Constituição Federal de 1988 e a Educação
Por: Jurandir Neres • 7/3/2016 • Trabalho acadêmico • 395 Palavras (2 Páginas) • 235 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Políticas Educacionais
Aula-tema 03: Constituição Federal de 1988 e a Educação
NOME | Ana Paula de Melo |
RA | 7082562870 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2016
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Políticas Educacionais
Aula-tema 03: Constituição Federal de 1988 e a Educação
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Políticas Educacionais apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (nome completo).
Anhanguera Educacional
2016
Pelo que temos observado no panorama educacional em nosso país, a questão da universalização do atendimento escolar tem sido acompanhada pela garantia do padrão de qualidade e pela valorização dos profissionais do ensino? Justifique.
Ao conhecer a história da educação brasileira, percebemos a precariedade que foi antigamente, atualmente, apresenta certo avanço onde várias legislações como a Constituição Federal de 1988, a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB de 1996, que garantem o direito à educação a criança e ao adolescente.
A intenção é buscar uma escola democrática, pluralista, que venha valorizar a diversidade frente às problemáticas sociais perpassadas pelo educador e educando. Entretanto são encontrados inúmeros desafios, principalmente vindo por parte do educador, a mudança de ideologia impregnada na sociedade, altera a concepção de ensino e do papel da escola.
Hoje em dia a carreira de professor é uma das menos procuradas pelos jovens brasileiros. Salários muito baixos, não existe de planos de carreira, instabilidade no emprego. Os professores se sentem desmotivados diante desse cenário,
Universalização não acompanha a qualidade do padrão de atendimento escolar e muito menos a qualidade dos profissionais da área. O ideal era qualificar mais os docentes com compromisso fundamental de alinhar esses fatores fundamentais para a educação de qualidade, pois à garantia dos direitos do cidadão, ou, ainda a escola deve assumir um novo papel frente à sociedade, que é o de propiciar ações para a efetivação dos direitos democráticos.
Referencias:
(Fonte:<http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacaomidia/noticias/19460/12-de-outubro-mais-de-18-milhao-de-criancas-estao-fora-da-escola/>. Disponível também em: <https://docs.google.com/open?id=0B1lfOtr2UH-ESjRQZ1NxY3B4bnc>. Acessos em: 07 mar. 2016.
...