DISCIPLINA – METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO I
Por: dricosantana • 28/2/2019 • Trabalho acadêmico • 1.131 Palavras (5 Páginas) • 349 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB[pic 1]
UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA – METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO I
PROFESSORA – ELISIANA BARBOSA
ADRIANO JOSÉ DE SANTANA
ANTEPROJETO DE PESQUISA:
O JOGO NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Esplanada-BA
2018
TEMA |
O jogo no ensino da matemática.
DELIMITAÇÃO DO TEMA |
A importância do jogo no processo de ensino e aprendizagem de matemática, nas Escolas Municipais Serafina Gonçalves da Cruz e Ayrton Senna da Silva.
PROBLEMA/ HIPÓTESES |
Um dos motivos que leva muitos educadores a não trabalharem com jogos em sala de aula se dá ao medo de perder o controle sobre a sala de aula, e não conseguir lidar com a competitividade e suas consequências.
O problema de socialização das crianças nas redes da escola pública reflete-se na diversidade cultural, fazendo com que o trabalho pedagógico do professor se torne ainda mais difícil quando seus alunos são oriundos das classes populares. Aos educadores de bairros periféricos que se depara com imensas diversidades culturais, o ensino qualitativo requer uma visão da necessidade de novas experiências educativas que tenham por base os componentes socializadores e integradores para situar a criança no espaço da escola.
- As atividades lúdicas exercem um papel importante na aprendizagem das crianças da Escola Municipal Serafina Gonçalves da Cruz e Ayrton Senna da Silva?
- Através das atividades realizadas durante as aulas é possível perceber situação de aprendizagem nas crianças desta escola?
- Que importância os professores destas instituições atribuem as atividades lúdicas no educar das crianças?
OBJETIVOS |
OBJETIVO GERAL
- Pesquisar sobre a importância dos jogos lúdicos no ensino de matemática, junto aos alunos da Educação Básica, no que se refere à resolução de problemas cotidianos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar as dificuldades encontradas pelos professores no momento da utilização do jogo no ensino da matemática;
- Perceber através das entrevistas com os professores das escolas Serafina Gonçalves da Cruz e Ayrton Senna da Silva, como os professores manipulam os jogos nas aulas de matemática.
- Caracterizar a formação dos professores, relacionando-a capacidade de resolução de problemas didáticos;
- Analisar como os jogos lúdicos podem contribuir com os processos de raciocínio, formulação das relações entre conteúdo teórico e prática e, na produção do conhecimento.
JUSTIFICATIVA |
O aprendizado se inicia muito antes da criança entrar na escola, pois, desde que nasce e durante seus primeiros anos de vida, encontra-se em interação com diferentes sujeitos - adultos e crianças - e situações, o que vai lhe permitindo atribuir significados a diferentes ações, diálogos e vivencias.
Muito embora a aprendizagem que ocorre antes da chegada da criança a escola seja importante para o seu desenvolvimento, Vygotsky (1991) atribui um valor significativo a aprendizagem escolar que, no seu dizer, "produz algo fundamentalmente novo no desenvolvimento da criança". (p.95).
Brincar e coisa séria, e um direito básico de cada criança. E brincando que as crianças desenvolvem sua criatividade, o respeito aos direitos humanos e se preparam para uma vida responsável, com espirito de compreensão, paz, tolerância, igualdade e amizade. As crianças sem diversão, sem brinquedo, são crianças sem infância. O uso do Lúdico na Matemática favorece as habilidades numéricas, de medidas e espaciais, permitindo aos alunos o desenvolvimento do trabalho em grupo, da linguagem oral e escrita, de diferentes habilidades de pensamento – como observar, comparar, analisar, sintetizar e fazer conjecturas – e a fixação de conceitos matemáticos – as quatro operações, frações, números decimais.
Buscando ampliar as reflexões reportamo-nos a Smole (1998, p. 325), quando afirma que
“as crianças têm necessidades diferentes, percebem as informações culturais de modo diverso e assimilam noções e conceitos a partir de diferentes estruturas motivacionais e cognitivas”. (p.325) e a Bettelheim (1988), "brincar é muito importante porque, enquanto estimula o desenvolvimento intelectual da criança, também ensina, sem que ela perceba, os hábitos necessários a esse crescimento”. Podemos afirmar, então, que e através do brincar que a criança se desenvolve e se constitui.
Se a criança sempre brincou, e é na infância que carregamos as brincadeiras e que estas perpetuam e se renovam a cada geração, a utilização do brinquedo enquanto instrumento motivador da aprendizagem deveria ser principal e primórdio na ação pedagógica. Devemos privilegiar o tempo e o espaço para que o brinquedo leve a criança a construir sua identidade e traçar os rumos para a conquista da autonomia, e desenvolver a inteligência lógico-matemática.
O jogo é considerado como uma importante atividade na educação, onde é rapidamente aceito pelas crianças, pois não encerra o aspecto de obrigação. A criança aprende e se diverte ao mesmo tempo.
...