Conhecendo os frutos encontrados no Amazonas: suas plantas e a importância de conhecê-las
Por: Brunacdl • 29/10/2015 • Projeto de pesquisa • 2.689 Palavras (11 Páginas) • 262 Visualizações
Projeto de Aprendizagem
- Tema:
Conhecendo os frutos encontrados no Amazonas: suas plantas e a importância de conhecê-las.
- Problematização
A capacidade que o aluno deve possuir, ao fim do Ensino Fundamental, de compreender a natureza como um todo dinâmico, constituindo o ser humano parte integrante e agente transformador do mundo em que vive que possa compreender a importância da preservação e a origem das frutas que os mesmos consomem no dia-a-dia.
- Como trabalhar os frutos encontrados no Amazonas com crianças da Educação Infantil?
- Qual a importância de conhecer os frutos encontrados no nosso estado?
- Como ampliar o conhecimento das crianças acerca dos frutos encontrados no Amazonas?
- Justificativa
Segundo o RCNEI, no bloco a natureza e a sociedade os objetivos envolvem estabelecimento de algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais e a percepção dos cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente. As plantas são à base de toda a biodiversidade, mas infelizmente são os seres vivos que as crianças menos reconhecem como seres vivos, principalmente crianças das series iniciais. Os conhecimentos oriundos das Ciências Naturais devem ser voltados para a ampliação das experiências das crianças e que assim elas possam construir conhecimentos diversos a respeito do meio social e natural.
As crianças tomam consciência do mundo, de maneiras diferentes a cada etapa de seu desenvolvimento, as transformações que acontecem em seu pensamento influenciam no desenvolvimento da linguagem e suas capacidades de expressão. Explorar o ambiente, estabelecer contato com plantas, estimulando a curiosidade e o interesse, isso para as crianças de zero a três anos. Já para as crianças de quatro a seis anos, deve-se garantir que elas aprendam a interessar-se pelo mundo natural, imaginar soluções para compreendê-lo. Estabelecer algumas relações sobre as plantas e a importância do cultivo, para que assim possa nascer um fruto que poderá ser o alimento futuro.
O mundo em que vivemos é rico em possibilidades de exploração, por isso devemos apresentar sempre a realidade concreta para a criança entender melhor o seu mundo, o seu espaço, a sua história, reconhecendo a natureza como provedora de bens para a nossa sobrevivência na terra. A criança constrói o seu viver a partir de valores advindos de sua família e dos grupos que lhes são próximos, por isso é importante mostrar para crianças que vivem no Amazonas como nascem os frutos com os quais elas estão acostumadas a consumir, ou que são mais fáceis de encontrar na região.
As ciências são importantes porque levam o aluno a desenvolver a capacidade de observação e pesquisa e o raciocínio científico, despertam a consciência sobre a importância da preservação do meio ambiente e do respeito à natureza, mostram o homem como parte do universo e como indivíduo, permitindo o estudo da vida.
O estudo da natureza é de fundamental importância para as crianças, e o professor deve oferecer oportunidades diversas para que possam descobrir a riqueza e a beleza que ela nos proporciona. Fazer passeios por parques e locais de área verde, manter as plantas, plantar e descobrir o processo de desenvolvimento do da planta até virar fruto, pesquisar em livros e fotografias a diversidade de frutas encontradas no estado, principalmente frutas amazônicas, são algumas das formas de se promover o interesse e a valorização da natureza pela criança.
- Objetivos do projeto
Esse projeto tem como objetivos principais:
- Compreender a importância da planta e de seus frutos encontrados e cultivados no Amazonas;
- Conhecer e explorar os frutos encontrado na Região em que as crianças vivem;
- Valorizar as plantas e respeitar seus elementos e desenvolvimento delas;
- Estimular o gosto pelo plantar;
- Valorizar os conhecimentos obtidos no contato com a natureza;
- Adquirir o gosto pelas pesquisas e descobertas;
- Desenvolver noções de quantidade;
- Treinar a coordenação motora fina, através de recorte com tesoura e pintura a dedo;
- Atividades
- Investigação científica das frutas:
- Pesquisar sobre as frutas;
- Onde podem ser encontradas essas frutas;
- Como ocorre o seu desenvolvimento na planta.
- Exposição de diferentes tipos de frutas:
- Pesquisar e mostrar os diferentes tipos de folhas das plantas que desenvolvem a planta;
- Explicação a respeito dos frutos dessas plantas;
- Exposição da pesquisa realizada.
- Medidas/ Matemática
Após explicar os tipos de plantas, e frutos encontrados com mais frequência no Amazonas, às crianças farão, com a ajuda do professor, um doce de cada fruto ou o preferido por elas. Através dessa atividade trabalharemos medidas, pois haverá uma receita a ser seguida e as crianças separarão os materiais que serão utilizados.
Ex: Creme de cupuaçu.
200 ml de leite condensado;
200 ml de creme de leite;
500g de polpa de cupuaçu;
Modo de preparo: bata tudo no liquidificador e coloque em um recipiente, ponha no congelador espere um pouco, e pronto é só se deliciar.
- Criação de um pomar:
- Exibir o vídeo “Doki descobre: De onde vêm as frutas?”
- Após isso, propor que cada criança traga de casa uma fruta.
- Coletar as sementes dessas frutas;
- Criar o pomar;
- Fazer registros semanais do processo de desenvolvimento das plantas.
- Criação de uma feira:
- Visitar a feira da cidade ( conhecer o lugar onde se compram as frutas).
Através dessa visita:
- Reproduzir uma feira em sala de aula, trabalhando pesos e as formas das frutas e seu valor.
- Descobrindo a fruta:
- Trazer para sala de aula diferentes tipos de frutas do Amazonas;
- Vendar os olhos das crianças e ajudá-la a descobrir que fruta ela está comendo, trabalhando assim, com sabores, texturas e aromas (paladar, tato e olfato).
- Recursos possíveis para a coleta de dados
Serão utilizados os seguintes recursos: conversas, músicas, data show, visitas, passeios, imagens, textos informativos, revistas, observações, exploração de materiais, pesquisas, experiências concretas.
...