TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DE BONS LEITORES

Por:   •  4/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.597 Palavras (7 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4] 

DESENVOLVIMENTO DE BONS LEITORES

Projeto apresentado ao Curso de (Nome do Curso) da Instituição (Nome da Instituição).

Orientador: (Nome do Tutor)



SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA        6

2 OBJETIVOS        6

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        6

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        7

3 JUSTIFICATIVA        8

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        9

5 METODOLOGIA        16

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        17

REFERÊNCIAS        19

1 INTRODUÇÃO

1.1 O PROBLEMA

Como a literatura junto a pratica pedagógica pode se tornar uma presença constante fazendo com que os alunos se interessem pelo ensino da leitura?

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

  • Demonstrar que a literatura consiste num importante caminho no processo de ensino da leitura no meio escolar, através da pratica pedagógica.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

  • Confrontar realidade com a fantasia, através da leitura;
  • Aquisição de novos conhecimentos e visões de mundo diferenciadas;
  • Propor pratica pedagógico, para desenvolver a leitura em sala de aula.

3 JUSTIFICATIVA

A leitura e as práticas pedagógicas são produções sociais, por isso sofreram inúmeras transformações ao longo da história da humanidade. Através de pesquisa bibliográfica, falaremos sobre os benefícios da leitura, como incentivar os alunos a adquirir esse importante hábito para a formação intelectual, cognitiva e cultural. Pensando nesse contexto, a literatura é de suma importância para a contribuição do processo da Leitura no contexto escolar, tornando-se necessário e viável, pois pretende promover a leitura, a interpretação e a produção por meio de histórias contadas.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O ensino da leitura ocorre na própria conceitualização do que é a leitura, na forma com que é avaliada pelos professores, no papel que ocupa na Proposta Pedagógica da Escola e, facilmente, nas práticas pedagógicas que são adotadas para ensiná-la. O ato de ler obedece ao método de apreensão da realidade que cerca o indivíduo. Essa realidade se descobre ao leitor pelo meio de variadas linguagens. Deste modo, o ato de ler não diz respeito à apreensão da realidade exclusivamente por meio da leitura do texto escrito é a explanação do pensamento expresso por símbolos da escrita com a vivência e a afetividade do leitor.

Se examinarmos os vários tipos de vocabulários, vamos descobrir significações como ler é ver o que está escrito; comentar por meio da leitura; interpretar; desvendar; assumir o conhecimento do conteúdo de um texto pela leitura.

Para Gadotti (1982), “todas as definições sobre o que é ler levam à existência de um leitor, de um código e de um autor”. Através do código, o autor expressa os seus pensamentos, comunicando-se com o leitor. O código é concebido pelo texto, que deve ser envolvido.

Segundo LAJOLO comenta sobre Paulo Freire dizendo:

                                         Leitura boa é a leitura que nos empurra para a vida, que nos leva      para dentro do mundo que nos interessa viver.

                                     E para que a leitura desempenhe esse papel, é fundamental que o ato de leitura e aquilo que se lê façam sentido para quem está lendo. Ler, assim, para Paulo Freire, é uma forma de estar no mundo (LAJOLO, 2003. p.5).

E Freire, através de exemplos do cotidiano, mostra como lemos o mundo o tempo todo:

                                         Desde que nascemos, vamos aprendendo a ler o mundo em que vivemos. Lemos no céu as nuvens que anunciam chuva, lemos na casca das frutas se elas estão verdes ou maduras, lemos no sinal de trânsito se podemos ou não atravessar a rua. E, quando aprendemos a ler livros, a leitura das letras no papel é outra forma de leitura, do mesmo mundo que já líamos, antes ainda de sermos alfabetizados (FREIRE, 2003, p.5-6).

Segundo Ziraldo (1988, p.27), “... a tônica da escola deveria ser a leitura, num trabalho que fizesse do hábito de ler uma coisa tão importante como respirar.” Nossa concepção com relação ao pensamento de Ziraldo é de que a tradição de ler é essencial, pois é entender que atingimos o conhecimento, a informação; é entendendo que nós formamos e nos tornamos autônomos.

Entende-se, que a leitura consiste na adaptação do concreto para o mundo da ilusão por meio de uma linguagem, que manifestam os sentimentos, valores, formas, no qual, são conceitos que conectam na realidade cultural e social de determinada tribo, sociedade e nação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (139.8 Kb)   docx (267.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com