DISCIPLINA: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM AMBIRNTES NÃO ESCOLARES
Por: sidha • 27/11/2016 • Projeto de pesquisa • 1.496 Palavras (6 Páginas) • 371 Visualizações
[pic 1] FACULDADE ANHANGUERA DE JUNDIAÍ [pic 2]
CURSO: PEDAGOGIA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADA
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM AMBIRNTES NÃO ESCOLARES
Maria Aparecida dos Santos Souza RA:8047772439
Ana Cristina de Lira Moreira RA:1310372250
Letícia Viotto RA:7029544168
PROFESSOR:MARCEL ERCOLIN
JUNDIAÍ
08/ 06/2016
Educação não formal na Pedagogia social
De acordo com o texto Educação não-forma na Pedagogia social de Maria da Glória Gohn , podemos entender que na educação não-formal se aprende em várias dimensões: com experiências das pessoas, ou seja, com o outro, sendo assim se tem aprendizagem dos direitos de cada um como cidadão, adquiri -se habilidades para serviços, crescimento no conhecimento, capacitando assim os indivíduos através de atividades de aprendizagem objetivas voltadas para a sociedade e com o propósito de resolver questões comuns do dia a adia, assim os mesmos aprendem assuntos que os ajudarão a entender o mundo e o meio em que vivem para que possam assimilar melhor o que se passa ao seu redor.
O ensino se dá por meio da participação, que geralmente é optativa, podendo também suceder por certas circunstâncias dependendo do histórico de cada um. Se dá em espaços educativos, situados em lugares fora da escola nos quais acontecem o curso de vida dos grupos e pessoas, locais informais que geralmente há uma interação, uma troca de experiências e saberes de forma intencional na ação e no ato de aprender. Dando importância no trabalho comunitário e focando nos processos de construção de aprendizagem e saberes. Os métodos utilizados partem dos princípios e culturas dos indivíduos, os conteúdos aparecem através de questões como de necessidades, dificuldades, desafios, etc.
Diferente da educação formal, a não- formal tem outros requisitos, trabalha em grupos, não é ordenada por serie, idade, conteúdos etc. Auxilia na edificação do ser como pessoa e na formação de identidade geral do grupo de forma política e cultural, criando assim vínculos entre as mesmas, ajudando-as no crescimento, no bem-estar e desenvolvimento da comunidade, tem como objetivo ajudar na identificação de interesses comuns do grupo e no desenvolvimento da cidadania como um todo, o que procede em uma série de resultados como: conscientização de como agir e se organizar coletivamente, na concepção de mundo, insere o indivíduo na sociedade dando ao mesmo um sentimento de identidade e aceitação.
Trabalhando assim forma a pessoa para a vida, para que ela enfrente e resolva os conflitos diversos que surgirão ao longo da sua existência, dando a ela a satisfação, fazendo com que a mesma sinta amor, valorização por si própria e pelo outro, isto é, oferece possibilidades ao indivíduo de recusar descriminação a ele dirigidas, desperta a vontade de lutar pelos seus objetivos e anseios.
Alguns dos atributos que a educação não-formal pode alcançar como Pedagogia social são: o aprendizado da socialização, a reciprocidade, a troca, a propiciação das pessoas a diversas culturas e etnias, onde a aprendizagem é formada pela escolha do receptor, dessa forma trabalha-se a autonomia e prepara o indivíduo não somente para o mercado de trabalho e sim para o mundo que o cerca.
Assim sendo, refletimos a educação não –formal como a base de uma pedagogia coletiva e eficiente.
Já na Educação informal os educadores são os pais, colegas, igrejas, família em geral, vizinhos, o meio de comunicação em massa, etc. Os espaços educativos são definidos por princípios, nacionalidade, sexo, religião, etnia, a localidade, o bairro e rua onde se mora, os lugares onde frequenta, o local onde nasceu, etc. A educação é realizada naturalmente nas relações sociais de acordo com os interesses, gostos e heranças trazidas de cada um.
Sendo assim a educação informal inclui as pessoas na sociedade de modo a crescer em pensamentos, na forma de agir, em comportamentos, expressão da linguagem, conforme os valores e crenças do meio em que convive ou que frequenta. Refere-se ao método de socialização das pessoas. É uma educação que não é sistematizada, ela trabalha as emoções e sentimentos, a aprendizagem é espontânea e passada através de costumes, hábitos etc. Como se dá por meio do convívio com os familiares, colegas e vem de heranças, ela é um procedimento permanente ou porque não dizer imortal, uma vez que é passada de geração em geração.
...