Ciencias
Por: paulanina • 23/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 2.246 Palavras (9 Páginas) • 272 Visualizações
Faculdade Anhanguera de Osasco Curso de Pedagogia[pic 2]
Disciplina: Ensino de Ciência
Orientador: Elder Garcia
[pic 3]
Faculdade Anhanguera de Osasco Curso de Pedagogia
Orientador :Elder Garcia
6ª Serie
Nomes dos Integrantes do Grupo
ADELICE PEREIRA DA SILVA RA: 5208957984
ALICE GODOI 5886157556
CECILIA ROSA DIAS 5222975384
CLAUDIA GOMES FREITAS 5602978148
CLÉO DOS SANTOS SCAMPARINI 5826963968
JOELMA RAMOS SILVA 5640132582
JULIANA MAYSE DA SILVA 1299184033
MARINALVA PIAUILINO 5650133202
VALERIA DA S.SOARES BRANDÃO 5651971438
Sumário
Introdução------------------------------------------------------------------------------1
Desenvolvimento----------------------------------------------------------------------2
Cromatografia--------------------------------------------------------------------------3
Conclusão-------------------------------------------------------------------------------4
Bibliografia------------------------------------------------------------------5
Introdução
O presente trabalho, vai aborda sobre tema de ciência no ensino fundamental, construção do conhecimento cientifico na escola, conceitos físicos a partir de situações problema e iniciação cientifica nas series iniciais do ensino fundamental, E também cromatografia em papel, e suas etapas.
Resenha
Ao passar do tempo a ciência vem mudando, mais o que entender como ciência e sua importância nas nossas vidas e docências? A ciência pode-se entender como um sistema de processo didático já que cada experiência tem uma sequência de processos.
Quando falamos de educação cientifica temos que levar em conta; Procura de explicações sistematizadas, necessita de interpretação dos fatos seja confirmado e é um processo social.
Já na época de 1965 o ensino era proposto para uma classe no intuito de formação de novos cientistas, antes com esse pensamento o ensino se resumia a estimular e buscar nos seus alunos novos interesses pela área sem a questão educativa como foco de tudo.
Hoje com as Parâmetros Curriculares Nacionais esse quadro mudou a ciência tem como um dos objetivos explicar os fenômenos da natureza e leva-las a ter um conhecimento do mundo e das suas criaturas.
Podemos notar que nas fases infantis principalmente no jardim há um interesse maior da crianças pela ciência, pelos acontecimentos da natureza, isso para elas nessa fase e muito prazeroso mais esse quadro muda conforme seu crescimento. Com o passar do tempo a ciência vira muito conteudista deixando assim que interesse das crianças de menor, por isso a questão passar uma aula criativa, conteudista e dinâmica ao mesmo tempo depende muito do interesse dos seus docentes, já que é o professor que tem o poder de estimular tais conhecimentos.
Assim podemos pensar no processo de aprendizagem na educação cientifica como; recolher conhecimento prévio cientifico, construção e reconstrução de conhecimento, fazer proximidade da aula de ciência com o fazer cientifico, propor situação problema, colher características sociais, entender o pluralismo que envolve o ensino e aprendizagem em ciências.
Nas escolas esse processo começa no conhecimento ambiental, o professor como mediador desse conhecimento deverá ter a princípio uma prévia do conteúdo ambiental a ser estimulador, isso envolve gerar o interesse em problemas e acontecimentos ambientais ao derredor da comunidade atendida pela escola.
Durante o processo de conhecimento ambiental nas escolas temos como docentes que ir além do processo da informação ambiental e sim gerar possibilidades para que os alunos possam problematizar e levar a fundo os ambientes apresentados.
Vemos no séculos XIX que o conhecimento ambiental se resumia apenas a natureza e ao estudo da época primitiva, isso vem mudando com o Tradado de Educação Ambiental e Sociedades Sustentáveis de Responsabilidade Global em 92, nos mostra outra visão leva em conta todas as formas de vida e ambientes ao derredor.
Também proponha que haja um conhecimento social da comunidade ali presente, já que o conhecimento ambiental os leva a pensar sobre o mundo e ambientes em que vivem.
Nessa hora o professor pode usar da interdisciplinaridade durante a exploração de locais de convívio dos alunos, podendo assim elaborar um projeto que vincule outras matérias no processo de aprendizagem. O projeto pode levar os alunos a reconhecer geograficamente o território, o quadrante do local e a história o processo que levou o problema já que isso também e cultural e geralmente histórico de cada bairro.
Assim os professores podem propor um projeto ambiental para seus alunos, levando em conta a melhora e problematização do conteúdo e local estudado através da interdisciplinaridade na escola. Os docentes deverão fazer uma busca de informação do local a ser estudado, procurar estórias e acontecimento que marcaram esse local e contribuíram para a degradação do ambiente. É necessário um estudo completo do local, geograficamente, historicamente e politicamente para a realização do projeto, assim estimulando os alunos a uma ação sustentável e rica em conhecimentos científicos e ambientais. Levando assim os alunos e a escola a ter uma visão sustentável e responsável como cidadãos.
...