Curriculo
Por: PrieLeandro • 1/4/2015 • Trabalho acadêmico • 468 Palavras (2 Páginas) • 232 Visualizações
CURRÍCULO
DESENVOLVIMENTO
Realizou-se uma entrevista com duas profissionais na área de pedagogia sendo uma com etnia afro-descendente e a outra de origem indígena. Diante das respostas foi possível compreender as diversidades culturais do nosso país, com o objetivo de conhecer sua historia experiências e desafios vividos na escola e na sociedade.
Iniciamos a entrevista com a profissional afro-descendente que nos relata que ainda existe muito preconceito em relação aos grupos minoritários, pois a sociedade já vem com um conceito preestabelecido.
Em relação a diferentes culturas existentes no Brasil, a entrevistada nos colocou que trabalha a questão com um projeto pedagógico que abrange toda a diversidade cultural do nosso país, mostrando a realidade da discriminação e preconceito.
Na entrevista a profissional nos conta que a discriminação e o preconceito é grande devido a educação que já vem de casa. Ex: as crianças que se recusam a se relacionar com alguém que segundo sua cultura seja “diferente”. E acredita que o exemplo faz parte do currículo real porque é a realidade que acontece no cotidiano escolar. A gestão escolar tenta contribuir abordando o tema e orientando os professores, o que não é o suficiente para sanar o problema.
Sabendo que os índices estatísticos de reprovação no Brasil são maiores entre os pobres, negros e índios na sua maioria, a profissional acredita que não é a forma de avaliar que contribui para que ocorra o fracasso escolar com os grupos minoritários, mas sim, a forma de ensinar sendo que o processo avaliativo é apenas uma comprovação que o sistema público de educação é falho.
Nossa segunda entrevistada pertence a um grupo indígena e nos conta que percebe o quanto ainda é forte a desigualdade e a injustiça social que coloca essa classe dos grupos minoritários como um povo sem cultura.
Referente ao trabalho realizado sobre as diferentes culturas existentes no Brasil, a entrevistada diz que realiza trabalhos em grupo e individual previamente planejados ou de livre escolha para o aluno e/ou professor. Esse trabalho favorecerá a troca de experiências e o crescimento de cada um.
Quanto à discriminação e o preconceito, a profissional fala que ainda é muito grande, as crianças sentem-se diferentes aos olhos dos profissionais e colegas de classe dentro do ambiente escolar. O direito a diversidade é uma utopia no Brasil. Ex: a forma em se vestir e se expressar, etc. Acrescenta que acredita que tais exemplos fazem parte do currículo real, porque é o que acontece no cotidiano escolar. E a gestão não contribui diretamente, o que vê é apenas orientações verbais o que é pouco devido a grande diversidade cultural e o preconceito já embutido na sociedade.
Relata que as formas de avaliar contribuem para o fracasso escolar, pois a avaliação tem peso igual para todos sem avaliar o contexto histórico e cultural que o educando traz para a escola.
...