DIDÁTICA: CONSIDERAÇÕES GERAIS
Por: Alethéa Paes • 12/9/2018 • Trabalho acadêmico • 4.649 Palavras (19 Páginas) • 186 Visualizações
[pic 2]
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ Curso de Pedagogia |
DOSSIÊ FORMA C
DIDÁTICA
[pic 3][pic 4]
UNIDADE 1
DIDÁTICA: CONSIDERAÇÕES GERAIS
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
- O que é didática, qual é a sua importância e quais são suas funções? (Escreva mais de meia página).
R= A didática faz parte da ciência, sendo responsáveis por estudar os processos de aprendizagem e ensino, os professores utilizam a didática como meio de aplicar modelos de abordagem que possibilitam o aprendizado dos seus alunos. No entanto a didática é muito importante, não deve ser interpretada como uma pratica e seu objetivo é desenvolver um pensamento critico e analisar as técnicas e estratégicas utilizadas de modo que podemos reformula-las e questiona-las quando for o caso. Podemos afirmar que a didática é um estudo reflexivo que a partir da capacidade critica do profissional do ensino, deve auxiliar na transformação dos métodos didáticos de acordo com o ambiente de tempo.
A principal função da didática é o alcance de objetivos educacionais e de aprendizagem. Na educação devemos resolver os problemas reais, sentidos pela população.
- Na unidade 1, são apresentadas ideias de vários autores. Resuma as ideias que seriam mais úteis para que o aluno aprenda melhor e com mais facilidade.
R= *Segundo Aguayo: Didática é a técnica de estimular, dirigir e encaminhar, no decurso da aprendizagem, a formação do homem.
*Sócrates: O método utilizado por ele para levar o conhecimento e sabedoria aos cidadãos gregos era o dialogo. Desenvolveu a técnica chamada “maiêutica” que significa “parto do conhecimento”.
* Agostinho: afirma que a criança precisa aprender primeira o que as coisas, para depois poder aprender o nome delas, dizia também que os sentidos nunca se enganam o que eles captam é o real, é a verdade. Essa afirmações de santo agostinho transformaram-se em princípios, que podem ter como termos:
- Aprende-se primeiro o concreto, depois o abstrato.
- Só se aprende aquilo que é significativo.
- A demonstração é melhor que as palavras.
São tomas de Aquino acreditava que o intelecto pode ser movido por Deus e que a pessoa aprende através dos sentidos.
*Comênio: Escreveu a Didática Magna. Neste livro ele diz que a educação é uma maneira de humanizar o homem, de transformar o homem de um estado bruto para o de ser humano de verdade. E classifica as coisas em três tipos; as que são objetos de observação; as que são objeto de imitação e as que são objeto de fruição. Ele entende que o aluno é constituído de três faculdades; inteligência, vontade e memoria;
* Maria Montessori: desenvolveu um método revolucionário para a educação das crianças, o método montessoriano.
* Piaget: Afirma que a criança se desenvolveu com ações entre o sujeito e o objeto e ate mesmo com acontecimentos. A criança registra o que percebe, formando um ponto na mente e assim ela forma uma estrutura mental.
*Lev Vygotsky: Pensador construtivista defende uma aprendizagem significativa, para ele a aprendizagem ocorre pela interação entre o sujeito, objeto e outros sujeitos, porem, da ênfase nas relações do homem com a sociedade, dizendo que isto que influencia e molda o sujeito.
*Jhon Dewey: dia que o professor que desperta entusiasmo em seus alunos, conseguiu algo que nenhuma soma de métodos sistematizados, por mais corretos que seja, pode obter.
*Rogers: Afirma que o professor deve se colocar no lugar do aluno; da ênfase a empatia.
* Ausebel: A aprendizagem para ser significativa precisa partir daquilo que o aluno já conhece.
- Registre os 10 tópicos da unidade que poderão ser mais importantes para o exercício do magistério. Explique por quê.
- Desenvolver habilidades de identificação levantamento e solução dos problemas sociais;
- Conhecer os fundamentos e os princípios científicos que embasam o processo de aprendizagem;
- Saber tomar decisões adequadas quanto a escolha dos fins, objetivos e meios de ensino;
- Saber como agir, para respeitar ao máximo as diferenças individuais;
- Conhecer os fatores de motivação dos alunos e técnicas de incentivo;
- Desenvolver habilidades que levam o aluno a ter gosto e amor pelo estudo;
- Reconhecer a importância de ter bom relacionamento com os alunos;
- Adequar o ensino as possibilidades e necessidades do aluno;
- Saber como identificar e como remover os fatores que dificultam a aprendizagem;
- Saber como avaliar.
UNIDADE 2
IDEAIS, FINS E OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
- O que é objetivo e quais são os dez objetivos mais importantes que devem ser alcançados pela educação?
R= Objetivo é o resultado e a mudança que se pretende alcançar, no caso da educação é o comportamento que se espera que o aluno tenha ao final de determinada atividade ou período.
Esperamos que o aluno que o aluno seja capaz de executar ao final do plano que se fez. É o resultado que se pretende atingir com o processo de aprendizagem. Objetivo da educação é o marco que indica a direção a seguir, com eventual orientação do professor, o alcance de vários, objetivos semelhantes deve conduzir a busca de um fim.
_que aprenda a respeitar os outros homens;
_que os brasileiros fiquem cada vez mais unidos e que ninguém pense em dividir o Brasil ou fazer dele dois ou mais países;
_que as pessoas do mundo todo se ajudem entre si, para que todos possam ser mais felizes;
_que toda pessoa se desenvolva ao máximo de que é capaz e desenvolva seu sentimento, sua inteligência, seu corpo, sua capacidade de agir e de trabalho.
-que ajude a sociedade a melhorar e não pense e so busque coisas só pra sí.
_que conheça bem um campo da ciência e como se aplica para que os homens visem melhor;
_que a pessoa respeite e preserve tudo que o hímen criou e inventou ate hoje e também que crie e invente mais coisas para aumentar mais ainda a cultura da humanidade;
_que todas as pessoas respeitem as ideias e a religião dos outros e não tratem de forma diferente as pessoas por serem pobres, ricas ou de outra raça ou cor.
...