“Como uma sociedade pode comportar duas realidades tão diferentes”
Por: isabeleytalo • 13/4/2015 • Artigo • 589 Palavras (3 Páginas) • 518 Visualizações
“Como uma sociedade pode comportar duas realidades tão diferentes”
A sociedade vive um momento marcado com grandes transformações, resultante principalmente do avanço da tecnologia, nas diversas áreas que existem.
O que aparenta a realidade social e educacional do Brasil mostra bem o quanto os brasileiros estão longe de atingir um equilíbrio entre a sociedade. Mostra também o quanto ainda grave o déficit na educação em termos quantitativos e qualitativos e como ainda grande o desafio para os educadores na educação no Brasil. Impõem-se um estudo mais crítico da situação da nossa sociedade.
A educação está diretamente relacionada com as condições da economia. Porém, se, por um lado, a educação pode contribuir para evolução da sociedade, por outro é necessário uma transformação em meio às desigualdades sociais.
A Educação em todo o seu aspecto é um desafio. Como dizia Paulo Freire não se pode falar de Educação sem falar de amor. O Amor que é um sentimento próprio, que quebra regras, obstáculos e nos direciona para a edificação de um mundo mais educativo. É preciso que olhemos para a educação como um processo contínuo e eficaz.
Uma sociedade que não domina a leitura e a escrita, além de outros elementos indispensáveis para o desenvolvimento humano, é uma sociedade que se constrói sem a clara percepção de sua identificação cultural. Uma sociedade que não conhece com clareza sua identificação cultural, não cria sua história de cidadão com liberdade e independência.
Possui mais oportunidade de realização pessoal e profissional o aluno autônomo e competente, ativo em relação à aprendizagem, capaz de discernir e resolver problemas, capaz de estudar e pesquisar constantemente, buscar grandes quantidades de dados em diversas mídias, organizá-los e transformá-los em conhecimento ajustável.
Neste sentido, a escola deve estar atenta não somente as necessidades em crescimento e atuais, como também, ao seu papel maior, o de possibilitar métodos esclarecedores que ajudam o desenvolvimento pessoal do educando, no que diz respeito a sua formação para a condição diante da sociedade. Assim, um dos seus maiores desafios é trabalhar com a reconstrução crítica e reflexiva do educando, de modo a prepará-lo para o conflito das desigualdades sociais, presentes na sociedade.
Neste conceito, a educação deve ser compreendida não somente como acesso a ascensão material e retorno financeiro, mais no seu sentido vital, transformar-se em uma ferramenta de crescimento pessoal, de aprendizagem para a vida.
Sugere-se como ponto de partida, a elaboração de um projeto de ensino que estabeleça como oalvo, atender todos os alunos, independente da capacidade que eles venham a apresentar. Ou seja, alunos lentos ou rápidos, alunos que tendem mais para o lado competitivo ou colaborativo, alunos procedente de famílias estruturadas, ou desestruturadas, que apresentem necessidades especiais..
A escola é um ambiente em que todos devem ser tratados com igualdade, e que os alunos tenham as mesmas oportunidades, porém, essas podem ser aplicadas de forma diferenciada, dependendo do andamento de cada um.
O educador deve se conscientizar que o aluno é formado através das experiências que são vivenciadas por toda sua vida. O desenvolvimento do
...