Comunidades virtuais de aprendizagem
Por: thais87132769 • 30/3/2016 • Trabalho acadêmico • 439 Palavras (2 Páginas) • 324 Visualizações
Nome: Thais Ramalho da Silva RA: 9902006747
As comunidades virtuais de aprendizagem
Com o passar dos anos e com os avanços tecnológicos, a forma em que as pessoas se relacionam passou por mudanças. A partir do surgimento do computador e da internet, também surgiram as comunidades virtuais, onde as pessoas interagem e se comunicam, mesmo estando em tempo ou espaço diferentes.
Já as comunidades virtuais voltadas para a aprendizagem são espaços onde pessoas com os mesmos interesses e objetivos utilizam da tecnologia para estabelecer relações sociais, onde elas podem discutir idéias e construir novos conhecimentos.
As CVA’s não se dão apenas na educação à distância, como muitos pensam, mas ela também pode ocorrer na educação presencial, pois ela possibilita a elaboração de projetos e experiências para estimular a autonomia e a colaboração dos alunos.
É muito importante pensar na inserção das comunidades virtuais nas escolas, pois a mesma facilita a comunicação em grupo, e também estreita a relação aluno-professor, contribuindo de forma significativa para a aprendizagem.
Essas comunidades também são usadas para despertar o interesse dos alunos, pois muitas vezes, eles acham monótono pesquisar em livros, por exemplo, mais com o uso das novas tecnologias, as pesquisas e trabalhos passam a ser mais estimulantes.
Não podemos nos esquecer que para as CVA’s serem utilizadas, é preciso que o público-alvo, ou seja, os alunos tenham acesso às tecnologias, e é preciso dar acesso para aqueles que não têm.
As comunidades virtuais de aprendizagem também podem ser usadas na implementação de trabalhos sociais para crianças e jovens com dificuldades escolares, ou até mesmo para aquelas que não têm muito interesse.
Para estabelecer realmente as CVA’s na educação, é preciso redefinir o papel do professor, que passa de detentor do conhecimento para facilitador na construção do mesmo; do aluno, que passa a ter autonomia e independência; e da escola, pois é preciso que ela proporcione um espaço que contribua para a construção do conhecimento, e articulem o conhecimento individual com o coletivo.
Para mim, as comunidades virtuais de aprendizagem são ferramentas muito úteis no âmbito escolar, pois elas proporcionam interação entre os alunos e também entre professores e alunos. Nas CVA’s, a aprendizagem acontece de forma colaborativa, onde os questionamentos são necessários e os conteúdos estão à disposição de todos.
Bibliografia:
http://www.abed.org.br/congresso2008/tc/513200860631pm.pdf
http://www.pucsp.br/tead/n1a/artigos%20pdf/artigo1.pdf
...