TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contação historia (os amigos da pata griséla)

Por:   •  15/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.615 Palavras (7 Páginas)  •  1.180 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

2 INTRODUÇÃO 3

3 DESENVOLVIMENTO 4

RELATOS DE PRÁTICA PEDAGÓGICA. 4

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 6

5 REFERÊNCIAS. 7

2 INTRODUÇÃO

Visitamos uma turma de educação infantil em uma creche chamada Irmã Fabíola e contamos a história “Os amigos da Pata Grisela” da Editora Brasileitura. O livro traz como tema a vida dos animais na fazenda, especialmente a pata Grisela, que gostava de fazer amigos e cultivá-los, um dia o Senhor Porco foi até o lago para beber um pouco de água e dona Cegonha não queria deixar, até que Grisela interferiu e disse que todos os animais tinham os mesmos direitos, a pata Grisela tinha muitos amigos. O livro aqui apresentado é adequado à faixa etária de quatro anos, pois além de trabalhar com a imaginação da criança e o gosto pela leitura, podemos trabalhar outras coisas do dia-a-dia como: amizade, respeito e direitos e deveres. O livro foi sugerido pela professora da turma, pois a escola trabalha com o projeto “Planeta dos animais”, no momento da historia levamos as crianças a conhecerem diversos tipos de animais, apontando para a diversidade (locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras coisas relativas a cada espécie).

É com satisfação que relacionamos este trabalho com o eixo do 4°- semestre do curso de Pedagogia da Faculdade UNOPAR, na disciplina Organização e didática na Educação Infantil, sendo necessário reconhecer e fazer do planejamento de ensino o articulador da prática pedagógica, além de identificar os eixos da educação infantil no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e refletir sobre sua prática, na disciplina Educação da Criança de 0 a 5 anos, observamos e confirmamos que as crianças são muito puras e cabe ao educador planejar o seu dia-a-dia com assuntos relacionados a um tema, motivando assim as crianças a participarem para desenvolverem suas habilidades e criatividade.

Na Ludicidade e Educação podemos confirmar que o lúdico esta presente na vida de todas as crianças e é uma pena que raramente é reconhecida e respeitadana disciplina Ensino da Linguagem Oral e Escrita, cabe ao educador identificar e compreender as fases do desenvolvimento da linguagem oral e escrita, analisar as contribuições e desenvolver a leitura e a literatura infantil como um dos recursos metodológicos e por fim na disciplina Ensino e Alfabetização, relacionamos este trabalho como sendo um processo para esse fim – desenvolvimento da linguagem oral e escrita – pois é preciso trabalhar e preparar a criança para conhecer, compreender e dominar a linguagem.

3 DESENVOLVIMENTO

3.1 RELATOSDE PRÁTICA PEDAGÓGICA.

Este registro é o relato de uma experiência pedagógica desenvolvida com a turma de 4 anos da Educação Infantil da creche Irmã Fabíola .

De acordo com Piaget esse é o período pré-operatório que vai dos 2 aos 7 anos de idade e se caracteriza pelo surgimento da capacidade de dominar a linguagem e a representação do mundo por meio de símbolos, a criança continua egocêntrica e ainda não é capaz moralmente de se colocar no lugar do outro.

Quando chegamos, as crianças já estavam na sala, a professora nos apresentou a turma e disse que ficaríamos com eles, a creche trabalha o sistema de rodízio de alunos, então em um período de 3 horas passaram pela sala de literatura cerca de 40 alunos, no momento o projeto trabalhado é o “Planeta dos animais”, a respeito do projetoValente (2000), acrescenta:

“(...) no desenvolvimento do projeto o professor pode trabalhar com [os alunos] diferentes tipos de conhecimentos que estãorepresentados em termos de três construções: procedimentos e estratégias de resolução de problemas, conceitos disciplinares e estratégias e conceitos sobre aprender” (p. 4).

O objetivo desse projeto é levar as crianças a conhecer diversos tipos de animais, apontando para sua diversidade (locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras coisas relativos a cada espécie). Conforme a educadora, já foram ao zoológico para uma aula-passeio, teoria defendia por Célestin Freinet, onde propõe uma educação mais ativa quando diz: “Quanto mais ativa é a mente da criança, mais ela é receptiva a novos conhecimentos”.

Com o sistema de rodízio no primeiro momento, observamos a professora. No segundo era aula-atividade, aproveitamos para planejar o terceiro momento, a educadora sugeriu o livro “Os amigos da pata Grisela”, onde pudemos explorar vários assuntos, os animais, a imaginação, amizade e direitos e deveres, fizemos varias perguntas e preparamos algumas músicas. No inicio do terceiro momento as crianças chegaram e todas se sentaram no chão, nos apresentamos e fizemos uma breve introdução da historia, uma de nós sentou-se no chão com eles e cantamos as músicas selecionadas (do sapo, do macaco, da galinha pintadinha, não atire o pau do gato, entre outras).•.

No momento de iniciar a historia foi pedido que todos ficassem quietos e começou nosso bate papo, após ler o primeiro capítulo, falamos dos amigos e perguntamos quem tinha amigos, todos responderam como um coro, “-eu”, afinal a pata Grisela tinha vários amigos e não diferente da pata, nós gostamos de estar com nossos amigos, depois falamos dos diferentes tipos de animais, perguntamos¨ quem tinha um animal¨, todos responderam que sim, um disse – Meu cachorro se chama” Diego” tia, outro falou que tinha 5 gatos , e 3 cachorros. Perguntamos se os gatos e os cachorros se davam bem, e ele respondeu que os cachorros comiam os gatos dele . Notamos que o lúdico das crianças é infinito. Eles contaram vários historias do cotidiano deles. Mostramos no livro quem eram os amigos de Grisela, um falou “o porco”, outro disse “a dona vaca”, outra criança sussurrou “o pavão” e ainda outra “o cabrito tia”. Perguntamos se sabiam me dizer qual é o som que cada animal faz, “o pato faz quac-quac”, disse o primeiro, depois outro disse, “o pavão faz glu, glu, glu”, outro aluno falou “o cabrito faz beeeee”, outro “au,au” e para finalizar o dono do gatinho disse “meu gatinho faz miau”.

Parece que todos queriam falar ao mesmo tempo, assim todos falaram de vários animais que tínhamos visto na história e no meio da conversa um aluno disse “tia, meu peixe é vermelho”.Uma outra disse:_” meu peixe foi ler o jornal e não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com