DESPESAS
Por: Isabel De Campos Braga • 31/3/2015 • Artigo • 491 Palavras (2 Páginas) • 325 Visualizações
Gestão escolar é o ato de gerir a dinâmica cultural da escola, afinado com as diretrizes e políticas educacionais públicas, para a implementação de um projeto político pedagógico, compromissado com os princípios da democracia e com os métodos que organizem e criem condições para um ambiente educacional autônomo (solução de problemas, no âmbito de suas competências), de participação e compartilhamento (tomada de decisões conjuntas e efetivação de resultados) e autocontrole (acompanhamento e avaliação com retorno de informações.
A gestão escolar constitui dimensão importantíssima na educação, uma vez que, por meio dela se observa a escola e os problemas educacionais globalmente e se busca, por uma ação estratégica e ações interligadas, abranger, tal como uma rede, os problemas que, de fato, funcionam e se mantém em rede.
cabe à equipe gestora, portanto, coordenar as atividades de planejamento escolar, assegurando momentos suficientes, espaços adequados e condições favoráveis para que docentes e todos os segmentos envolvidos possam discutir e formular propostas de ação e planos de trabalho. Além disso, como desafio às equipes escolares de supervisão, assegurar o estabelecimento da relação entre saberes, possibilidades e limites, detectados na auto avaliação da escola, e utilizar esse diagnóstico para elaborar os planos de ensino e o plano de gestão da escola.
O trabalho dos gestores se assenta, pois, sobre a sua capacidade liderança, de influenciar a atuação de pessoas, para a efetivação dos objetivos educacionais da escola e superação das limitações naturais de toda organização social, caracterizada pela dinâmica de um conjunto de pessoas com valores, percepções e nível diferenciado de competências. Nesse contexto dinâmico e marcado muitas vezes pela ambiguidade, pelo conflito e pela tensão, a gestão constitui processo de mobilização e organização do talento humano para atuar coletivamente na promoção de objetivos educacionais.
É o compartilhamento da gestão na escola, distribuída entre todos os segmentos envolvidos que vai caracterizar uma gestão capaz de "olhar" e atender às necessidades dos alunos no processo ensino-aprendizagem mais amplo: aquele que além de construir conhecimentos também prepara para a vida pessoal e profissional e para o exercício da ética e da cidadania.
O gestor líder é aquele que volta suas ações para os bons resultados da educação e esse objetivo é buscado pela divisão de tarefas e integração de ideias e ações ,de forma a se solidificar um grande compromisso com as famílias e comunidade envolvidas.
O compartilhamento de um propósito comum entre escola, família e comunidade em torno da educação de qualidade para crianças e adolescentes, nasce a partir da liderança e pode, inicialmente, se manifestar por meio de pequenos projetos e ações que, aos poucos, vão desaguar em uma gestão conjunta e parceira, capaz de realizar sonhos e planos que, pareciam impossíveis ou muito distantes.
Saber chamar e envolver a família e a comunidade, respeitando suas opiniões, discutindo suas ideias e aspirações e promovendo a realização de um trabalho integrado são requisitos indispensáveis ao exercício de uma liderança competente em gestão escolar.
...