A Psicologia Na Prática Educacional
Dissertações: A Psicologia Na Prática Educacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: calsolari • 16/11/2013 • 3.914 Palavras (16 Páginas) • 448 Visualizações
PSICOLOGIA NA PRÁTICA EDUCACIONAL
A psicologia estuda os comportamentos e seus processos mentais, sendo assim, analisa o comportamento humano, o que sustenta e finaliza processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência.
A psicologia encontra-se, como uma das disciplinas que precisa ajudar o professor a desenvolver conhecimento e habilidades, além de competências, atitudes e valores que o possibilite ir construindo seus saberes-fazeres docentes, a partir das necessidades e desafios que o ensino, como prática social, lhes coloca no cotidiano. Dessa forma, poderá contribuir para que o professor desenvolva a capacidade de investigar a própria atividade, para, a partir dela, construir e transformar os seus saberes-fazeres docentes, num processo contínuo de construção de sua identidade como professor. Segundo Rogers afirma: “O educador deve concentrar a atenção não em ensinar, mas em criar condições que promovam a aprendizagem. E essa aprendizagem deve ser significativa, pois só assim será possível obter resultado”.
Assim, visando um ensino de qualidade baseada nos conceitos e fundamentos dos grandes teóricos da psicologia, o educador passa a exercer um ensino - aprendizagem, onde o docente não deve ser só o transmissor de conhecimento e conteúdo pedagógico, mas, sim o facilitador neste processo de ensino, valorizando as experiências do aluno como uma aprendizagem significativa. Aprendizagem essa que se destaca por reconhecer que o aluno possui conhecimentos relativos ao meio em que vive e de sua cultura, o que torna este primeiro momento uma ação reflexiva professor/aluno.
Partindo do pressuposto que a psicologia é uma ciência que estuda o comportamento do indivíduo e qualquer manifestação do mesmo, consideramos que é de suma importância sua influência para a pedagogia, fornecendo estudos e conceitos de forma sistêmica, agregando conhecimentos e vivências que favorecem a compreensão do comportamento humano, enriquecendo o ensino-aprendizagem. Proporciona ao educador a reflexão crítica sobre sua práxis, desenvolvendo assim uma consciência avaliativa sobre suas ações.
SUMÁRIO
1. Apresentação.
2. Sentido para a aprendizagem.
3. Quadro de Teorias, seus Conceitos e suas contribuições para a educação.
4. Importância das teorias estudadas nos contextos educativos.
5. Fatores que interferem no desenvolvimento humano.
6. Elementos que justificam as contribuições do jogo na educação e no desenvolvimento das crianças.
7. Quadro de Jogos, sua descrição e contribuições para a educação.
8. Considerações Finais.
9. Referências Bibliográficas.
APRESENTAÇÃO
Ao longo da história podemos perceber claramente que foram desenvolvidos vários conceitos sobre a aprendizagem significativa a partir de vários pensadores que marcaram a história da educação com suas importantes teorias. Em todos esses conceitos podemos notar também que possuem uma mesma ideia central, que é fazer com que a aprendizagem realmente faça sentido para o aluno, que esteja de acordo com a realidade em que está inserido no mundo, portanto cada teoria tem a sua importância e sua contribuição para a evolução do psiquismo humano devendo ser respeitadas e abordadas nos conteúdos pedagógicos, dentro do âmbito escolar, com muita responsabilidade para que possa contribuir e fazer sentido para a aprendizagem do aluno.
SENTIDO PARA A APRENDIZAGEM
Antigamente a educação era centrada no professor, que muitos achavam que eram os donos do saber, mas com o tempo percebemos que a educação esta evoluindo e cada vez mais o foco está no aluno, no respeito a sua individualidade e a sua autonomia para que se formem cidadãos mais críticos diante das atitudes da vida, não só dentro da escola como fora dela.
Para adequar corretamente os conteúdos psicopedagógicos de acordo com as necessidades de cada aluno no seu processo de aprendizagem esses estudos dentro da Psicologia são uma ferramenta muito valiosa para nós educadores. Portanto, os educadores devem estar sempre atentos aos estudos que permeiam os campos da educação para inovar as práticas pedagógicas e contribuir com o avanço da aprendizagem significativa. Vamos conhecer então algumas importantes teorias e sua contribuição para a educação.
QUADRO DE TEORIAS, SEUS CONCEITOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO:
Teorias Psicologia – Aspectos Conceituais Contribuições para o Âmbito Educacional
Teoria verbal significativa
Interação no novo conhecimento já existente, conhecimentos que o aluno já possui, ou seja, a aprendizagem significativa ocorre quando a informação é ancorada no conceito preexistente na estrutura cognitiva do aprendiz.
O processo de desenvolvimento se dá de fora para dentro, a relação professor-aluno ZDP/ Zona de Desenvolvimento Proximal.
A educação é vista como processo social sistemático de construção da humanidade.
A aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas, não há um desenvolvimento pronto e previsto dentro de nós, ele se atualiza conforme o tempo passa e recebemos influências externas, sempre visando à autonomia do aluno.
Teoria genética da aprendizagem
É o processo de busca e ajustamento as novas condições e mutações no ambiente de tal forma que os padrões comportamentais preexistentes são modificados para lidar com as novas informações ou feedback das situações externas.
Crianças só aprendem através da sua ação sobre o meio.
A abordagem deve ser construtiva.
Facilitar em vez de direcionar a aprendizagem.
Considerar os conhecimentos da criança e o seu nível de pensamento.
A avaliação deve ser contínua.
Promoção à saúde intelectual dos estudantes.
A sala de aula deve ser um espaço de exploração e descoberta.
Teoria sócio - cultural
O principal conceito da teoria defende a ideia
...