Contos de fada
Por: Paula Deize Damaceno Arena • 19/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.933 Palavras (12 Páginas) • 298 Visualizações
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
TRABALHO DE ANÁLISE SOBRE CONTOS DE FADAS
SÃO PAULO
2015
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
TRABALHO SOBRE CONTO DE FADAS
SÃO PAULO
2015
Sumário
Introdução...........................................................................................................................04
Desenvolvimento.................................................................................................................05
- Identificar os elementos básicos do texto narrativo.............................................05
- Resumo do conto...............................................................................................05
- Analise do conto......................................................................................................06
2.1 Qual tema principal e secundários presente no conto?.................................06
2.2 Qual tipo de conflito existente no conto?........................................................07
2.3 Como o conflito é resolvido?............................................................................08
2.4 A linguagem simbólica......................................................................................09
2.5 Por que trabalhar esta história com as crianças?......................................... 09
Conclusão.............................................................................................................................11
Referencias biográficas ......................................................................................................12
Introdução
Normalmente contos de fadas são narrativas curtas, por vezes começam com “Era uma vez”, e tem como objetivo a transmissão de valores culturais além de conhecimento. Possuem características como magias, encantamentos em seus personagens, encontramos animais que falam, pessoas que voam e não vamos esquecer as fadas, que permeiam grande parte das historias, como seres mágicos e cheios de encanto, dotado de grande poder para realizar desejos.
E em sua maior parte é transmitida oralmente, e trazem em seu enredo um herói ou uma heroína, que precisa vencer conflitos e obstáculos, antes de triunfar contra o mal. O leitor encontrará nestes contos situações que fazem parte do seu cotidiano, com conflitos, medos e sonhos. Irá se deparar com sentimentos que fazem parte de cada um (amor, ódio, inveja e amizade) de forma natural, e desenvolverá formas de lidar com isso.
É de fundamental importância introduzir esse tipo de leitura ao universo infantil, pois em primeiro lugar ensina a criança que mesmo diante das dificuldades que enfrentaram em suas vidas é possível superá-las, em segundo lugar promove um enriquecimento na vida interior da mesma, por auxiliá-la a entender melhor suas emoções. E com tal estímulo o desenvolvimento intelectual como os emocionais ganham espaço para serem ampliados.
Entre os grandes autores, nos focaremos em Charles Perrault, criador de grandes clássicos dos contos como: Chapeuzinho Vermelho, Pequeno Polegar e Pele de Asno, sendo o último o objeto de nossa pesquisa.
Pele de Asno é um conto cheio de conflitos, que traz em sua historia o relacionamento incestuoso entre a filha e o pai, um rei que fica fadado a cumprir uma promessa que o impulsiona a casar com a própria filha. Mas neste conto de fada a princesa consegue se safar de tal destino com a ajuda de sua fada madrinha e por ser a princesa muito corajosa.
Portanto, iremos analisar de uma forma mais ampla o que este conto deseja transmitir com um tema tão polêmico quanto o incesto.
Desenvolvimento
O autor Charles Perrault nasceu em 1628 em Paris e morreu em 1703, escritor e poeta francês do século XVII, estabeleceu bases para um novo gênero literário, o conto de fadas, além de ter sido o primeiro a dar acabamento literário a esse tipo de literatura, feito que lhe conferiu o título de "Pai da Literatura Infantil", a obra foi traduzida por Maria Luzia X. de A. Borges.
- Identificar os elementos básicos do texto narrativo:
Tipo de narrador: Neutro-observador, ele conta a história do lado de fora, na 3º pessoa, sem participar.
Personagens: rei, rainha, princesa, asno, fada madrinha e o príncipe.
Tempo: Linear, segue o fluxo natural dos acontecimentos, na ordem sequencial (início- meio- fim).
Espaço: O contexto da história se dá no passado na Idade Média e espaço-geográfico é em um palácio.
Enredo: Fala de um rei e sua rainha que viviam uma felicidade plena, mas a rainha é acometida de uma doença mortal e antes de morrer ela faz o rei jurar que só se casará novamente se encontrar outra tão linda e perfeita como ela.
Complicação: O rei se apaixona pela filha e resolve em seu coração se casar com ela.
Clímax: Quando ela foge usando a pele do asno e na granja conhece um lindo príncipe que se apaixona por ela.
Conclusão ou desfecho: A princesa se casa com o príncipe e o rei pai da princesa fica feliz ao rever a filha.
1.2 Resumo do conto:
Em resumo é uma história de um reino onde o rei fica viúvo e sua esposa no leito de morte o faz prometer que só se casaria com uma mulher que fosse tão ou mais bela que ela. O rei percebe que só a filha possui os atributos da mãe e decide se casar com a mesma. Obviamente assustada com o fato ela diz que só se casa se ele trouxer um vestido com a cor do sol, da cor da lua e cor do mar. E ele atende todos os seus desejos. Então para não se casar ela foge, encontra um príncipe, mas sua identidade é acobertada por uma pele de asno para que seu pai não a encontre. No final, como em todos os contos, ela revela sua verdadeira identidade e se casa com o príncipe e ainda aparece uma Fada Madrinha que conta como tudo aconteceu.
...