Como trabalhar transportes
Por: Rosacastro • 16/4/2017 • Projeto de pesquisa • 1.460 Palavras (6 Páginas) • 310 Visualizações
PROJETO
TEMA: Meios de Transporte
IDADE: 5 anos
JUSTIFICATIVA
Possibilitar as crianças o conhecimento sobre meios de transporte existentes. As crianças costumam viajar ao menos duas vezes ao dia, no trajeto que fazem de casa para a escola e vice e versa. Além do que possuem outras atividades em sua rotina; como consultas ao médico e dentistas, compras e passeio aos parques.
Dessa forma, a conscientização desde a Pré-escola sobre as leis de trânsito é de suma importância. Devido ao grande número de acidentes e imprudências, devemos mantê-los informados sobre os perigos existentes e os cuidados que devem ter, tanto como pedestres ou passageiros; e seus pais e familiares como motoristas.
INTRODUÇÃO
As cidades são lugares ideais onde as crianças podem se desenvolver, já que é onde se encontra a maioria dos serviços e centros de instrução. Por outro lado, porém, as cidades podem parecer hostis às crianças, que frequentemente se sentem excluídos dos espaços públicos e dos meios de transporte que são, na sua maioria, projetados e ajustados às necessidades dos adultos e automóveis.
É importante, portanto que as crianças entendam que os meios de transporte são responsáveis pelo deslocamento de pessoas, animais, matérias-primas e mercadorias, sendo de fundamental importância para a infraestrutura e a economia de um determinado local.
Este projeto será aplicado com a intenção de apresentar e conscientizar sobre os meios de transporte e seu manejo, levando as crianças a conhecerem e aprenderem de modo integrado os meios de transporte, trânsito e suas leis.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Construir o conhecimento pedagógico, através de formas, cores e os significados das placas mais utilizadas no trânsito, do semáforo e faixa de pedestres.
- Desenvolver habilidades; motora, visual e intelectual. Através do conhecimento de locais de risco para brincadeiras, orientá-los sobre sua condução (cinto de segurança e cadeirinha) e mostrá-lo como pedestre.
METODOLOGIA
A metodologia utilizada será a abordagem humanista, ou seja, o aluno é o principal elaborador do conhecimento utilizando alguns materiais que iremos pedir para que as crianças tragam, como a revista e o reciclável. A plena participação mutua, ou seja, todos terão espaço para perguntar, contar algum fato relacionado ao tema, brincar, explorar e, cada um ao seu modo, absorver o conhecimento. Que eles se envolvam na proposta e realiem as atividades com prazer e alegria.
MATERIAL UTILIZADO
Revistas, jogos, jornais, músicas, vídeos, matérias recicláveis (caixa de leite, tampinha de garrafas, garrafas pet, papelão, entre outros), material escolar (lápis, cola, cartolina, tesoura, borracha, régua, canetinhas, giz) e figuras.
CRONOGRAMA
Esse projeto será desenvolvido durante o período escolar com duração, em média, de dez dias. Com o início do semestre e sendo contínuo até o término das atividades, em dias consecutivos; a menos que haja imprevistos que nos obrigue a mudar o cronograma.
1ª Aula – Será mostrado, através de fatos históricos, que os meios de transporte nem sempre existiram ou foram como conhecemos, que eles evoluíram com o passar do tempo. Que antes as pessoas se locomoviam apenas com seu corpo, depois usando a força dos animais e logo, com a criação dos veículos, novos meios de transporte foram criados.
2ª Aula – Através de figuras, imagens de veículos (utilizando revistas e jornais) apresentação de vídeos infantis sobre o trânsito, e até mesmo com a utilização de miniaturas apresentaremos os meios de transporte existentes. Após a apresentação dos meios de transporte, devemos propor algumas questões para que o aluno responda oralmente.
*os desenhos abaixo serão mostrados em folhas de sulfite, que ficarão penduras em varais sobre a sala para que a criança tenha acesso visual a todo o momento. Dessa forma e a partir do interesse de cada criança, poderemos desenvolver e identificar em pequenos gestos suas múltiplas inteligências – aquelas que têm por base as características cognitivas e emocionais individuais e também aquelas advindas como produto do meio onde a criança vive, bem como sua capacidade de compreensão ou seja, com o quê cada criança se identifica e possui facilidade em trabalhar e absorver.
(Colocar aqui as figuras)
3ª Aula- Perguntas.
- Como você veio para a escola hoje?
- Você está em casa, mas precisa ir ao supermercado. Você vai a pé, de carro ou pega um ônibus?
- Se você vai fazer uma viagem para um lugar bem longe, que transporte utiliza?
Leve-os a entender que as pessoas podem se locomover de diferentes maneiras pela cidade, seja a pé, de ônibus, de carro, de bicicleta e outros meios.
Como atividade deverá ser fornecida massa de modelar e pedir para que os alunos façam meios de transporte.
4ª Aula – Desenvolver a consciência da criança no trânsito. É preciso destacar os direitos de motoristas e pedestres e fazer com que os alunos trabalhem com situações reais. Primeiramente, através de conversa informal, deverá ser verificado o conhecimento prévio de cada criança. Através de desenhos e ilustrações, deveremos informar as crianças qual o comportamento correto no trânsito. Como atividade, devemos solicitar que cada criança descreva como é o trânsito na sua vinda para a escola. Atividade que poderá ser feita através de desenhos. Após o término dos desenhos, estes deverão ser interpretados por cada aluno e deverá ser comentado pelos amigos e professores.
(Colocar aqui as figuras)
5ª Aula – Conhecimento das regras básicas de trânsito. Através de atividades na Brinquedoteca, montar um cenário de trânsito, onde apareçam as principais placas (PARE, NÃO ESTACIONE; por exemplo), montando também um semáforo, orientando sobre as três cores.
Deverão ser incluídos no cenário, as faixas de pedestres e informá-los da importância da existência da mesma. Nesta atividade deverá ser mostrada a figura do agente de trânsito e descrever suas atividades e a importância de sua existência.
...