DESAFIO PROFISSIONAL- PLANO DE AÇÃO LITERATURA INFANTIL LÚDICA X BRINQUEDOTECA
Por: Ana Mara • 21/8/2018 • Trabalho acadêmico • 3.841 Palavras (16 Páginas) • 415 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
SANTO ANDRÉ
2017
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2-A LUDOEDUCAÇÃO COMO AÇÃO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL 4
2.1 Os jogos e brincadeiras e sua influência na aprendizagem na educação infantil 7
2.2 Os jogos no contexto da ludoeducação escolar: possibilidades e exemplificações 8
3-AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS PARA AS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 11
CONSIDERAÇÕES FINAIS 16
REFERÊNCIAS 17
- INTRODUÇÃO
O tema a ser abordado neste desafio é a contribuição dos jogos, brincadeiras, literatura e o uso da brinquedoteca na Educação Infantil sendo que é na primeira infância que as habilidades e aspectos cognitivos ligados ao uso da língua e da linguagem e do raciocínio lógico são desenvolvidos. Sabe-se que é na Educação Infantil que são dados os primeiros passos para o letramento que vem posteriormente a alfabetização dando significância à mesma. O letramento pode ser tratado na Educação Infantil das mais diferentes formas e partindo deste pressuposto este estudo mostrará que através do lúdico, que a partir dos jogos e brincadeiras diversas situações de aprendizagem significativa serão construídas.
O imaginário da criança é um campo muito fértil que estimulado desde os primeiros anos de idade compactua para que a alfabetização e o letramento obtenham êxito.
A pesquisa exposta neste trabalho é de cunho narrativo-descritivo, empírico e bibliográfico. O embasamento teórico deu-se através de pesquisas realizadas por autores que defenderam estudos a respeito da importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil através do lúdico podendo citar aqui: Magda Soares, Kishimoto, Ana Teberosky, Freinet, Piaget, Vygotsky, Telma Weiss, entre outros.
Desta forma, a pesquisa ganha veridicidade diante da revisão de literatura garantindo coerência e coesão aos postulados teóricos aqui citados.
A pedagoga Paula foi contratada por uma instituição de Educação Infantil para refletir, junto com os professores, sobre a necessidade de uma postura lúdica no trabalho com a Educação Infantil e a importância do brincar e da literatura para a faixa etária. Paula deverá elaborar um plano de ação para trabalhar esse tema com os professores.
- 2-A LUDOEDUCAÇÃO COMO AÇÃO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Os jogos e brincadeiras contemplam um importante papel no desenvolvimento infantil. E que o ato de brincar está impregnado do que podemos chamar de cultura lúdica infantil. E mais, que na escola as brincadeiras assumem o caráter ludoeducativo, colaborando na aprendizagem pelo próprio ato de brincar, mas também na assimilação de conteúdos próprios da educação escolar. (VIEIRA E MEZZAROBA, 2011, p.71)
O intuito deste capítulo é apresentar algumas possibilidades lúdicas que se pode ter no interior da escola independente da área de conhecimento a ser tratada, dito de outra forma, a brincadeira pode ser para aprender Matemática, Geografia, História, Português, Educação Física, Artes, já que nela contém o elemento lúdico que perpassa e extrapola qualquer que seja a especificidade de uma área de conhecimento específico, e se tratando da educação de crianças o conteúdo de ensino não pode de maneira alguma ser tratado de forma fragmentada, porque seria uma incoerência com a perspectiva de uma educação lúdica.
Faixa etária | Brincadeira | Habilidades |
0 a 3 anos | Manuseio de objetos coloridos, com sons, tamanhos e texturas diferentes Andar de triciclo, brincar de roda, correr Inventar histórias | Os cinco sentidos, observação Lateralidade, locomoção Comunicação e criatividade. |
3 a 5 anos | Faz-de-conta, casinha e teatro Blocos de montar, quebra-cabeças Atividades ritmadas, de roda ou de mão Andar de bicicleta | Social e emocional Motora e lógica Social, emocional e lógica Espacial, locomoção |
5 a 7 anos | Atividades em grupo, jogos de tabuleiro Esconde-esconde Mímica | Social (lidar com regras) Emocional (lidar com a perda) e espacial Raciocínio e criatividade |
7 a 10 anos | Quebra-cabeça, mais elaborados, atividades de exploração do meio Torneios e jogos de movimentação Empinar pipas |
Quadro 1: Enquanto a criança brinca, a mente trabalha
Adaptado da Revista Isto é (Número 1731, 4/12/2002, p.63)
Diante do exposto, do que se pode fazer com “uma simples” brincadeira, e a título de exemplificação, pode-se citar a “amarelinha”, brincadeira tradicional conhecida por todos no território brasileiro, que pode ser jogada sozinha e/ou em grupo, pode ajudar a criança a desenvolver atenção, concentração, noção de espaço, lateralidade, equilíbrio, mas também aprender as cores. (VIEIRA E MEZZAROBA, 2011, p.71)
...