TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL: PLANO DE AÇÃO DIVERSIFICATIVO EM VIRTUDE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  16/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.603 Palavras (7 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

O

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS        9

  1. INTRODUÇÃO

        Nós da Escola Estadual Futura, juntamente com a Professora Joana, pensamos em um plano de ação para a intervenção pedagógica para a modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

        Percebemos a dificuldade do público-alvo desta modalidade nos conceitos educativos, concentração, interesse, responsabilidade e agilidade no que diz respeito nas ideias e reflexões em temas abordados e a infantilização dos discentes são os principais problemas encontrados.

        Em razão destes problemas identificamos a necessidade de um plano de ação que trouxesse interesse, instigação pela leitura, escrita e ações culturais e que além de envolverem a leitura e o letramento também partilhassem conteúdo sobre a variação-linguística e a leitura do mundo na visão de Paulo Freire, que se refere a leitura do mundo, como as coisas que fazemos antes mesmo de ler as palavras.

        Dentro das temáticas abordadas a variação linguística é a que mais intriga os alunos por ser um conteúdo presente no dia a dia de todos, na fala que varia principalmente por fatores históricos e culturais, por isso, ao longo do ano ela entrará em nosso plano de ação juntamente com a alfabetização e letramento que não se resumem apenas em ler e escrever, mas sim, competem na leitura e escrita nas práticas sociais.

        Enfim, apesar da Educação de Jovens e Adultos ter seu início na época do Brasil Colônia (1878), somente em 1940 começou a compor e a discernir como uma política educacional, a mudança começou a surgir devido a campanhas feitas por estados e municípios mobilizando a nação cujo o objetivo era lutar por todos, até que surgiu voluntários para dar aulas de educação básica, desde então até a atualidade encontramos dificuldades para realizar o processo de educação para este público alvo. Tendo em vista tais dificuldades, o plano de ação vem para contribuir e fortalecer os métodos já propostos no plano de aula atual, com um preceito inovador que concentre a atenção de seus alunos nas temáticas abordadas.


  1. DESENVOLVIMENTO

Plano de Ação

 Tema: Plano de ação diversificativo em virtude da Educação de Jovens e Adultos.

 Objetivo a serem alcançados:

  • Ler com uma dicção clara;
  • Escrever com variação de palavras com significados claros e objetivos;
  • Compreender o mundo com a leitura da pré escrita;
  • Ouvir com interesse a temática abordada;
  • Vivenciar e refletir temas abordados.

Justificativa sobre a relevância do tema:

        A importância de alfabetização e letramento para o EJA, vem em virtude de tudo que condiz com o mundo atual girar em torno disso, que dependem desses dois conteúdos importantíssimo da educação, proporcionando e atraindo novas oportunidades para jovens e adultos dentro do mercado de trabalho e na vida democrática que de igual modo não tiveram acesso aos estudos do ciclo fundamental ou que não concluíram o mesmo. A variação linguística e a leitura do mundo são conceitos que também serão tratados nesta modalidade, pois, um só idioma aborda o vocabulário, a pronuncia, morfologia e sintaxe, a linguagem é um dispositivo de virtude simbólica, também é um dispositivo da comunicação democrática, logo precisamos contestar a visão linguística que alastram o preconceito sobre a variação linguística.

        Alfabetização é ler e escrever e é vista como um processo individual da leitura e da escrita, e isso vai além de saber transcrever, mas, deixa o indivíduo apto a desenvolver os mais diversos métodos de aprendizado da língua. Já o letramento é tido como um processo social e não individual, o uso das práticas sociais da leitura e da escrita, a pessoa letrada usa de acordo com as demandas sociais a leitura e a escrita.

        Na temática de ler o mundo como na visão de Paulo Freire, que foi conhecido pelo seu processo de alfabetização, tinha em vista que a leitura do mundo se dava na pré-leitura, das coisas que se liam antes mesmo de serem lidas através das palavras escritas. “Ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”.

Definição das ações estratégicas:

 As ações e estratégias que podem ser utilizados para instigar o interesse dos alunos do EJA são:

  • Abordar temas que envolvam a experiência existencial desses jovens e adultos com suas justificativas de seu universo cultural;
  • Trazer para aula uma diversidade de atividades que apresentem e representem pessoas de diversas regiões que possuí a variações linguísticas;
  • Aulas voltadas para a leitura do mundo, onde as ações venham antes da própria escrita;
  • Transparecer entre leitura que devesse ler e que escrever é literalmente escrever e não apenas copiar.

PLANO DE AÇÃO

EIXO

SOLUÇÃO

Foco dos alunos na aprendizagem.

Aulas atrativas, que visam o dinamismo da mesma com assuntos atrativos, mesclando a cultura e o dia a dia dos alunos dentro da vida social.

Aulas robóticas, que abusam da mesmice dos textos nos quadros e das falas breves sem entendimento claro.

Dinamismo, implementação de atividades fora da sala de aula, como: Sala de informática, sala de vídeo, biblioteca, exposições e fórum, estimulando grupos de estudos entre os alunos.

Preconceito com a variação linguística dos alunos e dos professores.

Temáticas que tornem a variação linguista comum em nosso dia a dia, projetos e pesquisas sobre temas social e cultural de cada um dos alunos. Atraindo o melhor de cada cultura para dentro da sala de aula.

Infantilização dos Discentes (É o maior problema encontrado, tendo em vista que muitos professores desenvolvem os mesmos métodos usados dos ensinos no início da escolarização).

A formação continuada é essencial para tratar, amenizar e suprir falhas que ocorrem com essa turma diferenciada. A formação continuada além de servir como apoio para a aprendizagem de metodologias de ensino, ela prepara o docente para desafios que possam ocorrer no exercício da profissão.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (177.4 Kb)   docx (52.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com