Considerações Finais
Por: Feitoza • 17/5/2018 • Trabalho acadêmico • 447 Palavras (2 Páginas) • 1.266 Visualizações
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
No decorrer do presente estudo, procuramos evidenciar os benefícios trazidos pelos recursos tecnológicos à educação e como a utilização das tecnologias enriquece o ambiente educacional. Mediante o exposto, verificamos que as Tecnologias de Informação e Comunicação estão cada vez mais presentes em nossa sociedade, tendo um papel muito importante na educação, visto que traz inúmeros benefícios para as pessoas. E quando incorporada ao processo de ensino-aprendizagem, proporciona novas formas de ensinar e de aprender, em um momento no qual a cultura e os valores da sociedade estão mudando, exigindo cidadãos críticos, criativos, competentes e dinâmicos.
Para atingirmos o nosso objetivo, foram abordados diferentes pensamentos de diversos autores que fundamentaram a pesquisa, mostrando a importância do uso das tecnologias na educação. Nele, ficou evidente que, utilizar as Tecnologias por si só não é suficiente para o avanço da educação, pois só o manuseio não basta se não forem utilizadas corretamente. E independentemente dos recursos tecnológicos que a escola dispõe, o professor é o único sujeito capaz de mediar o aprendizado e torná-lo mais atrativo, divertido e interessante para os alunos. E diante disso,cabe ao docente se inteirar e se adequar às tecnologias que ora se apresentam, uma vez que, a sociedade do conhecimento demanda um novo perfil de profissional.
Por outro lado, o estudo mostrou também, que o educador mesmo inserido nesse elo de constantes mudanças tecnológicas, por vezes, não consegue adequá-las às necessidades e especificidades da escola e do alunado com que atua, comprometendo, de certa forma, o processo de ensino- aprendizagem.
Com base nas leituras efetuadas, verificamos que,com a chegada de cada inovação tecnológica, a primeira atitude das pessoas é de desconfiança e receio, mas, quando vão sendo incorporadas na sociedade, é gerado um estado de normalização. E nesse processo, o educador deve ser qualificado o suficiente para tornar seus alunos capazes de navegar no oceano de informações que essa tecnologia disponibiliza, atuando como um estimulador no processo de ensino e aprendizagem na sala de aula, utilizando de forma correta os recursos tecnológicos sem prejuízo pessoal e profissional. Ou seja, o professor deve ver a tecnologia como uma aliada, como um recurso que surgiu em contribuição ao processo de ensino-aprendizagem. Consideramos, também, que a escola não pode ficar indiferente a essa realidade, deve modernizar o ensino, trazendo materiais, recursos e cursos de qualificação para os professores, realizando assim, uma conexão entre o conhecimento e a aprendizagem Tecnológica.
Assim, nossa pesquisa deixa como sugestão, que sejam oferecidos aos docentes formações direcionadas ao uso de tecnologia em sala de aula, para que os mesmos sintam-se seguros e aptos a atender aos discentes, sem receio ao uso das mesmas no processo ensino-aprendizagem.
...