Criatividade Nova Pratica Educacional
Por: rafael_ester • 20/10/2015 • Seminário • 775 Palavras (4 Páginas) • 232 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a criatividade como processo e potencial humano. É imprescindível destacar a importância da criatividade na formação do docente, na sua atuação no espaço escolar bem como os benefícios que o mesmo proporciona no processo de ensino e aprendizagem.
No decorrer do trabalho será possível compreender a criatividade como processo criativo que promover o autoconhecimento, formando assim cidadãos críticos e criativos, possibilitando assim uma aprendizagem mais prazerosa e agradável.
Cabe observar as práticas educacionais tendo como ênfase a criatividade como novo método de ensino e aprendizagem, rompendo assim o tradicionalismo na atuação do professor. Desenvolvendo no então o ato criativo que desta forma possibilita agir com criticidade, responsabilidade e autonomia. Pois a principal responsabilidade do docente é educar-se com seus alunos e aprender com eles a conhecer e transformar a sua realidade de forma lúdica e criativa.
2 DESENVOLVIMENTO
Nunca foi falado tanto sobre criatividade, com o momento atual que estamos vivemos. A criatividade cada vez mais tem sido vista como um diferencial e uma necessidade a ser alcançada em toda áreas profissional.
Mas o que é criatividade? Segundo o dicionário Aurélio “é a capacidade de criar, inventar, produzir...” E está capacidade é característica inerente ao ser humano, é o que se diferencia dos outros seres vivos, onde o mesmo produz instrumento capaz de transformar o ambiente em que vive, a partir das suas necessidades e as de seu grupo. No livro Criatividade e Processo de Criação o autor retrata a criatividade como um processo desempenhado por um ser CONSIENTE-SENSÍVEL-CULTURAL.
É possível detectar que a criatividade esteve presente em todas as fases da evolução humana, neste sentido todo ser humano é criativo. Ao longo da vida no processo de interação com outros homens, outras culturas e na observação do ambiente este potencial ou capacidade foi cada vez mais sendo desenvolvida através da aprendizagem.
Em linha geral, a criatividade “é o processo de produzir alguma coisa que é ao mesmo tempo original e de valor. ´alguma coisa ` pode ser uma teoria, uma dança, uma substância química, um procedimento, uma metodologia, ou alguma coisa a mais. ( Stermeberg.2000. p. 332) .
Deste modo a criatividade como potencial humano é entendida como processo continua, pois o homem está em constante transformação modificando assim a sociedade em que está inserido.
A sociedade vive o “Século da Criatividade” pois a uma enorme busca pela mesma. Hoje todas as profissões buscam profissionais comprometido e criativo.
Na educação não tem sido diferente há uma constante preocupação na formação dos professores, com intuito de modificar os métodos de ensino-aprendizagem, visando oferecer método voltado para criatividade com processo, onde o ato de criar não é nem um dom nem mérito de uma pessoa mais é um processo que pode ser estimulado e desempenhado por qualquer indivíduo.
Desta maneira a criatividade como potencialidade humana promove o autoconhecimento, o conhecimento mais qualitativo através da curiosidade, da necessidade de investigar para intervir, para propiciar o bem estar individual/ social e descentralizando o saber do professor, possibilitando que o aluno busque seu conhecimento de forma criativa e dinâmica.
...