Conceito de hippies
Por: hrojunior • 10/6/2015 • Resenha • 360 Palavras (2 Páginas) • 363 Visualizações
Hippie
O movimento Hippie surgiu por volta dos anos 60 nos Estados Unidos mas, foi na década de 70 que ganhou força no Brasil. Conhecidos pela frase “Paz e Amor” e “Proíbam a Bomba” erguiam a bandeira na luta contra armas nucleares, em defesa do meio ambiente e eram a favor da emancipação sexual e praticavam o nudismo.
Com um estilo de vida nômade, viviam em comunidades e eram adeptos a religiões orientais na grande maioria. Não aceitavam nenhum tipo de guerra ou imposição capitalista.
Sua aparência era na maioria com cabelos e barba compridos, o que gerava na sociedade um sentimento de afronta ao padrão aceitável da época. As roupas costumeiramente velhas e rasgadas naturalmente como forma de oposição ao consumismo, normalmente cores berrantes e psicodélicas, além também de calças boca de sino, camisas tingidas e roupas de inspiração indiana.
Alguns dos estilos musicais eram o rock psicodélico, The Beatles, Janis Joplin, Jimi Hendrix, Led Zeppelin, Bob Dylan, Mutantes, Raul Seixas, Zé Ramalho, Tropicalistas...
Características mais comuns são: paz e amor, ideais anarquistas, rejeição ao consumismo e capitalismo, o uso de incenso e meditação, elevado uso de drogs como: maconha, haxixe, LSD, psilocibina (cogumelo), entre outros. Cultivavam o prazer livre e o misticismo.
Um dos acontecimentos mais conhecidos do movimento Hippie no mundo foi o Woodstock em 1969, já no Brasil, o maior festival que abraçava a causa Hippie aconteceu em um cidade do interior de São Paulo em Iacanga na Fazenda Santa Virgínia e ficou conhecido como Festiva de Águas Claras. Este festival teve quatro edições 1975, 1981, 1983 e 1984 e contou com a participação de vários nomes que faziam sucesso entre as comunidades Hippies do Brasil tais como Raul Seixas, Apokalypsis, João Gilberto, Mutantes, e muitos outros.
Em algumas cidades do Brasil como São Tomé das Letras, o vilarejo de Trindade em Parati, Pirenópolis em Goiás, Trancoso e Arembepe na Bahia ainda existem comunidades Hippie.
...