Constituição Federal de 1988 e a Educação
Por: thais87132769 • 19/4/2016 • Dissertação • 613 Palavras (3 Páginas) • 363 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Políticas Educacionais
Aula-tema 03: Constituição Federal de 1988 e a Educação
NOME | Thais Ramalho da Silva |
RA | 9902006747 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2016
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Políticas Educacionais
Aula-tema 03: Constituição Federal de 1988 e a Educação
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Políticas Educacionais apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da tutora Christiane Daquana Costa Turetta.
Anhanguera Educacional
2016
Pelo que temos observado no panorama educacional em nosso país, a questão da universalização do atendimento escolar tem sido acompanhada pela garantia do padrão de qualidade e pela valorização dos profissionais do ensino? Justifique.
Podemos observar que mesmo com a obrigatóriedade do atendimento escolar, o padrão de qualidade e valorização dos profissionais de ensino ainda não tem tido a devida atenção por parte do governo, que esta muito preocupado com números e metas, e tão pouco se importa se o ensino em nossas escolas está realmente chegando a resultados positivos. Não adianta ter cem por cento das crianças brasileiras matriculadas em escolas, sendo que o ensino é deixado de lado.
Isso acontece também pela falta de valorização que os profissionais têm aqui no Brasil, pois vemos que em muitas culturas, o professor não só é valorizado, como também é respeitado. Salários baixos, falta de estrutura no ambiente de trabalho, falta de respeito por parte dos alunos e familiares são apenas alguns fatores que fazem alguns professores formados acabem abandonando sua profissão.
Muitos pais veem as escolas como depósitos de crianças, e os professores como babás, principalmente na Educação Infantil, onde muitos acabam matriculando seus filhos apenas para poderem trabalhar sussegados. A sociedade não entende a real importância do professor, que através de seu trabalho e sua profissão, acaba formando todas as outras profissões existentes
Isso só irá mudar quando todos pararmos para refletir sobre a real importâcia dos profissionais de ensino, que além de nos ensinar o be-à-bá, nos ensinam a conviver com o outro, respeitar as diferenças, a construir opinião sobre o mundo, a indagar e a exercer nossos direitos e deveres como cidadãos, nos tornando seres pensantes, para que possamos efetivamente não só conviver em sociedade, mas também participar dela como sujeito atuante, não como figurante.
Quando o professor for realmente valorizado, concerteza isso fará com que o mesmo tenha prazer em exercer sua profissão, em ensinar e promover a educação, não apenas aumentando seus salários, mas reconhecendo o verdadeiro valor desse profissional, dando condiçõe dignas para que ele faça seu trabalho, e assim chegue ao resultado esperado, que é a transmissão de valores e de conhecimento, não apenas números de crianças matriculadas, que é o que vemos grande preocupação atualmente.
...