Criança e seu desenvolvimento
Por: regyanelili • 24/11/2015 • Trabalho acadêmico • 371 Palavras (2 Páginas) • 148 Visualizações
A criança e o seu desenvolvimento global através da relação com o mundo e com a escola.
Até pouco tempo atrás a criança era vista apenas como um adulto em miniatura. As fases de seu desenvolvimento, seu comportamento enquanto criança passava despercebida. Seu modo de agir e vestir eram apenas um reflexo da vida adulta, bruscamente impostas a elas. Reflexões sobre seu desenvolvimento não existiam.
Hoje, no entanto, são inúmeros os estudos acerca do desenvolvimento infantil, pois é a partir dele que se pode entender o comportamento e desenvolvimento do individuo. Estudos sobre o desenvolvimento infantilcolaboram de maneira significativa para o entendimento dos processos biológicos e culturais envolvidos na formação das pessoas como sujeitos sociais. Conhecer esses aspectos e a evolução humana permite que os professores possam entender os alunos nas suas características globais. Dessa maneira, o professor que compreende o modo de agir e pensar da criança, com suas especificidades, contribui para uma melhor qualidade de seu trabalho cotidiano. Quando falamos de desenvolvimento não estamos nos referindo apenas após o momento de seu nascimento para frente, mas sim, desde sua fecundação, as primeiras experiências que o feto tem com os sons do ambiente externo que ele ainda não conhece e que já lhe transmite conhecimento.
Já se sabe que fatores como hereditariedade, crescimento orgânico, maturação são de extrema importância para o desenvolvimento da criança, portanto o meio, as influências e estímulos vindos dele devem estarassociados a estes fatores, a fim de impulsionar esse desenvolvimento.Através de vários autores é possível perceber a importância do desenvolvimento infantil como aspecto primordial no desenvolvimento integral do indivíduo.
Portanto, o papel que educador assumeé de extrema importância. Ele é o mediador desse amplo processo de desenvolvimento, um dos principais agentes da construção da identidade, da autonomia, do conhecimento daquela criança. Ao conceber a criança como ser ativo, que possui conhecimentos prévios, é papel do educador considerá-los, torná-los como ponto de partida, sistematiza-los e ampliá-los. Para isso é fundamental que o educador permita e crie oportunidades de contato da criança com objetos físicos, da sua manipulação e exploração, que proporcione espaços de fala, de troca e interação entre crianças da mesma e de diferentes faixas de idade e também com adultos.
...