Considerações sobre: conviver em rede e aprender enredado: desafios para didática on-line
Por: Hellenlarissa • 12/5/2021 • Trabalho acadêmico • 832 Palavras (4 Páginas) • 123 Visualizações
Este artigo tem como ponto de partida social e relações sociais. Desde o nascimento da humanidade, a mesma desenvolveu tecnologias que auxiliam no seu estilo de vida. Após muitos anos de desenvolvimento e mudanças, as tecnologias (como os meios de comunicação e informação) ocupam um lugar importante nas relações interpessoais. Como todo ser humano precisa de conviver, acarreta de estarmos em diferentes relações e sistemas sociais e com o passar do tempo percebemos que vivemos em uma grande rede. E atualmente com mais avanços a cada dia, estamos cada vez mais conectados nas redes sociais.
Como aponta o autor deste artigo, a didática on-line deve ser real e humana, em que os meios de comunicação, informação e a rede estejam sempre baseados na condição humana para melhorar o estado de existência. Como a vida em sociedade é complicada (exige dos comunhão, respeito pelas diferenças, vidas capazes e diversas), ainda existem situações de egoísmo e falta de solidariedade. Principalmente nesse âmbito de pandemia, a didática on-line, enfrenta problemas todos os dias, como:
- Fazer com que o aluno aprenda e aplique os conhecimentos, sem que os meios que ele utilizou para isso não necessariamente defina esse processo.
- O fato de estar com uma ferramenta de distração (notebook, celular e etc…) sempre em mãos, pode levar uma fácil dispersão de foco.
- Como é mais complicado acaba demorando mais tempo que uma aula normal, então o professor precisa de ser bem mais objetivo para que ele conclua o que precisa.
Além disso, os métodos de ensino podem ser classificados de acordo com a qualidade, o que faz com que muitos alunos considerem bons professores como professores com bons métodos de ensino, e assim por diante. Cada professor tem uma própria didática, marcando assim a vida do aluno para uma boa ou má lembrança.
Os cinco discernimentos que cruzam a Didática On-line:
- A posição em que se encontram aluno e professor;
Também é colocado em discussão a “possibilidade de extinção dos professores”, dado que nessa modalidade de ensino, a didática tem muito enfoque sobre o aluno em detrimento do professor.
- A autonomia do aluno;
No entanto, o termo "aprender por aprender" ainda se encontra no contexto e é muito utilizado quando se refere aos métodos de ensino online, todas essas posições provocam a desvalorização dos professores e colocam em risco a natureza da educação.
- A prática de tirar dúvidas;
Neste ponto não está se afirmando que a prática de tirar dúvidas é desnecessária e até incorreta no processo educativo, e sim que o processo não depende exclusivamente disso.
- O professor, a organização do conteúdo e sua relação com um ensino educativo;
Os professores devem mostrar aos alunos o grau em que este conteúdo de aprendizagem é significativo em todas as áreas de suas vidas, mudar as percepções dos alunos sobre seu processo de aprendizagem e outras situações que resultam dele.
- A ênfase nas tecnologias
...