Conceito de Rural segundo Bernardelli e Abordagens Metodológicas de Portugal e souza para análise do espaço rural.
Por: Jaimenson Mendes • 25/9/2019 • Trabalho acadêmico • 671 Palavras (3 Páginas) • 190 Visualizações
Departamento De Educação
Licenciatura Em Pedagogia
Comp. Curricular: Geografia Na Prática Pedagógica II
Docente: Maria Rita Ivo de Melo Machado
Discente: Everlaine Mª V. Brandão
O campo e o rural: questões conceituais e as abordagens no ensino fundamental I.
Texto: BERNARDELLI. Mara Lúcia da H. Contribuição ao debate sobre o urbano e o rural. In.: Cidade e campo: Relações e contradições entre urbano e rural.
Texto: PORTUGAL e SOUZA. Ensino de Geografia e mundo rural: diversas linguagens e proposições p. 95-134. In: Temas da geografia na escola básica.
Estudo Dirigido
*Qual o conceito de rural que você apreendeu no texto de Bernardelli? Quais as possibilidades de abordagens e análise do espaço rural para Portugal e Souza?
O texto de Bernardelli, apresenta o conceito de Rural através de vários pontos de vista porém, a partir desse pressuposto, podemos compreender com base na explanação da autora que definir o conceito de rural é algo difícil pois, é necessário ter um olhar mais aguçado para sua particularidade bem como sua relação existente na dimensão espacial. No entanto, Bernardelli, nos leva a perceber que o rural não é o oposto do urbano, mas sim, um lugar onde existe atividade socioeconômica e expressão de cultura assim como no urbano. Logo, o rural pode ser expresso e marcado pela presença da relação do homem com o espaço/território. Dessa forma, podemos abordar o rural a partir do aspecto social, político, ideológico, histórico e cultural em sua totalidade.
Em seu texto, Portugal e souza trazem algumas possibilidades de abordagens metodológicas que visam facilitar a compreensão do conceito a partir da análise do espaço rural, tendo em vista a exploração de recursos didáticos que trazem a temática da geografia no contexto escolar com o intuito de dinamizar a prática docente com alunos de escolas urbanas ou rurais. Abordagem metodológica que faz o uso do cinema (análise de filmes contextualizados) como apoio didático, oferece ao aluno uma exploração diferentes paisagens rurais, elementos geográficos, cultura e o destaque para os diversos problemas sociais como aborda o filme Vidas Secas (Santos, 1963) por exemplo.
Os autores destacam como possibilidade o uso da literatura brasileira, que permite que o aluno seja inserido nos espaços rurais partindo da perspectiva temporal que a leitura das obras literárias proporcionam como Morte e Vida Severina de João Cabral de Melo Neto. Tal análise, permite aos alunos um amplificação do conceito de espaço rural porque enfocam questões das características da região Norte, as paisagens do sertão além de abordar também os problemas sociais das consequência da seca, o êxodo rural, a vida nos engenhos bem como as relações sociais e desigualdades existentes.
Portugal e souza, também expõe que a música e o trabalho de campo pode ser utilizado como abordagem metodológica para o ensino da geografia e o conceito de rural, pois possibilita uma ligação do sujeito a espaços que têm características culturais e paisagísticas que são expressas e representadas pela música por exemplo. Assim, é possível analisar e observar a existência do processo de territorialização dos sujeitos, possibilitando aos alunos, diversas leituras geográficas.
O ensino da geografia através do trabalho de campo como abordagem, permite que o aluno tenha uma maior aproximação da realidade do contexto estudado, estreitando assim a relação entre a teoria e a prática através da compreensão do espaço mediante uma observação direta.
...