldade e problemas e, contudo gerar benefícios a seus associados.
O associativismo e dado como uma das melhorar possibilidades, fazendo com a convivência e troca de experiências entre as pessoas se constituam em oportunidades de desenvolvimento e crescimento.
O associativismo viabiliza maior participação estreitando os laços entre a sociedade organizada e o poder publico. O qual deve ser incentivado pela prefeitura podendo fornecer assistência tecnológica, técnica e administrativa. Existem diversos tipos de organizações associativas como, por exemplo: redes de empresas, associações, cooperativas, grupos organizados de forma informal ou formal, empresas de participação comunitária, consórcios dentre outros.
Hoje o associativismo se transformou numa ferramenta vital para o cooperativismo e também no funcionamento da expressão social de organizações e projetos a comunidade, nasceu e desenvolveu através dos tempos seguiu para defender os direitos de outros indivíduos. Na era industrial foi obrigado a se organizar para que se enfrentassem as, mas condições de trabalho, já atualmente na área do conhecimento, vem buscando o desenvolvimento econômico e social por meio de grupos preparados e estruturados, seguir alguns tipos de associativismo:
- Associação – sociedade civil sem fins lucrativos com finalidade:
- Representar e defender os interesses dos associados;
- Estimular a melhoria técnica, profissional, econômica e social dos associados.
- Cooperativa – sociedade civil/sindical sem fins lucrativos tem por finalidade:
- Valorizar e desenvolver atividades de consumo, produção, credito, prestação de serviços gerais e comercialização de acordo com os interesses de seus cooperados;
- Atuara em nível de mercado;
- Formar e capacitar seus integrantes para o trabalho e a vida em comunidades.
- Sindicato – sociedade civil/sindical sem fins lucrativos tem por finalidade:
- Promover a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais de certa categoria de trabalho, representando-a em questões judiciais ou administrativas.
...